Blog da Qualidade

WEBINAR AO VIVO
Dia 05 de Abril 10h00min

Como aplicar a qualidade no setor da Saúde?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Aurelena Maria

Aurelena Maria

Website | + posts

Enfermeiro da Gestão da Qualidade, CER APC- Mogi das Cruzes ? SP.

A Gestão da Qualidade começa a se destacar em algumas unidades de saúde tornando-as mais organizadas e completas, mas em alguns casos em que há ausência do termo no restante do segmento, considera-se a qualidade um diferencial competitivo. Para ratificar a unidade diferenciada das outras deve possuir um selo de certificação a evidenciar uma premiação pelo seu desempenho. Como princípio nesta Gestão de Qualidade na área da saúde, sugiro a elaboração de um programa de gestão, iniciado por passos seguros na direção dos 5S. O 5S como é conhecido, são cinco atividades iniciadas com a letra S criadas pelo Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês, utilizadas comumente para deixar um setor ou um departamento com uma aparência boa, funcional, limpo e sem entraves. Traduzindo para nós os mobilizadores da qualidade, significa ter um padrão de qualidade ligado ao ambiente de trabalho seguindo pelas recomendações de rotinas, como por exemplo:
  • SEIRI: ajuda na distinção do que é necessário dos desnecessários, ou seja, ajuda a descartar o que não necessitamos.
  • SEITON: ajuda a organizar o funcional, visando eliminar a necessidade de procurar e não encontrar. Tudo deve voltar para o mesmo lugar que retiramos.
  • SEISO ajuda a limpar a sujeira de tudo que for estranho ao setor ou ao departamento.
  • SEIKETSU ajuda a estabelecer procedimentos para controlar as atividades do 5S.
  • SHITSUKE ajuda na fundamentação da equipe de trabalho à desenvolver novos hábitos e manter o ambiente de trabalho o mais natural e agradável possível.
docs-artigos-1200x175px
Entender e aplicar a qualidade na área da saúde, para alguns, pode levar tempo, no inicio temos que acostumar com o vocabulário cotidiano, o uso de palavras com os clientes e fornecedores, não-conformidades, planos de ação, entre outras. Depois só resta entender a lógica do feedback com os colaboradores, gestores e utilizá-las para a melhoria contínua do negócio. Para entender o que a qualidade faz pelo setor da Saúde (ou qualquer outra organização que adote a qualidade) é preciso sentir um enquadramento coeso de ações rotineiras, que separa sempre os processos mal definidos com ações que possam resolvê-las, mas nunca esquecendo a missão que é o fortalecimento da imagem da unidade de saúde através da confiança das pessoas na mesma, isso torna a qualidade essencial nesse segmento, e não só para o posicionamento de mercado, a qualidade trará excelência dos fluxos e processos. Procedendo dessa forma será visível a qualidade se desenvolvendo para produtividade e excelência.  
Referência JURAN, J.M. GRYNA, Frank M. Controle da qualidade. Volume IX. São Paulo: Makron Books, 1993.

Sobre o autor (a)

12 comentários em “Como aplicar a qualidade no setor da Saúde?”

  1. Muito bom!!!!! é com base em todo esse conceito que surgiu o sexto senso, que visa complementar os 5’s, assim formando os 6’s. O senso de Servir tem como objetivo ajudar uns aos outros, para que gere envolvimento de todos os envolvidos, apoiando todo o comprometimento, gerando uma relação de benefícios mútuos entre colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros.
    Ótimo conteúdo, parabéns!!!

  2. Sérgio Caldeira Silva

    Parabéns pela matéria! A propósito acredito que o 5S deve ser aplicados em tudo em nossa vida… até mesmo em casa. Melhora a organização, relacionamento e ajuda até mesmo no desenvolvimento dos nosso filhos.

  3. Muito bom artigo, parabéns. Trabalho atualmente em uma empresa da área de saúde que trabalha diariamente a qualidade, em especial à garantia de segurança e cuidado do paciente. Entendemos que é de suma importância manter e disseminar esses padrões alcançados (já com nível de Excelência) e temos a grata satisfação de ver esse reflexo na satisfação dos nossos pacientes. Nunca é demais esse zelo e não é preciso muito esforço para demonstrar a importância e aplicabiliade da gestão da qualidade nos serviços de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

ocorrênias 500x800

deixou de acompanhar as ações de
um projeto e ATRASOU a entrega?

O Qualitfy pode ajudar