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Gestão do Conhecimento

gestão do conhecimento
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Muito se fala sobre gestão do conhecimento, é um tema interessante e fundamental para as empresas hoje,  para esse primeiro post sobre o assunto vamos apresentar o que é a GC, e como os tipos de conhecimento podem ser caracterizados.

Uma coisa importante aqui do blog da qualidade é manter uma relação direta com a gestão da qualidade, seja falando de ferramentas, práticas, políticas, sistemas ou cultura da qualidade, o tema deve envolver diretamente a qualidade. Então por que falar de gestão do conhecimento aqui? Porque a gestão do conhecimento está totalmente ligada à qualidade.

Logo que iniciei minha vida profissional, me deparei com literaturas famosas da área meio que por acaso, e me interessei muito pelo assunto, como Davenport e Prusak, Nonaka e Takeuchi, Terra além de outros.

Mas o que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento ou simplesmente GC, diz respeito diretamente a troca de conhecimento e aprendizagem organizacional, é um tema extenso, e não vai ser nesse post que você será um expert no assunto, o objetivo aqui é apresentar como GC como algo familiar e sem mística.  Uma citação amplamente aceita é a de Davenport e Prusak (1998):

“O conhecimento é definido como sendo uma mistura fluida de experiência condensada, valores e informação contextual, que proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos colaboradores. O conhecimento organizacional é o conhecimento tácito e explícito de cada organização”

A gestão do conhecimento está diretamente relacionada com o que o indivíduo sabe e como ele compartilha esse conhecimento, seja ele tácito ou explícito. Mas o que são esses tipos de conhecimento?

Tipos de conhecimento

Para esse primeiro post, vamos apresentar os tipos de conhecimento que podem ser caracterizados de duas formas: tácito e explícito. Levando para a realidade de uma organização, vamos entender essa separação:

O conhecimento explícito está distribuído por instruções, manuais, normas, políticas e murais. É o conhecimento mais palpável, o mais acessível uma vez que podemos identificá-lo e classificá-lo de forma clara e simples, por esse motivo ele está amplamente difundido dentro das organizações e é fundamental que uma empresa tenha explicitado seus principais conhecimentos.

O conhecimento tácito está guardado com as pessoas, é o conhecimento que cada colaborador da empresa trás consigo, é extremamente pessoal, uma vez que além do aprendizado que a pessoa teve do conhecimento em questão, agrega também sua experiência, impressões, e opiniões. O conhecimento tácito é mais difícil de ser “visto” uma vez que está na cabeça do colaborador, mas é de fundamental importância para empresa, uma vez que a experiência, não pode ser adicionada a um procedimento por exemplo.

Tanto o conhecimento explícito quanto o tácito são importantes,  mas os desafios maiores segundo a literatura atual estão na gestão do conhecimento tácito, e em como é possível sistematizar esse compartilhamento, mas isso é tema para outro post.

Apenas o início

Agora que você já sabe o que é a GC e os tipos de conhecimento já pode avaliar aí na sua empresa como o conhecimento é disseminado e compartilhado.

Como o tema é extenso, complexo e interessante, ainda teremos muito para tratar sobre gestão do conhecimento. Este é o primeiro post de muitos onde falaremos das conversões de conhecimento, aprendizagem organizacional, dimensões do conhecimento, GC na prática, relação da gestão do conhecimento com a gestão da qualidade, espiral do conhecimento entre diversos outros.

 * Nota: Este post foi publicado originalmente no dia 27 de Junho de 2012.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008.

 

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