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Estratégias de Gestão: qual a diferença entre Planejamentos e Planos?

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Monise Carla

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Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Quando falamos de planejar, há vários tipos de planejamentos e termos que podem se confundir ou às vezes não são utilizados corretamente. No post de hoje vamos entender sobre como usar as Estratégias de Gestão, consequentemente os significados de Planejamento Estratégico, Planejamento da Qualidade, Plano da Qualidade e Plano de ação.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico está ligado a gestão da organização, relacionando onde se está com onde se quer chegar de acordo com as oscilações e oportunidades do mercado, ou seja, é um planejamento de longo prazo. Para elaboração de um Planejamento Estratégico fundamentado, o primeiro passo é fazer uma análise do ambiente em que está inserido, determinando exatamente qual a situação atual para depois definir missão e objetivo organizacional, delinear as estratégias, implementar e monitorá-las.

Planejamento da Qualidade

É um planejamento estratégico, só que com foco nos objetivos relacionados à qualidade e não à gestão da empresa de uma forma geral, ou seja, a determinação dos objetivos e requisitos para qualidade, integrando exigências para executar ações que estão relacionadas ao sistema da qualidade, abrangendo:

  • planejamento do produto: identificação, classificação e avaliação das características relacionadas à qualidade, definindo objetivos, requisitos da qualidade e restrições para o produto.
  • planejamento gerencial e operacional: preparação da aplicação do sistema da qualidade, envolvendo organização e programação das atividades.
  • preparação de planos da qualidade e identificação de ações para melhoria contínua.

Plano da Qualidade

É um documento que estabelece as práticas, recursos, cronograma e responsáveis das atividades relacionadas ao produto ou serviço em questão, contendo procedimentos adequados a cada etapa, isso inclui por exemplo:

  • recomendações para intervir ou somente acompanhar,
  • documentações que devem ser geradas,
  • critérios de avaliação ou de exclusão.

Geralmente, faz referência ao manual da qualidade que se deve aplicar.

Plano de Ação para Estratégias de Gestão

Quando se estabelece objetivos e metas, é de total importância planejar ações para se chegar a tal, definindo qual caminho que deve ser percorrido para o mesmo. Esse conjunto de atividades definidas são chamados planos de ações. Para elaborar Planos de Ação, a utilização do método 5w2h como ferramenta de gestão é extremamente necessária para garantir que o objetivo foi bem delineado, assim será definido Quem, Quando, Onde, Porque e Como será feita aquela ação.

Uma dica para fazer Planos de Ações de forma organizada é utilizando Forlogic Action.

Em um próximo post falaremos mais sobre Planejamentos e Ações. Até mais!

 

Artigo publicado originalmente no dia 26 de dezembro de 2013.

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5 comentários em “Estratégias de Gestão: qual a diferença entre Planejamentos e Planos?”

  1. Everton da Silva Paula

    Ótimo artigo, esclarecedor e organizado do macro para o micro. Bom material para quem está um pouco perdido com as definições.

  2. Carol Sanfelice

    Excelente artigo deixado aos integrantes da qualidade, a importância de cada um dentro da organização fará com que a mesma permaneça no mercado atingindo seus objetivos, e o sistema de gestão da qualidade definido e implementado dará maior confiabilidade no produto ou serviço entregue aos clientes.
    Costumo dizer que não conheço qualidade, mas reconheço quando a vejo!

  3. Monise, a exemplo dos demais artigos que você publica, a fundamentação e aplicabilidade são perfeitas. Temos visto e ouvido muito sobre esse tema, uma preocupação que me acompanha é a questão dos motivos pelo qual a Alta Administração investe em qualidade ou planejamento, creio que a causa a ser abraçada , estando bem estruturada e transparente, terá sucesso em sua implantação e implementação com o planejamento, planos de ação etc. Parabéns pelo artigo, parabéns pela sua constante contribuição, agregando valor e abrigando espaço para discussões e crescimento. Obrigado.

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