Blog da Qualidade

Desdobramento da Função Qualidade (QFD)

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O Desdobramento de Função Qualidade ” QFD (Quality Function Deployment) ” surgiu na década de 70 no Japão, nos estaleiros da Mitsubishi, em Kobe, e começou a ser propagado no Ocidente no final da década de 80. Tem como objetivo garantir a qualidade dos produtos e serviços de acordo com os desejos dos consumidores.
Através desta técnica é possível descobrir e quantificar nas etapas do desenvolvimento do produto, os vários requisitos que vão de encontro às necessidades dos consumidores e, com isso, reduzir os custos e o tempo gasto no seu desenvolvimento.
O QFD possui relação direta com a voz do cliente, ou seja, identifica o que o cliente quer e como vai realizar, onde os objetivos genéricos são transformados em ações que envolvem o comprometimento de toda a equipe, além de identificar e diminuir possíveis problemas que poderão surgir no início da produção, o que gerará menos alterações no projeto e consequentemente a redução do tempo gasto no desenvolvimento do produto.
Temos que ter o cuidado de identificar todos os desejos dos clientes e não deixar de atender até mesmo aquele que parece ser óbvio, pois da mesma forma que seu atendimento não aumenta sua satisfação (por ser óbvio), o seu não atendimento poderá causar insatisfação. Já os objetivos simbólicos deverão ser identificados e analisados criteriosamente para podermos perceber “o que o cliente quer”.
O processo QFD é realizado através de matrizes que desdobram as necessidades dos clientes e os requisitos técnicos relacionados a ela. Seu formato semelhante a uma casa fez com que ficasse conhecido como “Casa da Qualidade”. É considerado no processo a “voz do cliente”, pois identifica “o que” o cliente deseja e “como” e “quanto” isso será realizado ou melhorado no processo ao menor custo possível.
Essa análise é feita através da correlação das variáveis daquilo que o cliente quer e daquelas que podem atender seus desejos.

MODELO DA MATRIZ QFD

EXEMPLO:


BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DO QFD

  • Foco no consumidor e concorrência;
  • Registro das informações;
  • Interpretações convergentes das especificações;
  • Redução do tempo de lançamento e reparos após o lançamento;
  • Seu formato visual ajuda a dar foco para a discussão da equipe de projeto;
  • Aumenta o comprometimento dos membros da equipe com as decisões tomadas, pois é parte dela;
  • Os membros da equipe desenvolvem uma compreensão comum sobre as decisões, suas razões e implicações.

O QFD permite a organização identificar as necessidades dos clientes através do estabelecimento do grau que essas necessidades serão atendidas, levando-se em conta o que o cliente quer e como faremos para atender suas necessidades.

REFERÊNCIA
RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

 

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Desdobramento da Função Qualidade (QFD)”

  1. Glaucio Rodrigues

    estou adentrando agora no assunto e achei um pouco abstrato o assunto por não ter uma aplicabilidade no exemplo, cheguei desconhecendo o assunto e sai da mesma forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!