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Gurus da Qualidade: Walter Shewhart

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Davidson Ramos

Davidson Ramos

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Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

Os Gurus da Qualidade são pessoas que influenciaram a Gestão da Qualidade que conhecemos hoje com suas experiências e estudos, e influenciaram milhares de gestores a buscar a excelência na gestão. Por esse motivo, iremos iniciar aqui no blog uma série de posts intitulada Gurus da Qualidade, que irá apresentar a você os nomes e a história da Qualidade através dos tempos. Para iniciar a nossa série, vamos falar de um dos mais importantes nomes da Qualidade, Walter Shewhart!

Quem foi Shewhart

Walter Andrew Shewhart nasceu em 18 de março de 1891, nos Estados Unidos, se formou em Física pela Universidade de Illinois, estado em que nasceu e, mais tarde, em 1917, obteve seu Ph.D. pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Shewhart trabalhou por 6 anos na Western Electric Company, depois foi para uma filial da empresa, a Bell Telephones, onde permaneceu até sua aposentadoria. Ele também lecionou por alguns curtos períodos de tempo nas universidades em que estudou, a Universidade de Illinois e a Universidade da Califórnia.

Shewhart também teve importante participação em diversos órgãos governamentais, destacando seu papel como consultor para o departamento de guerra dos EUA, e pelas consultorias realizadas para a ONU e para o governo da Índia.

Por mais de 20 anos, Shewhart serviu como o primeiro editor da Mathematical Statistics Series. Além disso, foi colaborador de diversas instituições ligadas à estatística e/ou à matemática, entre elas:

  • Instituto Internacional de Estatística;
  • Sociedade Estatística Real da Inglaterra;
  • Associação Estatística de Calcutá;
  • Instituto de Estatística Matemática;
  • Associação Americana para o Avanço da Ciência;
  • Associação Americana de Estatística;
  • Sociedade Econométrica;
  • Instituto Internacional de Estatística;
  • Academia de Ciências de Nova York;
  • Sociedade Americana da Qualidade (ASQ).

Como Shewhart contribuiu para Qualidade?

A maior contribuição de Shewhart para a Qualidade foi a introdução da estatística aos processos de garantia da qualidade. Antes dele, a Qualidade nas indústrias consistia basicamente em monitorar/inspecionar o produto final, visando assegurar que não havia algum defeito ou problema.

Com a introdução das Cartas de Controle propostas por Shewhart, foi possível aplicar métodos de prevenção para garantir que a qualidade do produto durante o processo de produção, não mais monitorando as saídas depois da produção, mas impedindo a produção de produtos defeituosos.

PDCA ou “Ciclo de Shewhart”

Shewhart também desenvolveu o PDCA, uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento da Melhoria Continua. Sua utilização continuada e cíclica permite concretizar a padronização das ações e a resolução de problemas, gerando constantes melhorias na gestão.

C.E.P. – Controle Estatístico de Processos

Shewhart desenvolveu um método amplamente utilizado até hoje: o C.E.P. – Controle Estatístico de Processos. Considerado uma das 7 ferramentas da Qualidade, o CEP visa monitorar os processos envolvidos antes que uma saída se torne defeituosa. Tornando possível eliminar as causas raízes e reduzindo o número de reincidências nas não conformidades.

A Carta de Controle, instrumento que tornou possível o CEP, foi apresentada por Shewhart a seus superiores em um memorando de 1 página. No memorando, ele descrevia os princípios da Carta e apresentava um exemplo do gráfico. Esse documento é mantido até hoje pela ASQ (American Society of Quality) e é considerado um documento histórico da qualidade.

Shewhart foi fundamental para que se pudesse encarar a qualidade como um processo completo, que não ocorre apenas na hora de monitorar as saídas. Ele provou que era possível analisar a produção como um todo, visando corrigir os problemas durante os processos e não somente descartando produtos defeituosos ao final do clico.

Mais que isso, Shewhart criou um método preciso para determinar as causas das não conformidades, utilizando fórmulas concretas para demonstrar isso por meio da estatística e dos números.

Os trabalhos de Shewhart também contribuíram para pesquisas futuras de diversos outros estudiosos, como Deming, Jennet, Grant e Dudding, permitindo grandes avanços na produção em todo o mundo.

