Blog da Qualidade

WEBINAR AO VIVO
Dia 05 de Abril 10h00min

Dia mundial da Qualidade: Fazendo a Governança Operacional Valer a Pena!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Hoje é o Dia Mundial da Qualidade e o tema deste ano é “Fazendo a Governança Operacional valer a pena!”. A ideia principal do tema é melhorar a conexão entre a governança corporativa e governança operacional para que consigam ter uma comunicação mais fluída gerando um alinhamento maior entre a estratégia e a operação.O termo “Governança Operacional” é muito utilizado no âmbito da indústria, e está muito ligado com o aumento de eficiência, mas podemos entender como o nível tático da organização, ou seja, gerentes, líderes, coordenadores e todos os outros cargos que possuem uma equipe e precisam orientar de alguma forma. A “Governança Corporativa” é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas, podemos entender como o nível estratégico de uma organização.Se abrirmos a ISO 9001:2015 na Introdução, item 0.1 Generalidades, veremos a frase: “A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização”, ou seja, compete ao nível estratégico, entretanto, a execução dos processos, melhorias e mudanças também depende dos níveis tático e operacional. Um sistema de gestão de verdade consegue desdobrar decisões estratégicas para todos os níveis e isso só acontece com a ajuda do tático!Quando o tático consegue ter essa sinergia com a Alta Direção e atua sobre o operacional para trabalhar os processos e engajar o operacional, as organizações ganham velocidade e tornam-se mais inovadoras.O que temos feito para melhorar a comunicação entre os níveis estratégico, tático e operacional? Temos conseguido fazer as mudanças que gostaríamos em tempo hábil? O que temos feito para mudar isso? Veja os temas anteriores comentados pelos autores do Blog da Qualidade:[2013] Dia Mundial da Qualidade![2014] Dia mundial da Qualidade 2014: Construindo um mundo de Qualidade juntos[2015] Semana da Qualidade Referência:CQI – World Quality Day 

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Dia mundial da Qualidade: Fazendo a Governança Operacional Valer a Pena!”

  1. OLá Monise, Gostei de sua postagem, vejo que este tema abordado p, este ano se enquadra bem em nossa realidade, creio que na empresa que eu trabalho hoje é o nosso maior problema… a falta de comunicação entre a governança operacional e cooperativa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados