Sou co-fundador da ForLogic, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO 9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.
As pessoas por mais eficientes que sejam, apresentam falhas, e isso é o que nos torna humanos, por esse motivo o uso de equipamentos tem sido mais comum. Desta forma, procuramos cada vez mais ferramentas eficientes e eficazes para utilizar nas linhas de produção e na prestação de serviços a fim de proporcionar confiabilidade.
Confiabilidade é a probabilidade que um sistema dê como resposta aquilo que se espera dele durante um determinado período de tempo e sobre certas condições. Quando nos referimos a sistema, estamos relacionando-o a equipamentos, componentes e também aos colaboradores da organização. Desta forma, sistemas confiáveis alcançarão resultados esperados.
EXEMPLO DE CONFIABILIDADE
Quando ligamos um equipamento esperamos que ele funcione. Desta forma, quanto mais vezes ele funcionar em relação ao número de tentativas, mais confiável ele será. Assim, se em 500 tentativas de ligarmos o equipamento ele funcionar 498 vezes, ele nos será confiável 99,6%.
QUALIDADE E CONFIABILIDADE
A confiabilidade faz parte das várias dimensões da qualidade, e sua procura tem levado as organizações investirem cada vez mais em novos recursos para gerar produtos e serviços que atendam aos requisitos da qualidade.
Cumprir metas e prazos de entrega é essencial para sermos competitivos. Quando se assume um compromisso com o cliente, o mesmo tem que ser cumprido para que não se perca a confiabilidade. Produtos precisam ser entregues nos prazos e em condições pré-especificadas e os serviços precisam ser prestados de maneira que o cliente perceba sua confiabilidade. Se o prazo de entrega de determinado produto não foi respeitado, perdeu-se a confiabilidade; se os aspectos apresentados na prestação do serviço foram enganosos, o mesmo acontecerá.
Quando perdemos a confiança do cliente perdemos também a oportunidade de conquistarmos novos mercados, pois seremos lembrados pelo produto ou serviço não confiável que oferecemos.
REFERÊNCIA
MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2ª ed., 2005.
3 comentários em “Confiabilidade”
Excelente tema, Meire!!!
Sugiro que seja mais aprofundado em futuros posts, se possível.
Obrigada pela sugestão Ronaldo! Mais adiante retomaremos o tema com maior profundidade.
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