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patricia

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Empreendedora, Graduada em Gestão Hoteleira e Turismo pelo CEFET-GO, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching com titulação internacional pelo Behavioral Coaching Institute, Consultora em Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa e Colunista. Especialista em direcionar o conhecimento para o alcance de resultados de profissionais e empresas fundou em 2012 e preside em Goiânia a CKO Brasil, empresa onde realiza trabalhos de Coaching para desenvolvimento pessoal e profissional, Implantação de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa para desenvolvimento corporativo, além de oferecer Treinamentos, Workshops e Palestras no segmento em que atua.

Para melhorar a comunicação e deixá-la eficaz, tanto verbal quanto escrita, é uma importante ferramenta para qualquer pessoa e muito mais para qualquer empresa. Afinal, é através dela que transferimos informações, trabalhamos, ensinamos e aprendemos, somos atraídos e atraímos, fechamos grandes negócios, sabemos de nossos concorrentes, das atualidades, dos projetos inovadores, atendemos nossos clientes, entre tantos outros benefícios que obtemos ao usá-la.

Imagine o tempo gasto para se comunicar através das informações geradas por uma empresa, quando elas estão engavetadas, arquivadas em pastas, servidores de dados, pen-drive, CDs-ROM, computadores individuais, registros em cadernos, manuais, cartazes, conhecimento armazenado na cabeça das pessoas, principalmente os mais antigos na empresa ou o dono da empresa, entre outros recursos utilizados. Imaginou?

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Para muitas empresas, procurar toda essa informação para se comunicar se torna uma rotina de trabalho, principalmente para àquelas que prestam serviços de atendimento ao público. Lamentavelmente, o retrabalho, o tempo perdido e a contratação desnecessária de pessoal também se tornam rotinas nestas empresas, só que imperceptíveis, pois geralmente não são mensurados ou avaliados por sua gestão.

A partir de 1990, através da disciplina chamada ?Gestão do Conhecimento?, a comunicação no ambiente de trabalho pode ser facilitada, por meio do uso de tecnologias, metodologias, processos de negócios e desenvolvimento do capital humano. Dessa forma, o controle e uso de informações, adequadas em um ambiente único, são permitidas para o tipo de público que as utilizará, de forma pontual ou como estratégia de superação.

No contexto atual, ou seja, na ?Era da Informação?, o grande desafio das organizações é que apesar da variedade de informação que elas possuem, algumas delas ainda encontram dificuldades para aumentar sua lucratividade, reduzir seus custos e despesas, aumentar suas receitas, obter eficiência operacional, aumentar a qualidade de seus serviços e produtos e, consequentemente, se diferenciar no mercado e obter vantagem competitiva.  Alguns fatores contribuem para isso, entre eles estão: falta de planejamento, falha na gestão, má contratação de pessoal, falta de capacitação contínua, falta de controle financeiro ou controle financeiro ineficiente, falta de inovação e mal uso de suas informações.

Não basta apenas Gerir o Conhecimento, mas sim, torna-lo como prática diária de todas as atividades dentro da organização, como em ambientes de interação (atividades profissionais e ambientes virtuais) e nas oportunidades de aprendizagem (eventos especiais). Somente assim, será possível obter, além de uma comunicação eficaz, os melhores resultados.

 

Post publicado originalmente dia 3 de outubro de 2013, estamos republicando em nossas férias. Boas festas! 😉

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11 comentários em “Como melhorar a comunicação e os resultados em sua empresa?”

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