Blog da Qualidade

Análise crítica do Sistema de Gestão da Qualidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Arthur Orcioli

Arthur Orcioli

+ posts

Graduado em Engenharia Elétrica e MBA em Gestão da Qualidade com certificação Black Belt. 

A Análise Crítica é um requisito obrigatório da norma ISO 9001, que estabelece padrões para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em organizações de todos os tipos e tamanhos.

Isso significa que, ao falar sobre Análise Crítica em Sistemas de Gestão da Qualidade, estamos abordando um aspecto fundamental da conformidade com a norma. Além disso, ela também se caracteriza por ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o desempenho e a eficiência da organização.

Por esse motivo, baseado na Norma ISO 9001, vou falar sobre a importância e o porquê você não pode deixar de fazer Análises Críticas na sua empresa.

O que é uma Análise Crítica do Sistema de Gestão da Qualidade? 

A Análise Crítica não é necessariamente uma reunião ou um ato específico, mas pode incluir diversas atividades como a:

  • Análise de dados;
  • Revisão de relatórios de auditoria interna e externa;
  • Avaliação de resultados de desempenho;
  • Revisão de reclamações de clientes e outras informações relevantes para o sistema de gestão da qualidade.

Ou seja, é uma atividade de avaliação sistemática e documentada dos processos e resultados do Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa (SGQ).

Ela tem como foco verificar se o sistema está atingindo os objetivos estabelecidos. Somado a isso, também ajuda a conferir se o SQG está em conformidade com as normas e regulamentações aplicáveis.

A ISO 9001 não prescreve um formato específico para a Análise Crítica, pois cada empresa pode adaptá-la de acordo com suas necessidades e características. No entanto, é importante que o processo seja bem documentado, com as informações relevantes registradas e disponíveis para a alta direção e outras partes interessadas.

Descubra como um Software para a Gestão da Qualidade pode te ajudar! Preencha os dados para conhecer o Qualiex:

O que a ISO 9001 fala sobre a Análise Crítica do Sistema de Gestão de Qualidade? 

O requisito 9.3 da norma ISO 9001 determina que a Análise Crítica deve ser realizada em intervalos planejados, para avaliar a adequação, eficácia e eficiência do SGQ, além da necessidade de mudanças ou melhorias no sistema.

Contudo, A Análise Crítica inclui a abordagem de alguns elementos, tais como:

  • Resultados de auditorias internas e externas;
  • Feedback de clientes e outras partes interessadas relevantes;
  • Desempenho do processo e conformidade com os requisitos do sistema de gestão da qualidade;
  • Situação das ações corretivas e preventivas;
  • Resultados da análise de dados e avaliação de riscos;
  • Status de planos e objetivos estabelecidos.

O requisito 9.3 também determina que as conclusões da análise crítica devem ser documentadas. Dessa forma, a alta direção deve tomar decisões informadas com base nessas conclusões, estabelecendo planos de ação para melhorias no SGQ, quando necessário.

Lembre-se da importância de manter o registro documentado da Análise Crítica de acordo com o requisito 7.5.1 da ISO 9001.

 

Quais características de uma boa Análise Crítica de SGQ? 

Uma Análise Crítica bem-sucedida deve estar sempre alinhada com os objetivos e metas da organização.

Portanto, é importante garantir que ela se concentre em questões que são relevantes para a estratégia geral da organização e  ajude a alcançar resultados significativos.

Enfim, uma boa Análise Crítica de Sistemas de Gestão da Qualidade deve apresentar algumas características importantes, como:

  • Abordagem sistemática: Realize a avaliação de forma sistemática, baseando-se em critérios objetivos e dados confiáveis, para garantir sua completude e precisão..
  • Envolvimento da alta direção: Deve-se liderar a abordagem, com comprometimento e envolvimento da alta direção da organização em todas as etapas do processo.
  • Identificação de oportunidades de melhoria: deve identificar oportunidades de melhoria no sistema de gestão da qualidade, que possam ser implementadas para aumentar a eficácia, eficiência e satisfação dos clientes.
  • Tomada de decisão informada: deve levar a tomada de decisões informadas, baseadas em dados e evidências, para garantir que as mudanças sejam bem-sucedidas e impactem positivamente o Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Documentação adequada: deve ser bem documentada, com os registros relevantes mantidos para demonstrar a conformidade com os requisitos da norma ISO 9001.
  • Ação e monitoramento: Uma Análise Crítica não é suficiente por si só. Seguir as conclusões e recomendações da análise por meio de ação e monitoramento contínuo é importante..

Da mesmas forma, isso pode envolver o desenvolvimento de planos de ação, a implementação de mudanças e a medição do progresso ao longo do tempo para garantir que as melhorias sejam sustentáveis.

Muito mais que um requisito, uma ferramenta! 

Concluindo, a Análise Crítica do SGQ é uma ferramenta fundamental para garantir que uma empresa possa avaliar objetivamente o desempenho de seus processos. Por meio dela, é possível identificar oportunidades de melhoria e tomar medidas para alcançar seus objetivos.

Vale ressaltar que deve ser vista como um processo contínuo e não apenas como uma atividade pontual. E ainda, ser incorporada à cultura da empresa como uma prática regular de avaliação e melhoria.

E aí, você já faz a Análise Crítica de Sistemas de Gestão da Qualidade em sua empresa? Tente usar o software Qualiex para simplificar suas demandas!

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!