Sistemas de gestão

Controle da Qualidade Total (TQC – Total Quality Control)

Imprimir artigo

A sobrevivência das organizações está ligada diretamente a produtividade e a qualidade que a empresa desempenha, dentro de um mercado cada vez mais competitivo. Portanto, as empresas devem se atualizar e modernizar seus métodos tradicionais.

As empresas devem questionar, testar, verificar, modernizar e atualizar seus produtos e seu ciclo produtivo, os serviços oferecidos, o gerenciamento interno e associá-los aos níveis de qualidade atingidos, bem como compará-los a seus concorrentes.

A indústria brasileira vem se empenhando cada vez mais nesta direção, investindo em novos sistemas de gerenciamento e técnicas para melhorar a qualidade de seus produtos, permitindo desta forma, que alcancem certificações de qualidade segundo normas internacionais, recebendo prêmios nacionais de qualidade e garantindo a satisfação do cliente; conseguindo assim competir com o mercado externo.

Para que as empresas conquistem os níveis exigidos pelo mercado atual, devem reformular o sistema gerencial para que possam coordenar o uso das técnicas e ferramentas disponíveis e garantir as condições necessárias ao planejamento, controle e melhorias de cada um dos processos, alcançando desta forma resultados satisfatórios.

Da Qualidade de Produto para Qualidade Total

Outra questão muito importante diz respeito a definição de qualidade. Geralmente quando se fala em qualidade pensa-se imediatamente em índices de defeitos, refugo, prazos de entrega. Porém, todos esses aspectos estão ligados à qualidade dos produtos e não à qualidade total.

Apesar de todas as dificuldades, a adoção de um sistema de qualidade total como o TQC é fundamental para o crescimento da empresa e sua filosofia é totalmente viável.

Para que uma organização alcance os níveis de qualidade preconizados pelo TQC, deverá realizar uma transformação em seus processos administrativos, preparando-se desta forma, para absorver e incorporar as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas ocorridas em seu meio ambiente.

Dentro da filosofia do TQC, a qualidade não é apenas uma função de um único setor ou área, mas envolve uma série de etapas que necessita de um sistema que proporcione condições favoráveis ao seu constante aperfeiçoamento.

 

REFERÊNCIA

ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

CAMPUS, Vicente Falconi. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). São Paulo:Campus, 2009.

Wikipedia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_qualidade_total acesso em: 20/01/2013

 

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Takt time
← Post mais recente
Takt Time