Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!
A diferença entre Garantia da Qualidade (GQ) e Controle de Qualidade (QG) nem sempre está clara para todos os profissionais. Para ser sincero, se a Qualidade estiver realmente enraizada na empresa, essa falta de conhecimento pode não prejudicar o dia a dia.
As rotinas que tanto conhecemos (tratar NCs, analisar riscos, avaliar fornecedores, atualizar documentos, etc) vão continuar acontecendo. Entretanto, esse assunto é importante pois, quando pensamos nos requisitos do sistema de gestão e nas decisões a longo prazo, a coisa muda de figura.
Até mesmo o direcionamento que daremos às atividades rotineiras pode mudar. É como tentar alcançar um objetivo sem saber qual objetivo é esse. Ficaremos sempre definindo ações sem saber ao certo qual deve ser o foco delas. Por isso é importante saber exatamente se estamos atuando na Garantia da Qualidade ou no Controle de Qualidade.
Semelhanças entre Garantia da Qualidade e Controle de Qualidade
Tanto a Garantia da Qualidade quanto o Controle de Qualidade são áreas de atuação da Gestão da Qualidade e contém atividades e rotinas específicas. Assim, em muitos momentos, acabam se misturando e as informações obtidas, por exemplo, no CQ são utilizados pela GQ e vice-versa.
Também é importante dizer que ambos os conceitos estão relacionados ao objetivo mor da qualidade: cumprir requisitos. Assim, também fica mais fácil entender por que há certa confusão sobre o assunto. Então, vejamos cada um deles:
Garantia da Qualidade
A Garantia da qualidade, segundo a ISO 9000:2015, pode ser entendida como:
3.3.6
garantia da qualidade
parte da gestão da qualidade (3.3.4) focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade (3.6.5) serão atendidos
Reparem que, nessa definição, temos o verbo futuro “serão”. Isso significa que a Garantia da Qualidade atua para garantir que os processos estão organizados de forma a entregar aquilo que foi planejado.
Além disso, os processos que envolvem a garantia da qualidade também visam assegurar que “aquilo que foi planejado” sejam os requisitos do cliente. E isso significa atender às suas necessidades e expectativas e estar conforme ao que combinado com o cliente.
A Garantia da Qualidade tem foco nos processos e prevenir que os erros, falhas ou defeitos aconteçam. Por isso, atua, por exemplo, no mapeamento de processos, na tratativa de não conformidades e na análise de riscos.
Controle de Qualidade
Já o controle de Qualidade é definido pela ISO 9000:2015 como:
3.3.7
controle de qualidade
parte da gestão da qualidade (3.3.4) focada no atendimento dos requisitos da qualidade (3.6.5)
Perceba que o verbo “serão” desapareceu. Isso acontece porque, aqui, o foco está no produto e nas saídas como um todo, e não no processo em si. Assim, o Controle de Qualidade atua sobre as entregas, verificando se o produto final atende aos requisitos estabelecidos pelo processo e pelo cliente.
O objetivo do Controle de Qualidade é identificar defeitos, erros e falhas no produto, impedindo que isso chegue ao cliente. Não há mudança ou análise do processo durante o Controle de Qualidade, apenas nas saídas do processo e no produto.
Sintetizando, o controle de qualidade tem foco no produto e não saídas dos processos e visa identificar não conformidades nas entregas. Assim, atuará, por exemplo, com inspeção, testes e verificações.
Qual deve ser o meu foco: Garantia da Qualidade ou Controle de Qualidade?
Historicamente, o controle da Qualidade surgiu primeiro (por volta de 1920). Nessa época a competitividade não era tão voraz e era mais importante produzir muito do que produzir bem.
A Garantia da Qualidade surge depois (por volta de 1950), fruto de muita reflexão sobre os sistemas de produção, aumento da competitividade e da necessidade de atender melhor o cliente.
Atualmente, eu diria que seu foco precisa refletir o contexto atual da sua empresa. Ambas as vertentes da Gestão da Qualidade podem ser úteis para vocês. Entretanto, se pensarmos no Zero Defeitos (tema do artigo anterior) e entendermos que o Controle de Qualidade só existe porque, no momento, a Garantia da Qualidade é falha, é mais fácil entender onde focar.
O controle de qualidade é um processo reativo, que visa consertar o que deu errado; a garantia é proativa, visa garantir que nada saia errado. O que é melhor: “fazer certo da primeira vez ou consertar os defeitos?”. (o Crosby acredita na primeira opção, haha)
O Controle da Qualidade deve existir enquanto os processos ainda produzirem falhas e incertezas. A partir do momento (para muitos utópico, mas essa é outra discussão, hehe) que a Garantia da Qualidade conseguir assegurar um processo 100% seguro, o Controle da Qualidade vai, impreterivelmente, ficar a moscas de desaparecer.
8 comentários em “Garantia da Qualidade ou Controle de Qualidade: qual é o seu foco?”
Gostaria de esclarecer uma dúvida, não achei um post para perguntar sobre.
No caso de um POP de Amostragem (Fábrica de Correlatos para Saúde- Bobinas de Papel para Eletrocardigrama), é necessário Inspecionar 100 % do processo do lote (que compreende: Corte do papel, impressão no papel, bobinamento deste papel, embalagem e rotulagem)??
Obrigada.
Excelente artigo!
Parabéns por exclarecer essas diferenças entre uma vertente e outra com tanta didática!
Show!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Pingback: 4 Gurus da Qualidade e suas grandes contribuições para o mundo da Qualidade - Blog QMS Brasil
Parabens pelo artigo bem interessante! Eu nunca vi projeto deste ângulo. Agora penso mais sobre este assunto, com a certeza! Queria somente mencionar que para obter mais qualiade ou seja, mais foco no projeto, pode ser utilizando as ferramentas digitais. Nunca tentei, mas acredito que Voces tem mais experiencia e muitas dicas sobre por exemplo kanbantool.com/pt. Ouvi que kanban realmente muda perspectiva de projeto e facilita tudo. Obrigada mais uma vez e desejo saude!
Olá Ana,
Fico feliz que tenha gostado, e sim o uso de tecnologia é muito importante.
Inclusive indico o Qualiex, no módulo Planos por exemplo, após registrar o projeto, nomear responsáveis pelas ações cada um receberá um aviso por e-mail sobre as ações que deve promover.
E eles podem, ainda, visualizar o andamento das ações no modelo Kanban
olá boa tarde, estou começando agora a atuar na área de qualidade. Achei esse artigo muito interessante e amplo. Porém a minha dificuldade maior é a simplificação de processos. acho que muita informação de uma só vez acaba atrapalhando. De início o que indica para focar e vê como prioridade, somente para ter uma base melhor de trabalho.
Desde já agradeço a atenção
Oi Flavia, tudo bem com você?
Sou Rodolfo Paludeto, CEO da Saber Gestão e tenho uma sugestão para que consiga direcionar seu entendimento conforme solicitou.
Temos uma trilha de formação para o profissional da qualidade que contempla toda a base de entendimento, mas também muita metodologia e ferramentas para que consiga colocar em prática imediatamente.
Caso tenha interesse, estou a disposição para te apresentar com mais detalhes.
Pingback: 4 Gurus da Qualidade e suas grandes contribuições para o mundo da Qualidade | QMS Brasil