Sobre o autor (a)

14 comentários em “Gurus da Qualidade: Walter Shewhart”

  1. Douglas Pitta

    A Synttsserv Soluções afirma que qualidade na prestação de serviços é obrigação.
    Quantas e quantas vezes vemos empresas… vender, publicar, divulgar que possuem produtos ou serviços prestam, tem ou são de qualidade.
    A grande maioria das empresas deveriam rever e repensar, fazendo ampla análise se a empresa que diz ter qualidade, vende que tem qualidade, consultar a quantidade de anos de existência da organização X quantidade de acidentes, versos (X) quantidade de quase acidentes,versos ( X) quantidades de reclamações, versos ( X ) clientes atendidos e satisfeitos, versos (X) clientes arrependidos, versos (X) produtividade que foi vendida e entregue, versos ( X) eficiência e ou expertise que foi lhe vendida foi entregue ou prestada em serviço.
    Você já parou para pensar, pois grande parte da Europa, algumas empresas americanas e Japão já faz esta análise.
    Que grande peneira teríamos!!!
    Talvez iriamos desqualificar umas quantas, ou sobrariam apenas 1 / 2 ou não teríamos… fornecedor. Talvez o maior desafio seria procurar no Brasil empresas que prezassem pela qualidade superior.
    Na década de 90, início do processo de globalização, novos entrantes e principalmente o avanço da tecnologia celular e internet, muitas pessoas se acostumaram ouvir que empresa tal tinha qualidade, acabou por ganhar mercado, hoje se estabilizaram, outras se acomodaram e outras continuam inovando, se atualizando e diversificando seja ela em produtos e serviços, porém outras dentro do processo global, livre mercado, concorrentes, perderam a credibilidade, outros perderam a carteira, e outros perderam espaço.
    Mas o que mais importa mesmo é o que vamos lhe posicionar agora
    O que estamos querendo dizer, que qualidade é obrigação, qualidade não é diferencial, qualidade não é inovação, qualidade não é vantagem muito menos sinônimo de argumentação para cobrar preço mais alto, qualidade não é preço alto, ou justificar valores acima do mercado.
    Muitos estudiosos da publicidade descobriram a palavra e acham que a palavra qualidade é a chave do sucesso. Muitos narram que qualidade abrem portas.
    Se soubessem que o que abre portas é segurança nas operações, máquinas em condições de trabalho, equipamentos que recebem manutenção preventiva, equipes prontas para atender, credibilidade, cobrar o que está no contrato e entregar o que vendem ou comercializam, conhecimento no produto ou no serviço, expertise em gerar valor agregado ou uma redução de custo real e ou tangível ao cliente, o que abre portas é o comprometimento e dedicação, talvez se soubessem disto, teriam mais sucesso.
    Tem pessoas que generalizam é dizem que qualidade é tudo, qualidade não é ser eficiente, qualidade não é ser produtivo ou ter maior produtividade, qualidade é resultado de assertividade, outros dizem que qualidade é um conjunto de coisas. Tem pessoas que dizem que qualidade é ter sorte.
    Tem pessoas que acham que as melhores empresas também vivem de sorte, mas não fazem questão de reconhecer ou entender se a mesma faz boa gestão, realiza planejamento, possui política e adota estratégias…. ou cria processos para garantir a qualidade seja em seus produtos ou serviços.
    Muitos acham também que não precisa dominar nada, não precisam investir muito, precisam ensinar apenas o necessário, funcionário bom é aquele que não dá opinião, não diverge, funcionário estrela é aquele que entra mudo, sai calado, você acredita que tem empresa que não conversa com sua área comercial para saber como está o mercado, não tem diálogo, não se comunica entre setores muito menos com outras áreas, não procura entender a necessidade do cliente e muito menos solucionar, mas tem nome ou fez seu nome, faz propaganda, bota seus equipamentos a rodar, faz o cliente pagar a conta, muitos pagam, ficam felizes da vida, mas não se questionam se realmente se aquilo que estão contratando realmente tem qualidade.
    Será que é pelo carnaval que contratamos, ou porque moramos no país do carnaval.
    Será que diariamente aquilo que estamos comprando, consumindo ou contratando tem qualidade?

