,

Blog da Qualidade

5S

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

Website | + posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!

Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente.

Este é o primeiro post de um conjunto que irá tratar o 5S e suas extensões, o principal objetivo é apresentar ao  leitor a relevância do tema para a qualidade. O programa 5S surgiu no Japão por volta de 1950, após a 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de eliminar a sujeira das fábricas e a desorganização que a guerra proporcionou no país. É considerado o primeiro passo para alcançar a qualidade, pois proporciona um ambiente organizado e limpo e pode ser utilizado em qualquer ramo de atividade, seja uma fábrica, um escritório, uma oficina. O 5S não trata de deixar as coisas no lugar para que fique “arrumado” e sim para que a empresa consiga criar e manter uma cultura da qualidade.
anuncio-qualiex-documentos-1200x300-2-0
Os 5S é considerado um bom senso que pode ser praticado e aperfeiçoado, proporcionando o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, de forma que melhore a eficiência da utilização dos recursos utilizados.

MAS O QUE SIGNIFICA 5S?

Os 5S significa os 5 sensos que devemos adotar em nosso dia-a-dia:
  • SEIRI: senso de utilização
  • SEITON: senso de organização
  • SEISO: senso de limpeza
  • SEIKETSU: senso de padronização, asseio e arrumação
  • SHITSUKE: senso de disciplina
 O 5S é considerado o primeiro passo para alcançar a qualidade…
Voltando a tratar da cultura, para que os 5S sejam colocados em prática, as pessoas precisam estar integradas no programa e cumprir os objetivos propostos. Porém, não adianta somente implantar o programa, sendo que o desafio é conseguir mantê-lo, pois o mesmo envolve uma mudança de cultura, intervindo no comportamento e costumes até então mantidos pelos funcionários da organização.

APLICAÇÃO DOS 5S

  • Senso de utilização: ver se realmente você necessita de tudo aquilo que está ao seu redor. Separar as coisas que realmente são necessárias, e as desnecessárias poderão ser reaproveitadas em outro local ou até mesmo descartadas.
  • Senso de organização: após separar o que é necessário, você deverá colocar cada coisa em seu devido lugar, com etiquetas, placas ou outros meios de identificação, que facilitará na hora que precisar usá-las.
  • Senso de limpeza: agora que o ambiente tem somente o necessário e cada coisa está em seu lugar, devemos mantê-lo limpo, não deixando acumular sujeita e muito menos coisas desnecessárias. Lembrando que o mais importante não é o ato de limpar, mas sim o ato de não sujar.
  • Senso de padronização, asseio e arrumação: a padronização está relacionada a hábitos arraigados que fazem com que pratiquemos os 3S anteriores. Os equipamentos e as áreas de trabalho devem estar sempre limpos e asseados para garantir a segurança no trabalho e os itens desnecessários (quebrados, usados) devem ser removidos. Deve-se preocupar com um ambiente favorável de trabalho, zelando pela higiene pessoal, tendo um posicionamento ético e cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações de trabalho.
  • Senso de disciplina: é a manutenção dos 4 sensos anteriores, através da conservação das melhorias obtidas e dos procedimentos adotados com sua implantação. Esse senso é muito importante para o sucesso do programa.
  Antes da implantação de qualquer programa de qualidade, a utilização do 5S é muito recomendada uma vez que ele vai ?deixar a casa organizada? para receber as melhorias nos processos e apoiar na criação da cultura da qualidade. Existe muito mais para se falar do 5S, inclusive, seus desdobramentos, como o 8S, ou o 5S Digital. A sua empresa utiliza 5S? O que você acha disso? Como o 5S mudou ou está mudando a cultura na sua empresa? Compartilhe sua experiência conosco…   

REFERÊNCIAS

MARTINS, Petrônio G. LAUGENI, Fernado P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 5ª ed., 2005. SILVA, J. M. O ambiente da qualidade na prática – 5S. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996.

Sobre o autor (a)

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Software para gestão da qualidade

Próximo evento Forlogic!

Conheça nossos canais

Conheça o que CEOs e especialista nos assunto estão fazendo para desenvolver as estratégias de suas empresas

Planejamento Estratégico | Transmitido ao vivo em 21 de jan. de 2021

Qualicast - O Podcast da QUALIDADE

21 de Setembro de 2021
Gestão de Documentos para Sua Empresa