Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!
No universo da qualidade, o PDCA é o queridinho da maioria dos profissionais. Porém, o que define qual a metodologia deve ou não ser utilizada é o contexto da empresa e do processo analisado.
Por isso, resolvi escrever um post para falar de algumas metodologias da qualidade que, assim como o PDCA, podem ser utilizadas tanto para melhoria de processos como para resolver problemas pontuais.
MASP
Um pouco mais detalhado que o PDCA, o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) contém 8 etapas. São elas: Problema, Observação, Análise, Plano de ação, Ação, Verificação, Padronização e Conclusão.
O MASP é interessante pois fornece grande detalhamento do problema ou processo a ser analisado. Dessa forma, ajuda a tomar decisões mais precisas e a priorizar as atividades a serem executadas.
No blog, temos um artigo sobre o MASP, explicando melhor as fases e tudo mais. E também um outro mostrando que, na verdade, o MASP é uma espécie de aprofundamento do PDCA.
DMAIC
Bastante utilizado em projetos ou processos que envolvem o Seis Sigma, o DMAIC apresenta 5 passos bem definidos, são eles: Definir, Medir, Analisar, Controlar e Melhorar.
O DMAIC tem maior foco nas etapas inicias do método, focando no planejamento. Também é marca registrada no método a utilização conjunta de ferramentas estatísticas. A quarta etapa, Melhorar, também contém uma estrutura interna bastante interessante, intensificando a etapa de execução e, com isso, dando maior foco a ela.
Também temos um artigo bastante completo sobre o DMAIC, descrevendo cada etapa e dando dicas sobre a utilização do método. Vale a pena conferir.
8D
Muito utilizado na indústria automobilística, o 8D é composto por 8 disciplinas específicas que permitem resolver problemas ou promover a melhoria contínua. Essas disciplinas são os 8Ds ou as 8 disciplinas para resolução de problemas.
Um dos pontos fortes do método é o incentivo a cultura colaborativa e ao trabalho em equipe. Dessa forma, também contribui muito para envolver as pessoas. Mesmo por isso, o método é bastante abrangente, trabalhando aspectos que perpassam o antes, o durante e o depois do projeto ou processo.
O 8D é indicado, principalmente, para resolução de problemas complexos, que envolvem muitas pessoas e equipes. Isso acontece, pois, o método consegue sistematizar muitas visões/percepções diferentes e, assim, consolidar melhores soluções.
Temos um post bastante interessante no blog, explicando cada um dos Ds e falando sobre a metodologia de forma mais detalhada. Vale a pena ler!
Por que estudar mais de uma metodologia da qualidade?
O intuito aqui não é diminuir o PDCA, pelo contrário! Temos, inclusive, um ótimo Qualicast sobre PDCA e recomendamos muito sua utilização. O interessante de conhecer mais sobre cada uma dessas metodologias é ampliar seu repertório para saber qual a melhor atuação em cada contexto.
Se você for cliente do Qualiex, software de gestão da qualidade do Blog da Qualidade, com certeza já aborda várias melhorias no seu processo de tratamento de ocorrências.
Se quiser saber como o Qualiex pode ajudar no seu planejamento, clique no botão abaixo e solicite um contato no nosso site. dessa forma, vamos te mostrar o sistema funcionando com exemplos do seu processo e tirar todas as suas dúvidas! Aguardo seu contato! 😉