Blog da Qualidade

Competência e Qualidade: como capacitar talentos?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Valéria Fusco

Valéria Fusco

+ posts

Graduada em Gestão de Recursos Humanos e especialista em Gestão do Comportamento e da Interatividade em Organizações - sou do time Gente e Cultura da ForLogic. Meu desafio é desenvolver as pessoas em busca de Qualidade e da Excelência.

Em meu primeiro artigo aqui no blog da qualidade, quero esclarecer a relação entre competência e qualidade, e deixar uma dica em como capacitar talentos. Boa leitura!

Antes de tudo, o que é competência?

De acordo com Fleury & Fleury:

Definimos assim competência: um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

Em suma, avaliação por competência é um processo que reúne informações e evidências de desempenho e conhecimento de um colaborador, para avaliar suas aptidões profissionais. Ou seja, é quando identificamos as competências necessárias para desempenhar determinadas atividades, assim nos orientamos por elas para compreender se o colaborador as possui ou não, e como podemos orientá-lo em seu desenvolvimento.

Portanto, ressalto que há uma diferença entre avaliar o colaborador e competências, sendo essa uma sistemática do desempenho:

  • das atividades que ele exerce;
  • de suas metas;
  • dos resultados alcançados;
  • do seu potencial de desenvolvimento, ou seja, vai além do eficaz e ineficaz.

Assim, identificando o que ele realmente conhece e executa. É um processo que analisa ou estimula o valor, a excelência e as competências de uma pessoa e especialmente, qual sua contribuição para a empresa.

E o que competência tem a ver com Qualidade?

TUDO! Por exemplo no item 7.2 da NBR ISO 9001:2015, a norma traz sobre a necessidade de ter pessoas competentes para exercer os papeis, influenciando de forma positiva os resultados da organização e que cabe a Alta Direção oferecer oportunidades para as pessoas desenvolverem as competências necessárias.

De uma visão estratégica, para nós, que cuidamos e gerimos pessoas, precisamos capacitar talentos em três princípios chave, são elas competências:

  1. Conceituais: conhecimentos e domínio dos conceitos e metodologias que devem ser empregados na execução técnica;
  2. Técnicas: conhecimento das boas práticas e funcionalidades específicas para um bom desempenho em seu campo de atuação no trabalho;
  3. Interpessoais: habilidades de conseguir que os indivíduos se comuniquem e se correlacionem da forma mais adequada, além das atitudes e dos valores pessoais do colaborador avaliado.

Contudo ao aplicar os três princípios, as contratações, os treinamentos e as promoções na carreira, serão melhores avaliadas e conduzidas de maneira assertiva.

Facilitamos o seu desafio estratégico em capacitar talentos

Com nosso módulo de Avaliação por competência STAFF, conseguimos:

  • avaliar a aptidão do colaborador;
  • compilar as informações de cursos e treinamentos que ele já realizou;
  • Unir informações de cursos e treinamentos que ele ainda precisa realizar.

Enfim, o sistema gera um relatório de quais colaboradores estão aptos a assumir tal atividade, e quais conhecimentos são necessários serem desenvolvidos.

E aí? Vai ficar de fora dessa??

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!