    Nos acostumamos muito mais com a falta de qualidade, no atendimento, na operação, na entrega, no produto, mesmo sendo tangível, notamos quando o mesmo difere em alguns aspectos e no serviço, mesmo sendo intangível, após a contratação, baseada nas nossas experiências e vivência, conseguimos facilmente mediante análise, avaliar se tal empresa tem qualidade na prestação de serviço, conhece, tem a expertise e experiência, é habilitada para tal necessidade.
    Qualidade para muitos é fazer certo desde a primeira vez, mas o mais correto conceito, talvez seriam melhores, naquilo que se propõem a fazer; é saber fazer e realizar ou executar certo sempre do início ao fim.
    Qualidade não é querer ser perfeito em tudo. Qualidade não é excelência.
    Qualidade é uma coisa;
    Qualidade superior é outro conceito.
    Excelência é um andar superior;
    Muitas querem alcançar a qualidade na entrega, outras no início, outras só no término outras então só no final. Umas alcançam no início, mas no meio do processo ou entrega, se perdem, ou se acham no meio pro final, outras só no final. Outras iniciam errado e terminam errado. Outras começam certo e desviam o foco, logo no começo e ficam se questionando porque fomos trocados, porque fomos substituídos, porque perdemos o contrato. Outras não fazem questão de saber, para onde o vento sopra é pra onde vamos, e se o vento parar, remam, remam até encontrar outro vento que sopre, sem direção, se hoje estão indo pro Norte e amanhã o vento soprar a leste, pega o vento mais forte, vai mais rápido… ou o contrato tem valor maior, mas esquece de entregar. Quem contrata sabe do que estamos falando.
    Para nós da Synttsserv Soluções, qualidade começa no planejamento, qualidade começa muito antes do atendimento, qualidade inicia antes do início do planejamento do processo, antes da concepção de apenas prestar serviço ou locar máquinas e equipamentos, isto muda e muda tudo. Sabe porque muda e muda muito; pois a preocupação vai além de fazer certo desde a primeira vez, ou fazer certo sempre, para a Synttsserv Soluções qualidade é uma via de mão única, ou se tem ou não se tem, qualidade é responsabilidade, qualidade é o compromisso, qualidade é dedicação, qualidade é ter ética e entender a necessidade, gerar a melhor solução desde que para isto, nos custe a perda da operação ou negócio, pois não buscamos atender tudo ou a todos, ou querer ser perfeito ou narrar bonito para vender colorido, enfeitar o pavão, ou outras artemanhas de negociação;…. é esta honestidade e entrega, esta transparência e tranquilidade reflete nos nossos resultados e isto nos proporciona novos negócios, esta dedicação; isto tudo reflete no atendimento, chegamos ao ponto inicial, pois é neste ponto que inicia a comunicação e a comunicação é o processo principal da negociação, aprofundamos com afinco amplo estudo do processo da qualidade, e concluímos que estamos muito próximos de entregar aquilo que o cliente deseja, da forma que ele deseja, no preço muitas vezes que ele deseja e no preço que entendemos ser justo, na qualidade que entendemos ser justo; sendo o mínima para entrega ou locação.
    Qualidade talvez para a Synttsserv Soluções seria uma conjunto de coisas, ou melhor a soma de todos os detalhes que faz da nossa empresa diferenciada.
    Diferentemente de tudo que existe no mercado, buscamos encantar o cliente gerando o valor agregado ou com orientação técnica, ou com treinamento, ou com procedimentos de segurança, ou reforçando o cuidado com nosso maior bem que é a vida, da importância da utilização dos EPIS, reduzindo o número de acidentes aos nossos clientes, que muitas empresas acabaram por esquecer, cobramos o que é justo, o que foi acordado, sem sustos ou surpresas, ou entregando com custo menor e reforçamos nossa marca e imagem que prezamos ter a qualidade superior.
    Muitas empresas não sabem, mas somos a única empresa do RS sem acidentes de trabalho, isto reforça nossa marca e imagem, reforça nossa credibilidade no mercado e a nossa especialidade em gerar soluções em movimentações de cargas, e entregar de forma segura, pois a base da nossa pirâmide, do nosso logo é e sempre será a segurança nas operações.
    O que notamos que tem empresas que aprendem 800 palavras, lindas, de gestão, de gestão de pessoas, de gestão de recursos, de engenharia, de química, de matemática mas parece que fica mesmo é na teoria, mas na hora de colocar na prática o que aprenderam, talvez ficaremos na dúvida se realmente aprenderam algo a faculdade ou na escola, ou foram apenas para comer a merenda ou aguardar o momento do café…. muitas contratam consultorias profissionais especializados para melhorar os processo internos e externos, mas não chegam a lugar nenhum pois não tem foco; e depois quem paga a conta é o cliente.
