Blog da Qualidade

5º Princípio da Qualidade: Melhoria

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Cada Princípio da Qualidade é uma peça fundamental para o sucesso de uma organização. Neste artigo, vamos explorar o 5º Princípio da Qualidade: Melhoria, seguindo a norma ISO 9000:2015.  

Vale lembrar que este artigo faz parte da série sobre os 7 Princípios da Qualidade. Então, se você perdeu algum acesse o link e confira!  

O que é o 5º Princípio da Qualidade? 

O item 2.3.5.1 da norma ISO 9000 traz a seguinte Declaração: 

“As organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria.” 

Como já sabemos, a melhoria é mais do que uma simples prática. É uma mentalidade que impulsiona as organizações a buscarem constantemente maneiras de aprimorar seus processos, produtos e serviços.  

Enfim, esse princípio destaca a necessidade de um ciclo contínuo de aprimoramento, buscando sempre a excelência através da melhoria contínua. 

Porque é importante a Melhoria Contínua: 

Dá só uma olhada na justificativa que a norma traz: 

“2.3.5.2 Justificativa  

A melhoria é essencial para uma organização manter os atuais níveis de desempenho, reagir às mudanças em suas condições internas e externas e criar oportunidades” 

Em resumo, como a justificativa enfatiza, a melhoria contínua não é apenas benéfica, mas essencial para o sucesso a longo prazo de uma organização.  

Enfim, ela permite que a organização eleve seu desempenho, adaptando-se às mudanças e aproveitando novas oportunidades. 

Principais Benefícios do 5º Princípio: Melhoria 

A norma traz alguns benefícios, mas vou destacar aqui quatro que considero essenciais: 

  1. Inovação Constante: A busca pela melhoria contínua incentiva a inovação, levando as empresas a explorarem novas ideias e abordagens. 
  2. Adaptação às Mudanças: Com o mercado em constante evolução, as organizações que adotam a melhoria contínua estão mais bem preparadas para se adaptarem a essas mudanças. 
  3. Aumento da Eficiência: Identificar e corrigir falhas nos processos resulta em maior eficiência operacional e redução de desperdícios. 
  4. Satisfação do Cliente: O último, mas não menos importante. Os consumidores valorizam empresas que estão sempre em busca de aprimoramento. Ou seja, a melhoria contínua e isso sem dúvidas eleva a fidelização e satisfação de seus clientes. 

Como aplicar o 5º Princípio da Qualidade? 

Diversas ferramentas estão disponíveis para te ajudar a colocar a melhoria contínua em prática. Além disso, você pode conferir ações possíveis e sugeridas pela norma no item 2.3.5.4. 

Mas, neste tópico, vou citar algumas dicas que podem te auxiliar nessa busca pela melhoria contínua. São elas: 

  • Identificar áreas de oportunidade: Realize análises detalhadas dos processos existentes para identificar pontos de melhoria. 
  • Estabelecer metas claras: Defina metas alcançáveis e mensuráveis para orientar o processo de melhoria. 
  • Engajamento: Incentive a participação de toda a equipe no processo de melhoria, promovendo uma cultura organizacional que valoriza o feedback e a colaboração. 
  • Implementar mudanças gradualmente: Introduza mudanças de forma gradual e monitorada, garantindo que não causem interrupções significativas nas operações. 
  • Avaliar e ajustar: Avalie regularmente os resultados das mudanças implementadas e faça ajustes conforme necessário para garantir que as melhorias sejam sustentáveis a longo prazo. Nessa tarefa, a ferramenta PDCA pode te ajudar. 

Fomente a cultura da melhoria contínua 

O 5º Princípio da Qualidade sugere a melhoria contínua como motor para o sucesso de qualquer organização que busca excelência. 

Ao adotar uma mentalidade de melhoria constante e seguir as diretrizes das normas ISO, as empresas podem atender às expectativas do mercado, mas também superá-las.  

Lembre-se sempre: a jornada rumo à qualidade nunca termina e é a busca incessante pela melhoria que impulsiona o progresso e a inovação. 

E se você deseja aprender mais sobre o 5º Princípio da qualidade confira o episódio #125 do Qualicast 

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!  

Gostou deste artigo sobre o 5º Princípio da Qualidade? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.  

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.  

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!  

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados