Blog da Qualidade

A importância de seguir os procedimentos (segundo o planeta dos macacos)

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Seguir os procedimentos pode ser chato em alguns momentos, mas funciona. Recentemente assisti o filme Planeta dos macacos a origem e fiz algumas observações ligadas a qualidade que quero compartilhar.
Vou tentar não me ater ao nível da produção cinematográfica ou do enredo, também neste post não vou contar o filme, no lugar disso vou focar no descumprimento de normas e procedimentos, uma vez que isto está diretamente ligado à qualidade.
No filme, a coisa descamba por que alguém descumpre os procedimentos de segurança e boas práticas de uma empresa farmacêutica: levando protótipos de vacina pra casa, realizando testes sem controle adequado, pulando etapas da pesquisa, etc.
Muitas vezes olhamos para as normas ou procedimentos da empresa e pensamos isso não precisava ser assim, podíamos fazer diferente, e se eu fizer de outra forma, que mal tem
O filme fala de uma empresa sedenta pelo lucro, que será gerado pela venda da vacina e de um cientista cheio de boas intenções e vontade de resolver os problemas do mundo.  Até aqui, nada de diferente dos filmes que temos aos montes. Porém, neste caso, a empresa malvada não teve culpa nenhuma no problema, ela estava fazendo os testes, e as coisas só deram errado porque as pessoas boazinhas fizeram um monte de besteiras descumprindo os procedimentos de segurança.
Ou seja, por mais que a empresa fosse mercenária ou sedenta por lucro, ela não era realmente má, pois a humanidade não seria afetada de forma alguma se os procedimentos tivessem sido seguidos à risca.
Isso ficou engraçado na minha cabeça. Com a mania de qualidade que criamos, por mais que eu estivesse do lado dos mocinhos, pude ver claramente que as mancadas foram todas deles. Ou seja, os mocinhos podem estar bem intencionados, mas foram os vilões, já que a humanidade vai sofrer as consequências de seus atos impensados e sua pouca disciplina para cumprir procedimentos.
A mensagem que fica é: Siga os procedimentos, mesmo se estiver bem intencionado. Se estiver muito bem intencionado e for qualificado, modifique os procedimentos com critério, e siga os novos procedimentos.
E é claro, a boa e velha máxima frase de boa intenção, o inferno está cheio também serve!

Atenção: O próximo post abordando esse tema irá apresentar detalhes do filme “Planeta dos Macacos – A Origem”, quem tiver assistido terá mais clareza para o entendimento.

Artigo #01: A importância de seguir os procedimentos segundo O Planeta dos Macacos
Artigo #02: Os Procedimentos (Segundo O Planeta Dos Macacos) – Parte 2

Sobre o autor (a)

3 comentários em “A importância de seguir os procedimentos (segundo o planeta dos macacos)”

  1. Jeison,

    Muito bom o post!
    Peço sua autorização para divulgá-lo no boletim interno da qualidade que desenvolvo mensalmente na organização em que atuo. Os méritos serão concedidos ao autor.

    Obrigado

    Alex

    1. Avatar photo

      Boa tarde Alex,
      claro que pode divulgar no boletim interno na sua organização.
      Basta referenciar o nosso blog que não haverá problema algum.

      Se possível for, peço apenas, que envie uma cópia por e-mail para que eu possa apreciar.

      Fico muito feliz quando posso ser útil, se precisar de mais alguma coisa, estou a disposição.

      Um forte abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!