Blog da Qualidade

Como aplicar a qualidade no setor da Saúde?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Picture of Aurelena Maria

Aurelena Maria

+ posts

Enfermeiro da Gestão da Qualidade, CER APC- Mogi das Cruzes ? SP.

A Gestão da Qualidade começa a se destacar em algumas unidades de saúde tornando-as mais organizadas e completas, mas em alguns casos em que há ausência do termo no restante do segmento, considera-se a qualidade um diferencial competitivo. Para ratificar a unidade diferenciada das outras deve possuir um selo de certificação a evidenciar uma premiação pelo seu desempenho. Como princípio nesta Gestão de Qualidade na área da saúde, sugiro a elaboração de um programa de gestão, iniciado por passos seguros na direção dos 5S.
O 5S como é conhecido, são cinco atividades iniciadas com a letra S criadas pelo Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês, utilizadas comumente para deixar um setor ou um departamento com uma aparência boa, funcional, limpo e sem entraves. Traduzindo para nós os mobilizadores da qualidade, significa ter um padrão de qualidade ligado ao ambiente de trabalho seguindo pelas recomendações de rotinas, como por exemplo:

  • SEIRI: ajuda na distinção do que é necessário dos desnecessários, ou seja, ajuda a descartar o que não necessitamos.
  • SEITON: ajuda a organizar o funcional, visando eliminar a necessidade de procurar e não encontrar. Tudo deve voltar para o mesmo lugar que retiramos.
  • SEISO ajuda a limpar a sujeira de tudo que for estranho ao setor ou ao departamento.
  • SEIKETSU ajuda a estabelecer procedimentos para controlar as atividades do 5S.
  • SHITSUKE ajuda na fundamentação da equipe de trabalho à desenvolver novos hábitos e manter o ambiente de trabalho o mais natural e agradável possível.

Entender e aplicar a qualidade na área da saúde, para alguns, pode levar tempo, no inicio temos que acostumar com o vocabulário cotidiano, o uso de palavras com os clientes e fornecedores, não-conformidades, planos de ação, entre outras. Depois só resta entender a lógica do feedback com os colaboradores, gestores e utilizá-las para a melhoria contínua do negócio.
Para entender o que a qualidade faz pelo setor da Saúde (ou qualquer outra organização que adote a qualidade) é preciso sentir um enquadramento coeso de ações rotineiras, que separa sempre os processos mal definidos com ações que possam resolvê-las, mas nunca esquecendo a missão que é o fortalecimento da imagem da unidade de saúde através da confiança das pessoas na mesma, isso torna a qualidade essencial nesse segmento, e não só para o posicionamento de mercado, a qualidade trará excelência dos fluxos e processos. Procedendo dessa forma será visível a qualidade se desenvolvendo para produtividade e excelência.

Referência
JURAN, J.M. GRYNA, Frank M. Controle da qualidade. Volume IX. São Paulo: Makron Books, 1993.

Sobre o autor (a)

12 comentários em “Como aplicar a qualidade no setor da Saúde?”

  1. Lucas Morais

    Muito bom!!!!! é com base em todo esse conceito que surgiu o sexto senso, que visa complementar os 5’s, assim formando os 6’s. O senso de Servir tem como objetivo ajudar uns aos outros, para que gere envolvimento de todos os envolvidos, apoiando todo o comprometimento, gerando uma relação de benefícios mútuos entre colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros.
    Ótimo conteúdo, parabéns!!!

  2. Raphael Campagnholi

    Boa noite! Muito bom Aurelena ate publiquei no face book, parabéns continue assim sempre bem expirada no que faz.

  3. Sérgio Caldeira Silva

    Parabéns pela matéria! A propósito acredito que o 5S deve ser aplicados em tudo em nossa vida… até mesmo em casa. Melhora a organização, relacionamento e ajuda até mesmo no desenvolvimento dos nosso filhos.

  4. Lília Saigg

    Muito bom artigo, parabéns. Trabalho atualmente em uma empresa da área de saúde que trabalha diariamente a qualidade, em especial à garantia de segurança e cuidado do paciente. Entendemos que é de suma importância manter e disseminar esses padrões alcançados (já com nível de Excelência) e temos a grata satisfação de ver esse reflexo na satisfação dos nossos pacientes. Nunca é demais esse zelo e não é preciso muito esforço para demonstrar a importância e aplicabiliade da gestão da qualidade nos serviços de saúde.

  5. Adrielle Cristine Monteiro G.

    Ótimos conselhos , por favor deixe este autor falar mais de qualidade! Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados