Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
Em nossos posts anteriores, abordamos sobre a Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) e Porque Ocorrem Falhas no Sistema. Nosso objetivo agora é apresentar ao leitor os passos para desenvolver um relatório de análise de falhas.
Análise de falhas é um método utilizado para prevenir ou analisar não conformidades em projetos, processos e produtos. A metodologia para realização da análise de falhas obedece sete fases:
– Fase 1: a especificação do problema é realizada respondendo-se às perguntas:
1. o que falhou?
2. qual a falha?
3. onde ocorreu a falha?
4. quando ocorreu a falha?
5. como ocorreu a falha?
6. qual a magnitude da falha?
7. o que é que não é característico da falha?
– Fase 2: uma vez especificado o problema, devem ser enunciadas as hipóteses de causa. Não importa se essas hipóteses são ou não razoáveis, o que importa é a geração das hipóteses.
– Fase 3: cada hipótese enunciada na fase anterior deve ser verificada com relação à especificação do problema, devendo-se iniciar a investigação da causa pela hipótese que mais bem explica o problema.
– Fase 4: análise dos controles existentes para impedir a ocorrência das falhas.
– Fase 5: avaliação dos indices de ocorrência, severidade, detecção e risco para as falhas. Os indices podem ser estabelecidos de acordo com a seguinte escala:
- ocorrência de falha: de 1 (baixa probabilidade de ocorrência) a 10 (alta probabilidade de ocorrência);
- severidade da falha: 1 (pouco grave) a 10 (muito grave);
- detecção da falha: 1 (grande probabilidade de ser identificada antes de alcançar o cliente) a 10 (pequena probabilidade de ser identificada antes de alcançar o cliente);
- risco: é a multiplicação dos três indices anteriores.
– Fase 6: desenvolvimento das ações corretivas e preventivas. As ações preventivas atuam removendo a causa e impedindo que ela ocorra novamente, e portanto resolvem definitivamente o problema. As ações corretivas e de contenção atuam sobre o problema, diminuindo seus efeitos.
– Fase 7: acompanhamento das ações especificadas. Todas as ações especificadas devem ser melhoradas, verificando se de fato estão sendo seguidas.
EXEMPLO DE RELATÓRIO DE ANÁLISE DE FALHAS
O relatório tem como objetivo identificar e analisar as falhas, para que possamos tomar providências para saná-las e nos precavermos de eventuais falhas futuras.
REFERÊNCIA
MARTINS, PETRÔNIO G.; LAUGENI. Fernando P. Administração da Produção. São Paulo : Saraiva, 5ª Ed., 2006.
1 comentário em “Como realizar a Análise de Falhas”
Como posso ter acesso a arquivo.
Que implantar processo de análise na empresa onde estou trabalhando