Blog da Qualidade

A mística da implantação da ISO 9001

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Iniciamos o processo de implantação da ISO 9001 aqui na empresa e vou relatar no blog as experiências no decorrer do processo de implantação da ISO 9001, falando sobre a mística que envolve a implantação do sistema de gestão e os primeiros passos.
Nossa empresa já possui outro tipo de certificação, temos inclusive um grande número processos estabelecidos, todos com fluxogramas desenhados e procedimentos redigidos para atender cada tipo e situação, mas é incrível a mística que a ISO 9001 traz quando tratamos de sua implantação. Uma áurea de “perigo” parece envolver o tema, perigo esse que na verdade não existe.
O primeiro trabalho que estamos fazendo junto com o competente e amigo Mário Sérgio Resta que está conduzindo o trabalho foi “passar” todos os itens da norma, com a equipe envolvida (somos em cinco pessoas) e isso ajudou a desmistificar muito, esclareceu vários pontos, e ajudou a compreender os próximos passos.
Outra coisa que motivou a equipe nesta primeira etapa, foi a apresentação rápida e direta dos oito princípios da qualidade, que inclusive já desmembramos aqui no blog. Mesmo que muito dos princípios já estejam no dia a dia da empresa, olhar para eles como objetivos de um sistema de gestão traz mais credibilidade para a implantação da ISO 9001, afinal quem hoje não quer ter foco no cliente, investir em liderança, melhorar continuamente ou envolver as pessoas?
O trabalho está apenas começando, mas esse tempo de discussão inicial e entendimento da norma como um todo foi essencial para tirar a angustia que cercava esse novo desafio, principalmente quando pudemos perceber que basta ajustar o que estamos fazendo para as recomendações da norma. E principalmente, quando observamos que o que não fazemos ainda, e a norma exige, vai nos ajudar a melhorar como empresa.
Nos próximos meses, vou seguir apresentando aqui no blog o andamento a implantação da ISO 9001, comentários, sugestões e críticas serão bem vindas.

Sobre o autor (a)

8 comentários em “A mística da implantação da ISO 9001”

  1. Tenho em andamento esta cadeira (ISO 9001) agora no curso q estou fazendo, irei acompanhar seus “post”com curiosidade. Boa sorte!!

  2. De olhos abertos por aqui, preciso de maiores conhecimentos desse assunto e maior bagagem na minha área Administração e com certeza será uma mão a mais acompanhar esse processo de implantação na vossa empresa. Sucessos!

  3. Jeison, a apresentação dos 8 princípios foi para toda a empresa ou apenas para a equipe de implementação?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!