Blog da Qualidade

Saindo da crise: vamos falar de compliance

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Precisamos sair da crise para entrar em compliance ou é o contrário?

Este é um post que inaugura aqui a saída da crise! Não, eu não tenho informações secretas que vou compartilhar, nem encontrei a cura para o vírus. A questão é que ficar falando disso simplesmente já deu!

Na página Gestão de Crise, ainda temos o conteúdo disponível e, de vez em quando, vamos lançar um artigo ou outro que aborda o tema, mas é hora de começarmos a sair da crise falando de temas que ajudam agora e depois que ela passar. Eu acredito que Compliance é um desses temas.

O que é Compliance?

Isso está na moda (ou pelo menos estava antes da pandemia), mas eu garanto que vai voltar com tudo. Na verdade, está voltando.

Compliance não tem uma tradução exata no português, vem do inglês: to comply. Significa cumprir, realizar, satisfazer algo. Basicamente agir de acordo com regras, ordem ou pedido. É possível usar a expressão “estar conforme”. É um termo muito conhecido na qualidade e eu penso que encaixa bem.

Lembrando que conformidade significa atendimento a requisitos, vejo como uma ótima alternativa. Mas como muita coisa no Brasil, o termo que pegou mesmo foi o estrangeiro: compliance.

Por que isso agora?

Se tem algo que não está sendo atendido hoje são: os requisitos. Por isso, falar sobre esse tema me parece uma ótima alternativa para iniciar o ciclo de voltar à normalidade cumprindo o esperado, entregando conformidade.

Gosto muito de temas relacionados à ética, moral e a sistemas de gestão. Compliance, é um tema que juntou tudo isso! 

Durante um momento difícil como esse, é possível ver como algumas empresas, líderes ou mesmo autoridades, simplesmente não mantém o seu Compliance.

Mas não vamos falar de pessoas, vamos falar de empresas e sistemas.

O compliance e as empresas

Uma empresa, um CNPJ, nada mais é que um conjunto de pessoas. Como gosto de dizer: um CNPJ é composto por um conjunto de CPFs. A empresa será tão boa quanto as pessoas que se reuniram em torno dela.

Para Compliance, funciona mais ou menos assim também, mas você não precisa contar com a boa vontade das pessoas, você pode estabelecer um programa de Compliance que guie a organização. Assim, teremos um conjunto de “regras claras” que evidencia quando alguém as cumpre ou não, e isso determina se elas devem ficar ou sair.

Essa prática diminui riscos, aumenta o cumprimento de requisitos internos e externos, e também aumenta a clareza do trabalho.

E o que isso tem a ver com qualidade?

Sim, nós temos normas para isso! inclusive normas específicas para Compliance nas organizações.

Nós temos a ISO 19600, Compliance management systems, e agora a 37301 – Sistema de gestão de Compliance, que está na versão DIS. Deve sair até o fim desse ano, ou início de 2021. E como estamos falando de cumprir requisitos e normas, tem tudo a ver com o sistema de gestão da qualidade!

Claro que temos também normas importantes que apoiam o Compliance como a 37001 Sistema de gestão antissuborno e a ISO 27001 que aborda segurança da informação. É possível dizer que toda norma que apoia a entrega de requisitos de alguma forma, apoia o Compliance. Entretanto, para estruturar o programa, teremos como norma de requisitos e na futura 37301. 

Por que compliance é tão importante agora?

Porque estamos passando por uma crise e temos como obrigação manter o compliance, nossos valores e propósito.

Se você não estava ligado nesse tema, não estava pensando em como isso impacta seu sistema de gestão, é bom começar a olhar. Acredito fortemente que esse vai ser um tema recorrente depois do momento que estamos vivendo.

Saiba que a ISO 37301, que está sendo criada, é totalmente aderente ao ANEXO SL, e pode ser integrado ao seu sistema de gestão com outras ISO’s.

Imagem do banner da nova página sobre gestão de riscos.

Sobre o autor (a)

6 comentários em “Saindo da crise: vamos falar de compliance”

  1. Sueli Penha Claro de Almeida

    Sensacional! Precisamos manter nossa ética, valores diante das crises e problemas externos que afetam o negócio da organização! E sempre que esse tipo de situação ocorre, a primeira coisa que acontece é o descumprimento das regras, dos requisitos, são simplesmente esquecidos e a qualidade é deixada de lado. Parabéns pela excelente análise. Sou super fã dos posts de vocês! Também sou auditora líder ISO 9001, formada em Letras (rsrs), atualmente faço MBA em Gestão de Processos Lean, pela FAAP e trabalho muito para disseminar a cultura da ISO 9001 na organização para qual trabalho!

    1. Muito legal Sueli!
      Que elogio bacana! Fico feliz que goste do nosso trabalho, e você tem razão, nos momentos de crise, é que as pessoas mostram o seu verdadeiro rosto.
      Tenho repetido isso: é muito mais fácil manter a integridade em mares calmos, mas é quando a “porca torce o rabo” que a gente vê, quem é quem!

      Grande abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!