    Você acredita que tem empresas de movimentações de cargas, conhecidas como vai na fé…
    Muitas empresas conhecem a teoria, dominam o conhecimento, articulam diversos contratos, sabem a fórmula, sabem o que tem que fazer, buscam falar a mesma língua, mas em algum momento da cadeia, do processo seja ele interno ou externo diverge, mas por em prática parece mais difícil, outros sabem a teoria mas não colocam em prática, desta forma aprendendo com o erro das outras …. do que existe no mercado…. procuramos fazer uma análise interna e procuramos nos preocupar com a nossa lição de casa…e sempre um senso crítico interno se realmente se aquilo que estamos fazendo, é o que cliente está buscando e principalmente o feedback dos nossos clientes, pois eles são a razão do nosso existir… desta forma que estamos nos diferenciando.
    Qualidade Superior é o que nos faz refletir constantemente e continuamente e faz da Synttsserv Soluções a inovação ao seu alcance.
    Entenda porque estamos prontos para lhe atender.
    São e foram diversas operações realizadas com sucesso
    A Synttsserv Soluções é especializada em movimentações de cargas e soluções em movimentações, apesar de ser especializados em movimentações de cargas, já fomos contratados para realizarmos logística especial de artistas, logística de bandas e grupos musicais, já realizamos montagem de grandes estruturas, palcos, festas, eventos dentro do cenário nacional, já atuamos dentro de grandes usinas, já realizamos diversos transportes de normais a especiais, realizamos movimentações, geramos soluções em cargas, descargas, desova de containers, remoções industriais, remoções de máquinas, transporte de containers, remoção de containers, demolições, escavações, terraplenagem, fornecemos soluções incluindo, abertura de valas, limpeza de terrenos e descarte de materiais, fresamos o concreto e asfalto, compactamos o terreno, realizamos abertura de rua, melhorias no pavimento e acesso, atuamos em obras de mobilidade urbana e serviços de engenharia industrial, abertura e fechamento de buracos, remoção de tóten, verticalização de mastros, remoção de bander, remoção de outdoor, montagem e desmontagem de placas de propagandas e publicidade, montagens especiais de estruturas metálicas, Movimentações de Caldeiras / Transporte de Caldeira / Remoção de Caldeira; transporte de embarcações, barcos, lanchas e aeronaves, atuamos com serviços com empilhadeira, com manipulador, serviços de muck para trabalho em altura dentro da norma, serviço com guindastes incluindo TMs, fornecemos material de remoção, máquinas e equipamentos para sua operação. Montamos, Consertamos e Desmontamos gruas e mini gruas e Fornecemos mão de obra especializada. Também realizamos içamentos e operações especiais e diversos incluindo máquinas de ar – condicionado, içamento de silos, de piscinas, ofuros, banheiras de hidromassagem, árvores ornamentais, palmeiras, pianos e vidros. Assim como atuamos fortemente com o resgate e socorro a frotas sinistrados, atuando em sinistros de caminhões/ carretas, ônibus, bitrem e rodotrem assim como resgate, transbordo e paletização da carga nos estados do RS e SC.
    Acesse nosso site: http://www.synttsservsolucoes.com.br ;

  2. Cloves Cerqueira

    Gostei demais do texto, me ajudou bastante para a realização de um trabalho de gestão da qualidade!

    1. Davidson Ramos

      Que bom, Cloves! Fico muito feliz por nossos conteúdos ajudarem você!

      Forte abraço, continue acompanhando a getne! hehe

      =D

  3. vanessa rosa

    Olá, estou fazendo um trabalho para o curso sobre Walter Shewhat e gostaria de ajuda nas orientações

    1. Davidson Ramos

      Olá Vanessa, udo bem?

      Do que você precisa? Se estiver ao meu alcance, será um prazer ajudar!

      =D

  4. Isabelly Aziz

    ola, estou com uma dúvida para meu trabalho. Existem empresas que seguiram os estudos de Shewhart?

  5. Boa tarde, gostaria de saber onde posso saber todos os livros que ele publicou. Estou fazendo um trabalho e preciso saber essa informação. Alguém poderia me ajudar?

  6. Pingback: Ciclo PDCA em Vendas - Software CRM | Sistema CRM de Vendas

  7. Pingback: Ciclo PDCA: o que é e como utilizar? - LF Idiomas

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