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Estrutura de Gerenciamento de Projetos: Conceitos e Definições

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Daiany Silva

Daiany Silva

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Líder de implantação MPS-BR e ISO:9001 no Grupo Forlogic. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR, e pós-graduada em Testes de Software pela UEL. Mais informações no Linkedin.

Como prometido no post Qualidade no Processo de Gerenciamento de Projetos, estou escrevendo para tentar passar um pouquinho do conteúdo absorvido para a certificação de gerente de projetos do PMI – Project Management Institute.
Vamos começar entendendo conceitos básicos:

O que é um projeto?

Pode parecer simples mas muitos confundem essa definição. Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único, ou seja um projeto deve sempre ter uma data inicial e final de planejamento.

Qual a diferença entre Operação e Projeto?

O trabalho operacional é o rotineiro, repetitivo e como dito anteriormente o trabalho em um projeto é único e temporário.
Por exemplo: o controle diário de apontamentos de horas gastas em suas atividades é uma operação, já que deve ser feita de maneira repetitiva, e não gera um produto, serviço ou resultado único, já se lhe pedirem para corrigir um erro, você terá um prazo inicial e final para conseguir resolve-lo e o resultado será a correção do erro, portanto, caracteriza um projeto.

O que é o Gerenciamento de Projetos?

É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O PMI divide o gerenciamento de projetos em grupos de processos e áreas de conhecimento. Os grupos de processos são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. As áreas de conhecimento são: Gerenciamento da Integração, Escopo, do Tempo, dos Custos, da Qualidade, dos Recursos Humanos, das Comunicações, dos Riscos, das Aquisições e das Partes Interessadas.

O que é um Programa?

Um programa é um grupo de projetos relacionados, esse agrupamento tem a intenção de gerencia-los de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem tradados de maneira individual.
Por exemplo:   Programa Fome Zero, neste exemplo, podem ser necessários dezenas de projetos, tais como: mapear as condições sociais do local, mapear as competências e a cultura local, etc. Mas todas essas iniciativas só funcionam se forem coordenadas e administradas de forma conjunta. Isoladamente, provavelmente jamais irão gerar os benefícios definidos para o programa.

 O que é um Portfólio?

É o gerenciamento que inclui identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, para atingir objetivos de negócios estratégicos específicos. Combinar os projetos, programas e operações em um ou mais portfólios ajuda a otimizar o uso dos recursos, melhora os benefícios à organização e reduz os riscos.

O que é um escritório de Projetos?

Um escritório de Projetos ou PMO – Project Management Office, é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. Serve como um guia para direcionar as demais práticas organizacionais citadas anteriormente. Trata-se de uma estrutura que mantém a organização como um todo concentrada na estratégia geral.

OPM3

É um modelo de maturidade organizacional de gerenciamento de projetos PMI que aplica todos os conceitos citados nesse post. Esse modelo foi elaborado para ajudar as organizações a determinarem seu nível de maturidade em gerenciamento de projetos.
O post de hoje foi escrito com a intenção de apresentar conceitos básicos e abrir caminhos para os grupos de processos e as áreas de conhecimentos do PMI, que serão apresentados em breve. Aguardem, tem muito conteúdo pela frente!

Referências
Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos: Guia do PMBOK , 5a. edição, 2011, PMI
PMP Rita Mulcahy  8º Edição
Curso de preparação para certificação EUAX

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