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3 perguntas para medir apenas o que é importante!

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Jeison

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Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Todo mundo tem coisas guardadas em casa, que nunca usou, e nunca irá usar (admita).
Uma blusa, uma calça, um sapato, uma batedeira, uma panela de arroz, um livro… Coisas que foram adquiridas porque seu amigo disse que eram boas, mas você nunca encontrou utilidade nelas, talvez porque elas não servem mais em você ou para suas atividades.
Essas coisas ficam entulhando os armários de casa e juntando poeira. Elas são tão inúteis para você, que você não presta mais atenção nelas, e nem percebe que elas estão ocupando espaço ali.
Na sua empresa também tem coisas entulhadas e eu não estou falando de objetos.
Seus relatórios e painéis estão cheios de informações:

  •          São inúmeras informações;
  •          Nem sempre você sabe o porquê delas serem coletadas;
  •          Você acha que está sendo útil, mas não sabe quem está usando esses números.

Melhorar o desempenho da empresa não é difícil, geralmente, se resume em entender o que não está funcionando e agir corretivamente até que aquilo funcione.
O problema é que no meio de tantos números, fica difícil identificar os pontos que não estão funcionando, e não dá pra saber claramente por onde começar a aplicar ações de melhoria.
Ok, você tem muitas informações valiosas, mas é preciso que elas estejam organizadas, para você focar apenas no que é importante, para trabalhar sobre elas.
E você pode conseguir isso com apenas 3 perguntas:

O que é importante para seus clientes?

Muitas coisas podem ser medidas: a quantidade de materiais que são usados, a qualidade de cada um dos materiais usados no produto final, o custo do homem/hora usados na fabricação do produto, entre outras.

Mas somente uma coisa é importante para o cliente: o produto é bom/ tem qualidade? A entrega é rápida? O preço está coerente com a satisfação que proporciona?
Descubra o que é importante para seu cliente e tenha números sobre isso, assim, você saberá se está fazendo bem o que é importante para seu cliente.

O que é bom para sua empresa?

Você precisa medir alguns números para entender o desempenho da sua empresa e garantir que ela esteja crescendo, ou não valerá a pena tanto trabalho. Você está no caminho certo? Está dando lucro? As pessoas que trabalham com você estão felizes em fazer isso? Você consegue diminuir o custo sem deixar de entregar qualidade?
Escolha os números que vão dizer pra você que sua empresa está no caminho certo para o sucesso e trabalhe sobre isso!

O que você pode fazer sobre isso?

Mesmo tendo aquela calça enterrada no guarda roupa, você gosta de usar aquela outra, que já pode ir trabalhar andando sozinha, de tanto que é usada.
E é assim, algumas coisas são mais importantes do que outras. E é sobre essas mais importantes que devemos agir. Isso não significa que o que é importante hoje será importante pra sempre, as prioridades podem mudar, a realidade pode mudar, mas é essencial que você tenha seu objetivo de forma clara, assim ficará mais fácil visualizar o que contribui ou não para a sua estratégia. E se alguma coisa não contribuir, deixe ela de lado! Quando for a hora, quando aquilo for algo realmente essencial, resgaste-a.
Mas não esqueça: tenha números que você vai trabalhar sobre eles! Números não servem pra nada se não tiverem ações aplicadas sobre eles.
Geralmente, fim do ano é uma boa época para fazer uma faxina em casa, e dar um jeito em todas essas coisas que só te atrapalharam o ano todo. Por que você não aproveita e faz uma limpeza na sua empresa também?
Você precisará de muita coragem para se desfazer de algumas coisas, mas tornará a sua empresa muito mais produtiva!

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