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Engajando a alta direção na Qualidade

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Na quarta-feira da Semana da Qualidade 2022, dia 09 de novembro, tivemos um webinar com o tema “Engajando alta direção na qualidade e a participação das feras Monise Carla e Thais Araújo.  Confira um breve resumo do que rolou.

O maior desafio das organizações 

De acordo com uma prévia da Pesquisa Cenários da Qualidade 2022, em 53% das empresas, que responderam à pesquisa, a maior dificuldade das empresas está associada ao engajamento.  

A pesquisa já tem mais de 2000 participantes e o que nos surpreendeu é que, a maior queixa é sobre a falta de engajamento das pessoas. 

O que impede o engajamento da alta direção na qualidade? 

Antes de iniciar o tema, foi lançada a seguinte provocação aos participantes que estavam ao vivo: Na sua percepção, o que impede a alta gestão de engajar na qualidade? 

 E as respostas foram a seguintes: 

engajamento da alta direção
Imagem do Webinar: “Engajando a Alta Direção na Qualidade”

Entre as percepções retiradas dessa questão, os motivos que mais se repetiram foram: a “falta de conhecimento” e “comprometimento”. O que é preocupante pois, se a alta direção não tem conhecimento e comprometimento, como podemos esperar isso das equipes? Como engajar as equipes quando a alta direção, que é o espelho da organização, não está engajada? 

O que gera valor para a alta direção? 

Existem várias respostas a essa pergunta, mas o que mais se destaca é “aquilo que traz resultado”, pois as empresas precisam movimentar o mercado e obter lucro. 

Mas, existe uma falsa percepção de que a alta direção foca somente no lucro. Na maioria das vezes, não é exatamente isso, pois a atenção da direção vai além e devem estar sempre de olho na: 

  • Satisfação do cliente; 
  • Inovação dos produtos; 
  • Inovação dos processos; 
  • perenidade da empresa

Resumindo: todo gestor deve estar focado em gerar valor para o cliente. Consequentemente, eles estão de olho nos resultados. Lembrando que se não houver lucro, não há empresa. 

Portanto, o que gera valor para a alta gestão é tudo que gera valor para o cliente, e o que estiver relacionado a otimização de recursos. 

Então, antes de levar qualquer questão para a alta direção faça para si mesmo a seguinte pergunta: o que estou levando para a alta direção está contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa? 

Lembrando que o papel de todo líder é manter a perenidade da empresa, ou seja, estar sempre de olho na inovação dos produtos, serviços e demandas do mercado. 

Estratégia da Organização e o engajamento da alta direção na qualidade 

É preciso estar atento à visão da organização. Toda liderança está preocupada em construir resultados, como já foi dito. E, também, estes resultados estão diretamente relacionados à percepção do cliente. 

O que gera valor para a alta gestão é aquilo que gera valor para o cliente e produtividade para a organização. 

Tudo que esteja relacionado ao alcance do objetivo estratégico é do interesse da liderança, então a forma que um assunto é levado para liderança faz toda a diferença. Ou seja, nas interações com a liderança devemos deixar de lado a linguagem do “Qualitez” e falar a linguagem que eles entendem. 

Por exemplo, ao apresentar uma não conformidade com os requisitos das normas para sua liderança, pense em como essa informação será recebida. Ao invés de apresentar requisitos apresente os impactos positivo e negativos, e qual o benefício que a correção dessa NC ocasiona. 

Fica a sugestão: Assista o webinar na íntegra, e confira os detalhes e exemplos citados pelas especialistas:

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1 comentário em “Engajando a alta direção na Qualidade”

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