Diagrama de Ishikawa

 

O diagrama de Ishikawa, conhecido também como Espinha de Peixe ou Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade onde causas são levantadas para se chegar a raiz de um problema específico, através da análise de todos os fatores que puderam contribuir para sua geração.

Proposto originalmente na década de 60 por Kaoru Ishikawa o diagrama leva em conta que toda causa vai produzir um efeito, essas causas representam hipóteses que precisam ser analisadas e testadas uma a uma, a fim de comprovar sua veracidade e determinar o grau de influência ou impacto sobre a situação em análise.

Na prática, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta prática, muito utilizada para realizar análise de causa em avaliação de não conformidades, como apresentado no exemplo abaixo.

EXEMPLO

 

O diagrama de Ishikawa representa a relação existente entre determinado resultado de um processo (efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para esse resultado. Sua relação com a imagem de uma espinha de peixe se dá devido ao fato que podemos considerar suas espinhas as causas dos problemas levantados, que contribuirão para a descoberta de seu efeito.

 

PARA QUE É UTILIZADO?

- Para visualizar as causas principais e secundárias de um problema.

- Para ampliar a visão das possíveis causas de um problema, através de análise e a identificação de soluções.

- Para gerar melhorias nos processos.

 

COMO CONSTRUIR

- Definir o problema (efeito) a ser analisado.

- Desenhar uma seta horizontal apontando para a direita e escreva o problema no interior de um retângulo localizado na ponta da seta.

- Realizar um brainstorming para levantar as possíveis causas que possam estar gerando o problema perguntando “Por que isto está acontecendo”.

- Dividir as causas identificadas em categorias, como por exemplo: máquina, mão de obra, método e materiais (4M) ou da forma que for mais coerente com o problema analisado.

- Logo após, deverão ser definidas as sub-causas, ou seja, as causas das causas.

 

 

REFERÊNCIA

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

 

Sumário
Artigo
Diagrama de Ishikawa
Descrição
O diagrama de Ishikawa, conhecido também como Espinha de Peixe ou Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade onde causas são levantadas para se chegar a raiz de um problema específico, através da análise de todos os fatores que puderam contribuir para sua geração.
Autor(es): Rosemary Martins

              Jeison Arenhart De Bastiani

Sobre o(s) autor(es)

Jeison
Jeison Arenhart De Bastiani
Diretor Executivo da ForLogic Software, um dos criadores do Qualiex, editor do BlogdaQualidade.com.br, é Tecnólogo em Sistemas de Informação, Especialista em Gestão da Produção e Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR. Mais informações sobre mim através do twitter @jeisonab, facebook www.facebook.com/jeisonab ou do Google+.
Meire
Rosemary Martins
Administradora de Empresas, Pós-graduada em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos, Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas. Você também pode encontrar mais informações sobre meus posts no meu perfil do Google+
  • http://suportebahia.com.br Fernando Rocha

    Trabalho em um Instituição de Ensino – (Casa do Estudante), a qual faço parte da equipe, atualmente desenvolvi os softwares para gestão das NC’s, gostaria de saber se existe alguma planilha que eu possa me basear para implementar o diagrama em meu sistema.

    Somos certificados na ISO 9001 aqui na Bahia, aguardo

    • Braulio Vinicius

      Bom dia Fernando, tenho uma planilha em Excel que integra
      Ishikawa e 8D. Posso lhe passar por e-mail, se tiver interesse entre em contato
      comigo em bvbsilva@yahoo.com.br.

  • camila

    Bom dia Fernando
    Eu posso sugerir uma alternativa? acesse: http://www.qualiex.com.br/Tracker/ e veja se não vale a pena pra vocês utilizarem a ferramenta para gestão das NCs.
    Esta solução possui o Diagrama de Ishikawa e o método dos 5 Por ques como ferramenta auxiliar na análise de causa.

    Qualquer dúvida estou a disposição.
    Obrigada pela sua participação e fique a vontade no Blog.

  • Anderson Soares

    Parabéns pelo post. Muito didático.

  • Pingback: Matriz de Prioridade : Blog da Qualidade

  • Pingback: Tratar uma NC não é corrigir um problema… : Blog da Qualidade

  • http://www.stefanelli.eng.br/ Eduardo J. Stefanelli

    Excelente material.

    http://www.stefanelli.eng.br

  • Raul Braghin

    Boa Tarde Rosemary e Jeison. Gostaria de demonstrar minha satisfação com este blog e parabenizá-los por ele. Tem muita informação importante e de forma sucinta. Tanto que comecei um blog sobre qualidade e vcs são uma das minha referencias para os artigos alí publicados. Gostaria que visitassem meu blog e opinassem pois estou começando agora.
    http://www.raulbraghin.blogspot.com.br
    Att.

    • http://www.forlogic.net/ Jeison Arenhart De Bastiani

      Olá Raul, que bom que está gostando do blog é uma enorme satisfação saber que está feliz com nosso conteúdo.

      Sobre a informação aparecer de forma sucinta, isso é proposital eu uma caraterística do nosso blog.

      Participe sempre e qualquer dúvida, estou a disposição.
      um forte abraço,

  • Mércia Couto

    Mércia Couto
    Muito bom gostei muito vc poderia falar mais sobre ação preventivas.