Coordenador de Atendimento ao Cliente na ForLogic Software, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Em um cenário em que empresas disputam de maneira cada vez mais acirrada a preferência de um mesmo cliente, a qualidade no atendimento se tornou fundamental. Obviamente, atender bem é caro e demanda tempo, porém, é muito mais caro perder um cliente e ter que conquistar um novo.
Um bom atendimento vai muito além de ser bem-educado e entendendo isso, percebe-se que ser honesto e tratar bem os clientes não é um diferencial, é o requisito mínimo para um bom serviço de atendimento, portanto, atender o cliente com qualidade significa superar as expectativas dele.
Atender é servir, e é de grande importância que os colaboradores do setor de atendimento comprem essa ideia. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são convertidos em satisfação e fidelização.
Deve estar claro para a equipe que seu objetivo é superar o constante desafio de resolver os problemas dos clientes, e que o melhor está sempre no futuro, porque sempre existirá uma maneira ainda melhor de atender aos seus clientes.
O atendimento precisa ter simpatia e empatia, ou seja, o atendente deve ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo e colocar-se no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo e servi-lo.
Outro fator importante é que o atendente seja seguro, claro, objetivo, transparente e principalmente não transmita incerteza. Nem sempre falar mais significa passar mais informação, o atendimento é o reflexo de sua empresa, e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem da sua equipe acaba sendo prejudicada.
Um bom atendimento é pautado pelo tratamento profissional empreendido ao cliente. No entanto, não pode-se confundir profissionalismo com “robotismo”. A linguagem empregada deve ser adequada ao cliente, com um vocabulário simples e claro. Não utilize palavras difíceis ou termos técnicos para pessoas com menor grau de conhecimento sobre o assunto em questão.
Por fim, acompanhe o cliente até que o problema seja resolvido. Verifique e garanta que o cliente não tenha ainda mais problemas. Investir na fidelização do cliente junto da sua empresa é uma ótima forma de reduzir os custos com publicidade.
Segundo Cockerell “As melhores empresas pensam como atletas campeões, grandes artistas e inventores visionários: eles nunca param de buscar maneiras de melhorar“. E Lembre-se, pode ser que sua empresa não perca clientes por causa dos concorrentes, mas sim por causa do mal atendimento que você mesmo presta a eles.
Referências:
CURSO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE
AUTOR: João Abdalla Consultor – Sebrae-SP
“A Magia do Atendimento” – Lee Cockerell
13 comentários em “Excelência no Atendimento ao Cliente”
Parabéns Fábio Francisco ótimo trabalho continue sempre assim
Parabéns Fábio, você é o cara!!!
Muito consistente seu artigo Fábio! Temos que aplicar essa excelência em tudo que fazemos, pois tudo, direta ou indiretamente, interfere no cliente. Parabéns pela análise, abraço.
Ótimo artigo! O bom atendimento é fundamental para fidelizar e manter uma boa reputação do seu site. É claro que tem sempre alguns clientes que nunca vão ficar satisfeitos, mas ainda sim é muito importante ter um bom atendimento.
No mercado atual, toda empresa precisa ouvir seus clientes, fazer pesquisas de satisfação constantemente e estar presente. Buscar resolver os problemas é importante, mas acima de tudo fazer o certo na primeira vez. O desafio é darmos o melhor atendimento, e surpreender aos clientes, fazendo mais do que o esperado. Equipe engajada e boa comunicação são fundamentais. Liliane Redona
mermão heee boy pode crerrr
Hoje e sempre, temos que saber das nossas responsabilidades como prestador de serviços à população, já que o cliente é a alma do negócio, por que não valorizarmos a presença de cada um. Gostei do artigo, meus parabéns meu caro.
Excelente.. vou compartilhar!! grato.
Top,
Excelente Fábio! O relacionamento com cliente é um diferencial,mas gostar do que faz te leva a servir com espontaneidade e uma postura positiva com certeza vai agradar seu cliente.