,

Blog da Qualidade

Gestão do Conhecimento

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

Website | + posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!

Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente.

Muito se fala sobre gestão do conhecimento, é um tema interessante e fundamental para as empresas hoje,  para esse primeiro post sobre o assunto vamos apresentar o que é a GC, e como os tipos de conhecimento podem ser caracterizados.

Uma coisa importante aqui do blog da qualidade é manter uma relação direta com a gestão da qualidade, seja falando de ferramentas, práticas, políticas, sistemas ou cultura da qualidade, o tema deve envolver diretamente a qualidade. Então por que falar de gestão do conhecimento aqui? Porque a gestão do conhecimento está totalmente ligada à qualidade.

anuncio-qualiex-documentos-1200x300-2-0

Logo que iniciei minha vida profissional, me deparei com literaturas famosas da área meio que por acaso, e me interessei muito pelo assunto, como Davenport e Prusak, Nonaka e Takeuchi, Terra além de outros.

Mas o que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento ou simplesmente GC, diz respeito diretamente a troca de conhecimento e aprendizagem organizacional, é um tema extenso, e não vai ser nesse post que você será um expert no assunto, o objetivo aqui é apresentar como GC como algo familiar e sem mística.  Uma citação amplamente aceita é a de Davenport e Prusak (1998):

“O conhecimento é definido como sendo uma mistura fluida de experiência condensada, valores e informação contextual, que proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos colaboradores. O conhecimento organizacional é o conhecimento tácito e explícito de cada organização”

A gestão do conhecimento está diretamente relacionada com o que o indivíduo sabe e como ele compartilha esse conhecimento, seja ele tácito ou explícito. Mas o que são esses tipos de conhecimento?

Tipos de conhecimento

Para esse primeiro post, vamos apresentar os tipos de conhecimento que podem ser caracterizados de duas formas: tácito e explícito. Levando para a realidade de uma organização, vamos entender essa separação:

O conhecimento explícito está distribuído por instruções, manuais, normas, políticas e murais. É o conhecimento mais palpável, o mais acessível uma vez que podemos identificá-lo e classificá-lo de forma clara e simples, por esse motivo ele está amplamente difundido dentro das organizações e é fundamental que uma empresa tenha explicitado seus principais conhecimentos.

O conhecimento tácito está guardado com as pessoas, é o conhecimento que cada colaborador da empresa trás consigo, é extremamente pessoal, uma vez que além do aprendizado que a pessoa teve do conhecimento em questão, agrega também sua experiência, impressões, e opiniões. O conhecimento tácito é mais difícil de ser “visto” uma vez que está na cabeça do colaborador, mas é de fundamental importância para empresa, uma vez que a experiência, não pode ser adicionada a um procedimento por exemplo.

Tanto o conhecimento explícito quanto o tácito são importantes,  mas os desafios maiores segundo a literatura atual estão na gestão do conhecimento tácito, e em como é possível sistematizar esse compartilhamento, mas isso é tema para outro post.

Apenas o início

Agora que você já sabe o que é a GC e os tipos de conhecimento já pode avaliar aí na sua empresa como o conhecimento é disseminado e compartilhado.

Como o tema é extenso, complexo e interessante, ainda teremos muito para tratar sobre gestão do conhecimento. Este é o primeiro post de muitos onde falaremos das conversões de conhecimento, aprendizagem organizacional, dimensões do conhecimento, GC na prática, relação da gestão do conhecimento com a gestão da qualidade, espiral do conhecimento entre diversos outros.

 * Nota: Este post foi publicado originalmente no dia 27 de Junho de 2012.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008.

 

Sobre o autor (a)

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Software para gestão da qualidade

Próximo evento Forlogic!

Conheça nossos canais

Conheça o que CEOs e especialista nos assunto estão fazendo para desenvolver as estratégias de suas empresas

Planejamento Estratégico | Transmitido ao vivo em 21 de jan. de 2021

Qualicast - O Podcast da QUALIDADE

21 de Setembro de 2021
Gestão de Documentos para Sua Empresa