Sistemas de gestão

A gestão precisa vencer o gestor!

Imprimir artigo

Quando estivemos no CEG 2016, tive o prazer de encontrar Orlando Pavani, uma pessoa da qual eu gosto muito, e que tem uma frase que dá título a este artigo: “A gestão precisa vencer o gestor”.

Mas o que isso significa?

Isso significa que a forma como a gestão é feita na sua empresa, setor, área, departamento ou até mesmo na sua casa, é independente de você e mais importante que a sua atuação como gestor. E acredite, isso é ótimo.

Significa que os métodos e as práticas estabelecidas devem estar consolidados de tal forma que se um dia você vier a faltar (e acredite, um dia você vai, todos vamos) a gestão continuará a mesma, ou seja, a empresa, a área, a unidade, o departamento vai continuar.

Mas isso tem um preço que muitos gestores não querem pagar: o preço da vaidade. Não é fácil se sentir dispensável ou substituível. É óbvio que um bom gestor sempre consegue ir mais longe, encontrar uma saída em uma crise, ou coisa do gênero, mas o fato do gestor não ser o “dono do processo” incomoda.

Neste sentido, mais importante que ter um grande gestor é ter uma grande gestão, onde independentemente do gestor que estiver no comando, o trabalho segue um ritmo e um fluxo baseado em boas práticas que levem a empresa ao sucesso.

A gestão da sua empresa pode chegar a esse nível por conta própria, através do trabalho e estudo do seu time. E para tornar o gestor menos relevante no processo, com o sistema coordenando a gestão e, então, com a gestão vencendo o gestor, são necessários os sistemas de gestão.

E são vários os sistemas de gestão que podem ser implantados: a ISO 9001, por exemplo, existe para garantir um sistema claro e com qualidade. Ainda, temos o MEG (Modelo de Excelência em Gestão) criado pela FNQ, que é mais abrangente, complexo e completo do que a ISO 9001, e consolida em um modelo um conjunto das melhores práticas de gestão utilizadas pelas empresas de classe mundial.

Um bom gestor então é aquele que batalha para tornar a gestão da empresa mais importante do que ele, fazendo com que o seu trabalho seja cada vez menos relevante e a gestão da empresa cada vez mais forte!

Participar de eventos é uma forma de batalhar para melhorar a gestão, pois você abre sua mente para novas ideias. Ir ao CEG 2016 e conversar com o Pavani me motivou a escrever esse artigo sobre um assunto que eu sempre falei aqui na empresa, mas nunca tinha repassado desta forma. Como é bom conversar com pessoas sobre a gestão!

a-gestao-precisa-vencer-o-gestor-pavani

Eu, Orlando Pavani e Marina Beffa

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
ISO 9001:2015: Como manter o SGQ depois da implantação (Parte 2...