Blog da Qualidade

4º princípio de Deming: acabar com a prática de premiar apenas com base no preço

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Leonardo Mendes Bueno

Leonardo Mendes Bueno

+ posts

Graduado em Jornalismo e profissional de Marketing. Atua no time de Marketing da ForLogic, contribuindo para a produção de conteúdo relevante.

Neste artigo, exploraremos o 4º Princípio de Deming. Além disso, destacaremos a importância de parcerias produtivas com fornecedores para alcançar a excelência na qualidade e no desempenho organizacional.

A gestão da qualidade é uma parte essencial do sucesso de uma organização e um dos pioneiros na filosofia da qualidade é W. Edwards Deming. Seus princípios têm sido amplamente adotados por empresas em todo o mundo.

Muitas vezes, porém, o 4º princípio de Deming, que se concentra nos fornecedores da empresa, é subestimado em relação aos outros. Isso pode gerar grandes consequências para o seu negócio, seja a médio ou longo prazo.

Quais são os 14  Princípios de Deming?

Para contextualizar, é importante relembrar os 14 princípios de Deming, que formam a base da gestão da qualidade total:

  1. Criar constância de propósito para melhorar produtos e serviços.
  2. Adotar a nova filosofia.
  3. Parar de depender da inspeção em massa.
  4. Acabar com a prática de premiar apenas com base no preço.
  5. Melhorar constantemente e para sempre o sistema de produção e serviços.
  6. Instituir treinamento.
  7. Adotar liderança visível.
  8. Eliminar medos.
  9. Eliminar barreiras entre os departamentos.
  10. Eliminar slogans e metas que não possuam métodos.
  11. Remover padrões de trabalho e quotas de produção.
  12. Instituir um programa rigoroso de educação e autoaperfeiçoamento para todos.
  13. Tomar medidas para realizar a transformação.
  14. Criar uma cultura organizacional de melhoria contínua.

O quarto princípio, “Acabar com a prática de premiar apenas com base no preço”, aborda diretamente a importância de relacionamentos sólidos com fornecedores.

O 4º Princípio de Deming e os Fornecedores

O 4º Princípio de Deming é frequentemente formulado como “Acabar com a prática de premiar apenas com base no preço”.

Isso significa que a decisão de escolher fornecedores deve ser baseada em critérios mais amplos do que simplesmente escolher o mais barato.

Deming enfatiza que, ao escolher fornecedores, as organizações devem considerar a qualidade, a confiabilidade, a consistência e a capacidade de melhoria contínua. Estes critérios devem ser avaliados e levados em conta, em vez de simplesmente optar pelo preço mais baixo.

Por que o 4º Princípio de Deming é Vital?

Agora, você pode estar se perguntando o porquê do 4º Princípio de Deming ser tão vital e porque as organizações devem ir além do preço ao escolher fornecedores. Aqui estão algumas razões:

  • Qualidade Consistente: Optar pelo preço mais baixo nem sempre garante qualidade consistente. Fornecedores de qualidade confiável podem ajudar a manter a consistência nos produtos ou serviços que sua empresa oferece.
  • Confiabilidade: Fornecedores confiáveis ​​contribuem para a confiabilidade do seu próprio processo de produção. Isso significa menos interrupções e problemas de produção devido a falhas de fornecedores.
  • Economia a Longo Prazo: Um fornecedor mais barato pode até gerar economia a curto prazo. Mas, escolher fornecedores com base em critérios mais amplos, como qualidade e confiabilidade pode levar a economias a longo prazo, evitando retrabalho e problemas de qualidade.
  • Melhoria Contínua: Fornecedores comprometidos com a melhoria contínua podem contribuir com ideias e inovações que beneficiam sua empresa. Eles podem se tornar parceiros estratégicos na busca pela excelência.

Entenda com mais detalhes no 5º episódio da Série sobre os 14 princípios de Deming, produzida pelo CEO da ForLogic, Jeison Arenhart:

Estabelecendo Parcerias Produtivas

Agora que entendemos a importância de ir além do preço ao escolher fornecedores, vamos explorar como estabelecer parcerias produtivas com eles.

A Comunicação aberta é fundamental com os fornecedores. Mantenha linhas de comunicação abertas com seus fornecedores. Isso inclui compartilhar suas expectativas de qualidade e ouvir o feedback deles.

Além disso, é preciso haver Colaboração. Incentive seus fornecedores a participar da melhoria contínua. Eles podem oferecer insights valiosos para aprimorar processos e produtos. É importante reforçar o relacionamento de longo prazo com fornecedores confiáveis. Isso cria estabilidade e confiança mútua.

Também é preciso realizar avaliações regulares de desempenho de fornecedores para garantir que eles atendam aos seus padrões de qualidade.

Considere seus fornecedores como parceiros estratégicos, em vez de apenas transações comerciais. Isso incentiva um compromisso mais profundo com a qualidade e a busca por melhorias contínuas.

Colaborar com seus fornecedores para fornecer treinamento e desenvolvimento quando necessário também pode elevar a qualidade de seus produtos e serviços. Quando surgirem problemas, trabalhe em conjunto com seus fornecedores para resolvê-los de maneira eficaz e eficiente.

Por fim, considere implementar sistemas de recompensas com base no desempenho para incentivar fornecedores a atingir padrões elevados de qualidade!

Tenha o 4º Princípio de Deming à Vista!

O 4º Princípio de Deming destaca a importância de estabelecer parcerias produtivas com fornecedores, indo além do preço na tomada de decisão. A qualidade, a confiabilidade e a busca pela melhoria contínua são elementos cruciais que os fornecedores devem oferecer.

Essas parcerias estratégicas podem levar a economias a longo prazo. Além disso, podem proporcionar produtos e serviços consistentemente excelentes e a construção de uma base sólida para a gestão da qualidade total.

À medida que organizações adotam esse princípio, estão mais bem posicionadas para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades no cenário de negócios global.

Acompanhe a série completa sobre os 14 princípios de Deming no canal do YouTube do Qualiex!

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!