Gestão de processos

Erro de Paralaxe e a Solução de Problemas

Imprimir artigo

Há duas semanas estive conversando com um amigo, concorrente e parceiro comercial, e chegamos ao erro de paralaxe (que expliquei no post anterior). Entramos no assunto quando discutíamos sobre como solucionar problemas, e olhar as coisas de um novo ponto de vista. Isso foi algo que ficou na minha cabeça, e voltei para casa refletindo quantas vezes ao buscar a solução de um problema erramos por conta do erro de paralaxe.

Mas e qual é a relação do erro de paralaxe com a solução de problemas?

Quando algo ocorre demandando uma ação, muitas vezes olhamos para o problema do nosso ponto de vista, que pode apresentar os dados de forma distorcida por mais bem intencionados que estejamos. Basta olhar as imagens do post anterior, ou a figura 1 deste post, que a analogia fica clara. Ao analisar um problema e propor é preciso se reposicionar, ouvir outras pessoas, olhar para o problema de forma diferente, de preferência de frente, de forma neutra para que seja possível ver os dados exatamente como são.

Figura 1 – Pontos de vista diferentes, conclusões diferentes.

Por mais que pareça simples adotar essa postura, muitas vezes o cotidiano nos coloca em um ponto de vista parcial, e a rotina nos leva a assumir nossas verdades de forma instantânea antes de avaliar com calma as situações ou problemas com que nos deparamos.

Por isso, cuidado com o erro de paralaxe, quando for avaliar não conformidades, executar o PDCA ou MASP para solucionar algum problema, procure lembrar-se do que é o erro de paralaxe, e da importância de olhar por pontos de vista diferentes. Lembre-se  que ao olhar de um ângulo, o extintor precisava ser trocado, mas esse era só um ponto de vista, ainda que não fosse o ponto de vista real.

Se você não avaliar o problema com calma e de diferentes pontos de vista, você pode tomar a decisão errada.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Qualidade em Serviços