Enfermeiro da Gestão da Qualidade, CER APC- Mogi das Cruzes ? SP.
- This author does not have any more posts.
A Gestão da Qualidade começa a se destacar em algumas unidades de saúde tornando-as mais organizadas e completas, mas em alguns casos em que há ausência do termo no restante do segmento, considera-se a qualidade um diferencial competitivo. Para ratificar a unidade diferenciada das outras deve possuir um selo de certificação a evidenciar uma premiação pelo seu desempenho. Como princípio nesta Gestão de Qualidade na área da saúde, sugiro a elaboração de um programa de gestão, iniciado por passos seguros na direção dos 5S.
O 5S como é conhecido, são cinco atividades iniciadas com a letra S criadas pelo Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês, utilizadas comumente para deixar um setor ou um departamento com uma aparência boa, funcional, limpo e sem entraves. Traduzindo para nós os mobilizadores da qualidade, significa ter um padrão de qualidade ligado ao ambiente de trabalho seguindo pelas recomendações de rotinas, como por exemplo:
- SEIRI: ajuda na distinção do que é necessário dos desnecessários, ou seja, ajuda a descartar o que não necessitamos.
- SEITON: ajuda a organizar o funcional, visando eliminar a necessidade de procurar e não encontrar. Tudo deve voltar para o mesmo lugar que retiramos.
- SEISO ajuda a limpar a sujeira de tudo que for estranho ao setor ou ao departamento.
- SEIKETSU ajuda a estabelecer procedimentos para controlar as atividades do 5S.
- SHITSUKE ajuda na fundamentação da equipe de trabalho à desenvolver novos hábitos e manter o ambiente de trabalho o mais natural e agradável possível.
Entender e aplicar a qualidade na área da saúde, para alguns, pode levar tempo, no inicio temos que acostumar com o vocabulário cotidiano, o uso de palavras com os clientes e fornecedores, não-conformidades, planos de ação, entre outras. Depois só resta entender a lógica do feedback com os colaboradores, gestores e utilizá-las para a melhoria contínua do negócio.
Para entender o que a qualidade faz pelo setor da Saúde (ou qualquer outra organização que adote a qualidade) é preciso sentir um enquadramento coeso de ações rotineiras, que separa sempre os processos mal definidos com ações que possam resolvê-las, mas nunca esquecendo a missão que é o fortalecimento da imagem da unidade de saúde através da confiança das pessoas na mesma, isso torna a qualidade essencial nesse segmento, e não só para o posicionamento de mercado, a qualidade trará excelência dos fluxos e processos. Procedendo dessa forma será visível a qualidade se desenvolvendo para produtividade e excelência.
Referência
JURAN, J.M. GRYNA, Frank M. Controle da qualidade. Volume IX. São Paulo: Makron Books, 1993.
12 comentários em “Como aplicar a qualidade no setor da Saúde?”
Parabéns, muito bem
obrigado
parabéns e isso ai responsabilidade e respeito de ajudar uns ao outros
Excelente texto! Parabéns!
Bem explicativo.Gostei!!!
Muito bom!!!!! é com base em todo esse conceito que surgiu o sexto senso, que visa complementar os 5’s, assim formando os 6’s. O senso de Servir tem como objetivo ajudar uns aos outros, para que gere envolvimento de todos os envolvidos, apoiando todo o comprometimento, gerando uma relação de benefícios mútuos entre colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros.
Ótimo conteúdo, parabéns!!!
Boa noite! Muito bom Aurelena ate publiquei no face book, parabéns continue assim sempre bem expirada no que faz.
Parabéns pela matéria! A propósito acredito que o 5S deve ser aplicados em tudo em nossa vida… até mesmo em casa. Melhora a organização, relacionamento e ajuda até mesmo no desenvolvimento dos nosso filhos.
Parabéns !!!! , sou uma das pessoas que aprendi com você , tudo se faz bem com qualidade
Muito bom artigo, parabéns. Trabalho atualmente em uma empresa da área de saúde que trabalha diariamente a qualidade, em especial à garantia de segurança e cuidado do paciente. Entendemos que é de suma importância manter e disseminar esses padrões alcançados (já com nível de Excelência) e temos a grata satisfação de ver esse reflexo na satisfação dos nossos pacientes. Nunca é demais esse zelo e não é preciso muito esforço para demonstrar a importância e aplicabiliade da gestão da qualidade nos serviços de saúde.
Ótimos conselhos , por favor deixe este autor falar mais de qualidade! Muito bom!
Vejam que legal, muitos produtos para gestão hospitalar http://www.isoflex.com.br/pt/produtos/categorias/77/gestao-hospitalar-lean