Blog da Qualidade

Como está a rotatividade de funcionários em sua empresa?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

+ posts

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática com internet e muitas cartas na manga. Atualmente usa tudo que aprendeu sobre marketing online para construir seus próprios negócios online. Também presta consultoria estratégica e técnica para empresários e profissionais de marketing e vendas cansados de investir em ações fragmentadas.

Com o aquecimento do mercado e a falta de mão de obra qualificada, atrair e reter talentos têm se tornado cada vez mais difícil. Talvez isso não seja nenhuma novidade para você. Mas talvez você não saiba que a rotatividade está diretamente ligada a gestão da qualidade.

A empresa que não faz a gestão da qualidade raramente tem processos mapeados, organograma funcional, plano de treinamento e uma matriz de competências e habilidades para cada função. Consequentemente, funcionários e administradores tem mais dificuldade em entender e realizar suas funções.
Muitas vezes as informações ficam centralizadas no dono da empresa, que fica sobrecarregado com a operação e não pode se dedicar às questões estratégicas fundamentais para o crescimento do negócio.
Pessoas sobrecarregadas tem dificuldade para manter a operação organizada. Essa falta de organização é percebida pelo funcionário como falta de comprometimento, e consequentemente, seu comprometimento com o empregador também é baixo.
Se este cenário lhe é familiar, significa que passou da hora de investir em qualidade!
A ISO 9001 fornece ferramentas para definir e avaliar as competências e habilidades necessárias para cada cargo, facilitando a contratação e garantindo a execução das funções operacionais e administrativas.
Ela também sugere meios de definir e comunicar as metas da empresa aumentando o envolvimento dos colaboradores.
A pessoa que tem a oportunidade de trabalhar em uma empresa certificada dificilmente volta a trabalhar em um ambiente mal cuidado. Não que a remuneração não seja relevante. O dinheiro continua importante, mas deixa de ser o único fator na decisão.
Além disso, o certificado é uma ótima ferramenta de marketing, abrindo um leque de oportunidades de crescimento para o seu negócio.
Sugiro que você considere a implementação de um sistema eficiente de gestão de qualidade como a ISO 9001. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o investimento é acessível e o processo não é burocrático. Com a ajuda certa, você pode transformar o seu negócio em poucos meses resolvendo esse e muitos outros problemas.
Quando você estiver pronto para ganhar mais dinheiro com a ISO 9001, fale com a Templum.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!