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4 passos para resolver qualquer tipo de problema!

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Monise Carla

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Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

É impossível fugir de um bom problema para resolver, seja lá qual for o seu papel ou situação atual. Você pode encará-lo como for, mas sempre consistirá em uma lacuna entre um ponto A e um ponto B. Se você concorda com isso, talvez seja racional afirmar que solucionar problemas pode definitivamente te levar ao sucesso! A questão é: Como resolvê-los? Não é tão complicado assim, e você pode fazer isso em 4 passos, vamos lá:

Passo 1: Enfrente o problema

Venho repetindo isso inúmeras vezes para as pessoas que trabalham comigo: o primeiro passo para melhoria de qualquer coisa é aceitar que você tem um problema! Ser honesto com você mesmo e com outras pessoas ajuda a eliminar ilusões e alinhar expectativas. Talvez não garanta que você definitivamente resolva ou corrija algo, mas se você não aceitar você não vai se quer PENSAR em corrigir… quem dirá agir, não?
Os fatos não deixam de existir porque são ignorados. – Aldous Huxley

Passo 2: Identifique a causa

Agora que sabemos qual o problema precisamos identificar a causa raiz. Tirar conclusões precipitadas pode até ser divertido mas nada substitui um pensamento claro e estruturado. Um pouco de análise não faz mal a ninguém, se você só apaga incêndios e nunca procura o que os causa, você vai continuar apagando incêndios por toda vida! Eu usei o Diagrama de Ishikawa para entender a causa de eu nunca ter tempo, mas você ainda pode utilizar os 5 porquês.

Passo 3: Agir na causa

As melhores análises do mundo não vão valer o papel no qual estão escritas se não forem executadas. Mesmo assim, a ação em si ainda não é o bastante se você não tiver um planejamento. Agir sem planejar pode levar a um baixo desempenho! Eu já falei um pouco sobre “Uma estratégia para ser mais rápido, mas sem pressa“.

Passo 4: Procurar Feedbacks!

Ainda não inventaram algo mais valioso que aprender com os erros. Não importa se você trabalhou muito nisso, se foi um esforço além do que esperava, você nunca conseguirá superar todos os obstáculos na primeira tentativa. Triste, mas verdade. Os feedbacks não precisam ser necessariamente comentários de outras pessoas, números podem ser bem eficientes nisso. São esses os passos: Enfrente o problema, identifique a causa, aja sob a causa, procure feedbacks. É, não são tão simples assim, mas são só 4, né? Não que seja necessariamente fácil, mas pode valer a pena!
LAWTHER, James. Problem Solving: 4 Simple Steps to Success.

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