Blog da Qualidade

Principais dúvidas sobre a ISO 9001:2015

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Davidson Ramos

Davidson Ramos

+ posts

Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

No 1º trimestre desse ano, realizamos uma pesquisa no Blog da Qualidade para entender melhor como estava a transição para a norma ISO 9001:2015. Setembro é o prazo final de migração para as empresas já certificadas na versão 2008 da norma, e queríamos saber como elas estavam lidando com o processo e quais  as principais dúvidas sobre a ISO 9001:2015  dos profissionais da qualidade.

No post de hoje, gostaria de comentar 3 dados que a pesquisa revelou e que achei bastante interessantes.

64% das empresas fazem planejamento estratégico

Primeiro, acho interessante perceber que, ao inserir o contexto da organização nas diretrizes da 9001:2015, a ISO deu um primeiro (e importante) passo para orientar as organizações quanto ao pensamento de longo prazo e a definição da estratégia.

No Brasil, apesar de a Qualidade ter avançado muito nos últimos anos, ainda existem algumas empresas em que a Qualidade está só no certificado. Por outro lado, eu acredito que o planejamento estratégico é realizado quando as empresas querem melhorar e crescer, querem ser melhores no longo prazo e atenderem melhor seus clientes e partes interessadas.

Dessa forma, descobrir que mais da metade das empresas realizam planejamento estratégico (muitas delas desde antes de a revisão da 9001:2015) é interessante pois mostra que há essa preocupação em se planejar e pensar além do hoje, se esforçando para trilhar um caminho não só no curto prazo, mas também à médio e longo.

Isso chama atenção porque, para mim, também é Qualidade! Quando, por exemplo, pensamos em aumentar a satisfação do cliente, precisamos pensar no amanhã, em como podemos continuar atendendo as necessidades dele daqui 3, 5 ou 10 anos. E, o mais importante, eu acredito que isso tem a ver com realmente viver excelência, que é o que nós pregamos no blog, nos nossos canais de conteúdos e nos nossos produtos.

Muitas empresas estão em busca da 1ª certificação ISO 9001:2015

Outro dado interessante é que 373 empresas ainda não tinham se certificado na ISO 9001:2015 até o final do primeiro trimestre de 2018, 45% não eram certificadas na ISO 9001:2008, o que mostra certo crescimento na busca pela certificação.

Esse número é interessante porque mostra que há uma busca por melhoria de processos e pelo aumento da Qualidade no mercado. Além disso, é importante porque, mesmo em empresas cuja mentalidade de excelência ainda não é presente, não está incorporada nas pessoas, a implantação de um sistema de gestão dinâmico e adaptável como a ISO 9001:2015 gera grandes saltos no ganho de competências e nas discussões acerca de processos e melhorias.

Assim, pouco a pouco, as pessoas estão (ou irão) ganhando consciência a respeito das vantagens de focar na Gestão da Qualidade como forma de aumentar resultados e buscar excelência.

A Gestão de Riscos ainda é o maior desafio dos profissionais da Qualidade

A última pergunta da pesquisa pedia para que os entrevistados dissessem qual era a maior dúvida que eles tinham a respeito da ISO 9001:2015. Dentre as respostas, encontramos desde profissionais que afirmaram não ter dúvidas (o que mostra que há muita gente preparada e capacitada atuando nas empresas); até profissionais que afirmaram ter muitas dúvidas sobre a norma e que não conseguiram elencar apenas uma.

Porém, o que me chamou atenção é que mais uma vez a Gestão de Riscos foi o tema mais procurado: 18,84% das dúvidas estavam relacionadas a esse tema. A gestão de riscos é um dos itens que não estavam presentes na versão 2008 da norma. Se somarmos esse número ao das dúvidas relativas a outro novo item da norma, o contexto da organização (4,89%), veremos que quase 1/4 dos profissionais ainda tem dificuldades com requisitos novos da norma (que não estavam presentes na versão 2008). O que é preocupante, pois reflete um pouco da dificuldade que, no geral, empresas brasileiras têm para se adequar a mudanças e novos contextos.

Relatório baseado em dados:

Com uma amostragem total de 574 respostas, a pesquisa é bastante relevante e nos ajudou a entender melhor os desafios das pessoas em relação à transição da ISO 9001:2015. Além disso, nos ajudou a produzir 2 Qualicasts (conteúdos 100% em áudio) respondendo dúvidas sobre a nova versão da norma.

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Principais dúvidas sobre a ISO 9001:2015”

  1. Carolaine Moura

    Quando a uma empresa tem filiais e a sua matriz recebe a certificação ISO, essas filiais precisam passar por uma auditoria ou o certificado da matriz ja é valida para elas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados