Blog da Qualidade

Como e o porquê utilizar um fluxograma

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Fernanda Gabrielle

Fernanda Gabrielle

+ posts

Especialista Qualiex graduanda em Análises de Sistemas, trabalho no relacionamento com o cliente na Forlogic e me considero mãe de pet, curto uns rock e muita música nacional, já assisti Friends 20 mil vezes e qualquer coisa, só me chamar no Likendin

O fluxograma é uma das Ferramentas da Qualidade e seu objetivo é representar graficamente a sequência das etapas de um processo. Assim, com o mapeamento dos processos, fica mais fácil de entender como eles ocorrem, fazendo com que a tomada de decisão se torne mais eficiente, para gerar melhores resultados na empresa. Por isso, neste artigo, vou falar um pouco sobre como e quais as vantagens de utilizar um fluxograma. 

O fluxograma torna mais fácil a identificação das entradas e saídas, fornecedores, clientes e pontos críticos de um processo com o objetivo de garantir a qualidade e aumentar a produtividade dos colaboradores, pois com a documentação do fluxograma é possível realizar melhorias e esclarecer melhor o fluxo de trabalho.

E como utilizar um fluxograma?

Nós vamos precisar:

  • Definir o processo que vamos analisar;
  • Envolva as pessoas que executam as atividades do processo;
  • Identifique os responsáveis;
  • Cheque se o fluxograma corresponde a execução do processo.

Podemos utilizar o fluxograma para: desenhar um novo processo, entender um processo já existente e identificar oportunidades de melhoria, facilitar e melhorar a comunicação entre as pessoas envolvidas disseminando informações sobre o processo.

E quais as vantagens de utilizar o fluxograma?

Nós podemos obter benefícios como redução de custos, agilidade nos processos, otimização do uso da mão de obra, tornar o trabalho mais dinâmico e eficiente.

Além do fato de, por ser visual, o fluxograma é mais fácil de ser compreendido. Então, ao invés de termos que ler diversos documentos para lembrar do processo, podemos observá-lo por meio de um fluxograma claro e objetivo, permitindo a visão global do processo. Isso possibilita a criação de normas padrão para a execução do processo, demonstra sequência e interação entre as atividades e pode ser utilizado como fonte de informações para análise crítica.

Podemos utilizar o fluxograma como uma ferramenta importante para o mapeamento de processos e, com isso, encontramos fatores que poderiam não ter sido percebidos anteriormente, que poderão ser trabalhados para o alcance de melhores resultados.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!