Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.
- Monise Carlahttps://blogdaqualidade.com.br/author/monise/
- Monise Carlahttps://blogdaqualidade.com.br/author/monise/
- Monise Carlahttps://blogdaqualidade.com.br/author/monise/
- Monise Carlahttps://blogdaqualidade.com.br/author/monise/
Se você trabalha com um Sistema de Gestão da Qualidade, provavelmente você tem contato com processos e procedimentos. O gerenciamento desses processos desde então, se tornou um desafio grande para os líderes, por vários motivos, aderência, cultura ou até resistência da equipe. Não existe um processo universal para gerenciar processos, mas lendo o blog do James Lawther, encontrei 5 dicas para te ajudar a ser um “Ninja do gerenciamento de processos”.1 – Encontre a Clareza do ObjetivoTodos os processos tem que ter um propósito, uma razão de existir. Isso cabe a qualquer coisa, seja pra vender algo, comprar um produto, fazer um parto, trocar a roda do carro, enfim. O que acontece é que raramente as pessoas sabem qual o propósito.
- Este processo é pra realizar a consulta de um cliente ou vender um produto?
- É um processo para produzir algo ou para manter a produção funcionando efetivamente?
- Estamos treinando pessoas para melhorar um processo ou corrigindo processos?
- Nós queremos construir centros de excelência
- Travamos guerras territoriais internas
- E queremos que nos respeitem como pessoas eficientes
- Dê feedback sobre seu desempenho
- Discuta maneiras de melhorar o processo
- Tolere falhas, aprenda com as pessoas
- Dê as ferramentas para melhorar seus processos
- Confesse e aceite que as coisas não estão bem e trabalhe em equipe para melhorar.
4 comentários em “Como ser um “Ninja” do Gerenciamento de Processos”
Muito Legal Monise! Compartilho desta ideia! Acredito que em primeiro lugar precisamos gerenciar pessoas. Dependemos delas e também somos humanos… rsrs! Quando temos uma equipe ao nosso lado, com os objetivos alinhados podemos alcançar objetivos antes impossíveis!
Equipes incríveis geram resultados incríveis! Estamos juntos! 😀