Blog da Qualidade

Confiabilidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

As pessoas por mais eficientes que sejam, apresentam falhas, e isso é o que nos torna humanos, por esse motivo o uso de equipamentos tem sido mais comum. Desta forma, procuramos cada vez mais ferramentas eficientes e eficazes para utilizar nas linhas de produção e na prestação de serviços  a fim de proporcionar confiabilidade.
Confiabilidade é a probabilidade que um sistema dê como resposta aquilo que se espera dele durante um determinado período de tempo e sobre certas condições. Quando nos referimos a sistema, estamos relacionando-o a equipamentos, componentes e também aos colaboradores da organização. Desta forma, sistemas confiáveis alcançarão resultados esperados.

EXEMPLO DE CONFIABILIDADE

Quando ligamos um equipamento esperamos que ele funcione. Desta forma, quanto mais vezes ele funcionar em relação ao número de tentativas, mais confiável ele será. Assim, se em 500 tentativas de ligarmos o equipamento ele funcionar 498 vezes, ele nos será confiável 99,6%.

QUALIDADE E CONFIABILIDADE

A confiabilidade faz parte das várias dimensões da qualidade, e sua procura tem levado as organizações investirem cada vez mais em novos recursos para gerar produtos e serviços que atendam aos requisitos da qualidade.
Cumprir metas e prazos de entrega é essencial para sermos competitivos. Quando se assume um compromisso com o cliente, o mesmo tem que ser cumprido para que não se perca a confiabilidade. Produtos precisam ser entregues nos prazos e em condições  pré-especificadas e os serviços precisam ser prestados de maneira que o cliente perceba sua confiabilidade. Se o prazo de entrega de determinado produto não foi respeitado, perdeu-se a confiabilidade; se os aspectos apresentados na prestação do serviço foram enganosos, o mesmo acontecerá.
Quando perdemos a confiança do cliente perdemos também a oportunidade de conquistarmos novos mercados, pois seremos lembrados pelo produto ou serviço não confiável que oferecemos.

REFERÊNCIA

MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2ª ed., 2005.

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Confiabilidade”

  1. Pingback: A importância da Manutenção - BLOG GEDORE BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!