Gestão de processos

A importância de seguir os procedimentos (segundo o planeta dos macacos)

Imprimir artigo

Seguir os procedimentos pode ser chato em alguns momentos, mas funciona. Recentemente assisti o filme Planeta dos macacos a origem e fiz algumas observações ligadas a qualidade que quero compartilhar.

Vou tentar não me ater ao nível da produção cinematográfica ou do enredo, também neste post não vou contar o filme, no lugar disso vou focar no descumprimento de normas e procedimentos, uma vez que isto está diretamente ligado à qualidade.

No filme, a coisa descamba por que alguém descumpre os procedimentos de segurança e boas práticas de uma empresa farmacêutica: levando protótipos de vacina pra casa, realizando testes sem controle adequado, pulando etapas da pesquisa, etc.

Muitas vezes olhamos para as normas ou procedimentos da empresa e pensamos isso não precisava ser assim, podíamos fazer diferente, e se eu fizer de outra forma, que mal tem
O filme fala de uma empresa sedenta pelo lucro, que será gerado pela venda da vacina e de um cientista cheio de boas intenções e vontade de resolver os problemas do mundo.  Até aqui, nada de diferente dos filmes que temos aos montes. Porém, neste caso, a empresa malvada não teve culpa nenhuma no problema, ela estava fazendo os testes, e as coisas só deram errado porque as pessoas boazinhas fizeram um monte de besteiras descumprindo os procedimentos de segurança.

Ou seja, por mais que a empresa fosse mercenária ou sedenta por lucro, ela não era realmente má, pois a humanidade não seria afetada de forma alguma se os procedimentos tivessem sido seguidos à risca.
Isso ficou engraçado na minha cabeça. Com a mania de qualidade que criamos, por mais que eu estivesse do lado dos mocinhos, pude ver claramente que as mancadas foram todas deles. Ou seja, os mocinhos podem estar bem intencionados, mas foram os vilões, já que a humanidade vai sofrer as consequências de seus atos impensados e sua pouca disciplina para cumprir procedimentos.

A mensagem que fica é: Siga os procedimentos, mesmo se estiver bem intencionado. Se estiver muito bem intencionado e for qualificado, modifique os procedimentos com critério, e siga os novos procedimentos.
E é claro, a boa e velha máxima frase de boa intenção, o inferno está cheio também serve!

Atenção: O próximo post abordando esse tema irá apresentar detalhes do filme “Planeta dos Macacos – A Origem”, quem tiver assistido terá mais clareza para o entendimento.

 

Artigo #01: A importância de seguir os procedimentos segundo O Planeta dos Macacos

Artigo #02: Os Procedimentos (Segundo O Planeta Dos Macacos) – Parte 2

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Plano Mestre de Produção (PMP)