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5 motivos para gerenciar as competências da sua equipe

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Davidson Ramos

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Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

Aqui no blog, você encontra diversos conteúdos sobre a Matriz de Competências, suas principais características e até mesmo orientações sobre como montá-la. Neste post, vamos nos aprofundar na importância de gerenciar as competências para o crescimento das empresas.

Afinal, o mais relevante não é apenas qual ferramenta você vai usar, mas sim garantir que ela seja capaz de alinhar as competências da sua equipe aos objetivos que você deseja alcançar. Além disso, essas competências são fundamentais para definir o que sua equipe consegue realizar no momento e o que ainda precisa aprender para colocar projetos em prática ou executar tarefas específicas com sucesso.

Por isso, neste post, vou compartilhar 5 motivos para gerenciar as competências da sua equipe para alcançar melhores resultados.

1 – Recrute com mais precisão

Ter um quadro claro das habilidades necessárias para o bom funcionamento dos processos da sua empresa torna muito mais fácil contratar profissionais qualificados. Isso porque você pode buscar, de forma mais assertiva, as competências específicas exigidas para cada função.

Com uma lista bem definida de habilidades, é possível direcionar melhor todo o processo seletivo, desde a escolha dos canais de divulgação até o momento da entrevista.

Por exemplo, pode não ser adequado divulgar uma vaga para desenvolvedor em um jornal impresso, já que esse tipo de profissional, geralmente, está muito conectado ao ambiente digital. Além disso, durante as entrevistas, dinâmicas de grupo ou testes, você pode complementar o perfil dos candidatos com as competências observadas, sempre se baseando nas habilidades identificadas no mapeamento como essenciais para a execução das tarefas.

Esse processo direciona a contratação de forma mais precisa, ajudando a garantir que o profissional mais adequado seja selecionado para a vaga.

2 – Forneça treinamentos mais direcionados

Se as competências da sua empresa estiverem bem esclarecidas, você poderá identificar quais habilidades estão em maior defasagem em cada setor e atuar para reduzir esse gap. Também poderá direcionar melhor os treinamentos a competências que precisam ser adquiridas pelos colaboradores e que contribuam para a organização.

Por exemplo, se existem muitos projetos, ações ou tarefas em atraso na sua empresa, é possível atuar mais focado, direcionando o treinamento para resolver esse problema em específico. Você pode, por exemplo, disponibilizar cursos de Gestão de Projetos, Gestão de Tempo ou voltados às atividades, o que ajudará seus colaboradores a adquirirem competências que vão agilizar os projetos, ações ou tarefas em atraso.

3 – Construa de times mais coesos

Imagine uma empresa com 1001 colaboradores, e você tendo que montar uma equipe de 10 pessoas para planejar e executar um plano de ação. Se não houver um processo de gestão de competências bem organizado, será muito complexo encontrar as pessoas certas e, pior que isso, a chance de o plano não dar certo é muito maior.

Agora, se você tiver um panorama geral das competências de cada membro da sua empresa, poderá escolher melhor quem está apto para desenvolver aquele projeto engavetado e formar times em que um membro complemente as deficiências do outro. Isso ajudará a formar equipes mais equilibradas, que entregam mais e, por consequência, alcançam resultados maiores.

4 – Estimule o aperfeiçoamento pessoal

Seu processo de gestão de competências tem de deixar claro para os colaboradores quais competências eles precisam para crescer na empresa. Quando isso não ocorre, o colaborador não sabe que especialidades vão melhorar suas entregas ou vão contribuir para sua trajetória dentro da organização.

Entretanto, se seus colaboradores souberem mais precisamente o que se espera deles, ou seja, quais competências são necessárias para melhorar os resultados da empresa, é mais provável que busquem cursos ou instruções de como fazer isso. Isso é um fator geral: o primeiro passo para qualquer ação é a consciência de que algo precisa ser feito. No nosso caso, o primeiro passo para que o colaborador busque aperfeiçoamento é a consciência de que determinada competência é necessária para sua empresa, e para ele.

Basta ter as competências mapeadas?

Cabe destacar que, nesse requisito, não basta criar um processo para a gestão das competências, é preciso que ele seja bem executado e, mais que isso, é vital que todos os colaboradores sejam realmente envolvidos nele. Puxando um pouco de ISO 9001:2015, é muito importante que a conscientização e a comunicação estejam intimamente atreladas a esse processo, pois só assim ele se tornará um fator cultural da sua empresa e, assim, estimulará o aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

5 – Atenda à ISO 9001:2015

Se até aqui você não se convenceu de que é importante gerenciar as competências da sua empresa, talvez a ISO 9001:2015 te convença! No item 7.2 Competência, a norma exige que:

  • determinar as competências necessárias para execução dos processos;
  • que se assegurem que as pessoas sejam competentes para o trabalho;
  • corrigir os gaps de competências;
  • e que existam registros de que tudo isso foi feito.

Essas determinações existem porque a norma está preocupada com a execução dos processos. Além disso, ela visa conscientizar as empresas sobre a importância de torná-los mais ágeis e eficientes.. É preciso que haja um conjunto de fatores para que isso ocorra, as pessoas são o principal deles, pois são elas que executam os processos. Como é possível ter um processo competente se as pessoas que realizam as atividades dele não são competentes para isso? Na minha opinião, não é possível.

Lembre-se: na gestão de competências o todo é a soma das partes

Na maioria das vezes, o gerenciamento das competências até ocorre, mas de forma mais intrínseca e pessoal. Não há um processo estabelecido para fazer com que as competências sejam mapeadas e para refletir sobre elas. Isso torna mais difícil efetuar as contratações e montar times mais eficazes.

Entretanto, as competências são a chave para que você e sua equipe alcancem resultados cada vez maiores. Sua organização é a soma de tudo o que os seus colaboradores são. Portanto, quanto mais alto o nível deles, mais alto o será nível da sua empresa. E gerenciar as competências é uma das maneiras de ter um time de profissionais incríveis!

Leia mais sobre Gestão de Competências, em:

#01 Qualidade, Pessoas, Competências: onde isso nos leva?

#02 Semana da Qualidade: o que Deming NÃO falou sobre competências?

#03 Como comprovar competências na ISO 9001:2015

#04 O que é Matriz de Competências

#05 Como montar uma Matriz de Competências que facilite a criação de times mais fortes (Parte 1)

#06 Como montar uma Matriz de Competências que facilite a criação de times mais fortes (Parte 2)

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4 comentários em “5 motivos para gerenciar as competências da sua equipe”

  1. Pingback: Retrabalho e o papel da Gestão da Qualidade - Qualidade para Saúde

  2. Claudinei Vieira Maia

    O que mais presenciei que as empresas querem a certificação, porém não se preocupam em acompanhar os resultados, principalmente os gestores e a alta cúpula da empresa. Digo que alguns funcionários não se integram por falta de estudos e competências necessárias para agregar no sistema outras por serem antigas na empresa, não colaboram se forma alguma com a implantação e o sucesso do Sistema da Qualidade. Pode ser que alguns que estiverem lendo esse texto, considerem que devemos demitir tal funcionário, mas como disse no início a gestão e principalmente a alta cúpula não permite por questões de amizade ou proteção, dificultando em muito o departamento e profissionais que precisam apresentar resultados positivos.

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