Graduado em Engenharia Elétrica e MBA em Gestão da Qualidade com certificação Black Belt.
A Análise Crítica é um requisito obrigatório da norma ISO 9001, que estabelece padrões para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em organizações de todos os tipos e tamanhos.
Isso significa que, ao falar sobre Análise Crítica em Sistemas de Gestão da Qualidade, estamos abordando um aspecto fundamental da conformidade com a norma. Além disso, ela também se caracteriza por ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o desempenho e a eficiência da organização.
Por esse motivo, baseado na Norma ISO 9001, vou falar sobre a importância e o porquê você não pode deixar de fazer Análises Críticas na sua empresa.
O que é uma Análise Crítica do Sistema de Gestão da Qualidade?
A Análise Crítica não é necessariamente uma reunião ou um ato específico, mas pode incluir diversas atividades como a:
- Análise de dados;
- Revisão de relatórios de auditoria interna e externa;
- Avaliação de resultados de desempenho;
- Revisão de reclamações de clientes e outras informações relevantes para o sistema de gestão da qualidade.
Ou seja, é uma atividade de avaliação sistemática e documentada dos processos e resultados do Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa (SGQ).
Ela tem como foco verificar se o sistema está atingindo os objetivos estabelecidos. Somado a isso, também ajuda a conferir se o SQG está em conformidade com as normas e regulamentações aplicáveis.
A ISO 9001 não prescreve um formato específico para a Análise Crítica, pois cada empresa pode adaptá-la de acordo com suas necessidades e características. No entanto, é importante que o processo seja bem documentado, com as informações relevantes registradas e disponíveis para a alta direção e outras partes interessadas.
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O que a ISO 9001 fala sobre a Análise Crítica do Sistema de Gestão de Qualidade?
O requisito 9.3 da norma ISO 9001 determina que a Análise Crítica deve ser realizada em intervalos planejados, para avaliar a adequação, eficácia e eficiência do SGQ, além da necessidade de mudanças ou melhorias no sistema.
Contudo, A Análise Crítica inclui a abordagem de alguns elementos, tais como:
- Resultados de auditorias internas e externas;
- Feedback de clientes e outras partes interessadas relevantes;
- Desempenho do processo e conformidade com os requisitos do sistema de gestão da qualidade;
- Situação das ações corretivas e preventivas;
- Resultados da análise de dados e avaliação de riscos;
- Status de planos e objetivos estabelecidos.
O requisito 9.3 também determina que as conclusões da análise crítica devem ser documentadas. Dessa forma, a alta direção deve tomar decisões informadas com base nessas conclusões, estabelecendo planos de ação para melhorias no SGQ, quando necessário.
Lembre-se da importância de manter o registro documentado da Análise Crítica de acordo com o requisito 7.5.1 da ISO 9001.
Quais características de uma boa Análise Crítica de SGQ?
Uma Análise Crítica bem-sucedida deve estar sempre alinhada com os objetivos e metas da organização.
Portanto, é importante garantir que ela se concentre em questões que são relevantes para a estratégia geral da organização e ajude a alcançar resultados significativos.
Enfim, uma boa Análise Crítica de Sistemas de Gestão da Qualidade deve apresentar algumas características importantes, como:
- Abordagem sistemática: Realize a avaliação de forma sistemática, baseando-se em critérios objetivos e dados confiáveis, para garantir sua completude e precisão..
- Envolvimento da alta direção: Deve-se liderar a abordagem, com comprometimento e envolvimento da alta direção da organização em todas as etapas do processo.
- Identificação de oportunidades de melhoria: deve identificar oportunidades de melhoria no sistema de gestão da qualidade, que possam ser implementadas para aumentar a eficácia, eficiência e satisfação dos clientes.
- Tomada de decisão informada: deve levar a tomada de decisões informadas, baseadas em dados e evidências, para garantir que as mudanças sejam bem-sucedidas e impactem positivamente o Sistema de Gestão da Qualidade.
- Documentação adequada: deve ser bem documentada, com os registros relevantes mantidos para demonstrar a conformidade com os requisitos da norma ISO 9001.
- Ação e monitoramento: Uma Análise Crítica não é suficiente por si só. Seguir as conclusões e recomendações da análise por meio de ação e monitoramento contínuo é importante..
Da mesmas forma, isso pode envolver o desenvolvimento de planos de ação, a implementação de mudanças e a medição do progresso ao longo do tempo para garantir que as melhorias sejam sustentáveis.
Muito mais que um requisito, uma ferramenta!
Concluindo, a Análise Crítica do SGQ é uma ferramenta fundamental para garantir que uma empresa possa avaliar objetivamente o desempenho de seus processos. Por meio dela, é possível identificar oportunidades de melhoria e tomar medidas para alcançar seus objetivos.
Vale ressaltar que deve ser vista como um processo contínuo e não apenas como uma atividade pontual. E ainda, ser incorporada à cultura da empresa como uma prática regular de avaliação e melhoria.
E aí, você já faz a Análise Crítica de Sistemas de Gestão da Qualidade em sua empresa? Tente usar o software Qualiex para simplificar suas demandas!