Blog da Qualidade

6 Gurus da Qualidade que revolucionaram a história!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Davidson Ramos

Davidson Ramos

+ posts

Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

Honrando o legado de todos os Gurus da Qualidade, o Dia Mundial da Qualidade 2019 vai comemorar 100 anos de qualidade! Graças às personalidades que vou listar nesse artigo, pudemos dar saltos de desenvolvimento nunca antes imaginados.

Me arrisco a dizer que todo o desenvolvimento que experimentamos hoje começou a ser consolidado com o trabalho dos Gurus da Qualidade. Assim como eu e você, eles se esforçaram para melhorar suas empresas e criar padrões que pudessem ser replicados e reproduzidos. Isso criou um ciclo de melhoria e desenvolvimento que mudou a história da humanidade, reconstruindo países e elevando os níveis de produção em todos os sentidos.

Os 6 Gurus da Qualidade

Por não conseguir definir qual deles é mais importante (e nem achar isso necessário), organizei-os por ordem de nascimento. Espero que goste da leitura e que esse artigo desperte em você a vontade de estudar um pouco mais sobre o fantástico universo da Qualidade!

Ps: aqui, farei apenas um compilado de cada um dos gurus. Ao final de cada estudioso citado, colocarei um link para um artigo mais completo sobre a “vida e obra” dele. Então, muitos dos conceitos apenas citados nesse texto estarão detalhados no artigo de cada guru.

Walter Shewhart

Walter Shewhart

Nascido em março de 1891, Walter Andrew Shewhart foi um dos pioneiros no mundo da qualidade.

Entre suas contribuições mais importantes estão o desenvolvimento da ferramenta base que, mais tarde, daria origem ao PDCA e do CEP (Controle Estatístico de Processos), que ainda hoje é muito utilizado em programas de monitoramento de processo e de estímulo à melhoria continua.

Leia nosso artigo com mais detalhes sobre Shewhart.

William Edwards Deming

6 Gurus da Qualidade que revolucionaram a história: William Edwards Deming

Nascido em 1900, Deming talvez seja o mais famoso dos Gurus da Qualidade. Grande parte dessa fama se deve a sua importante contribuição na reconstrução do Japão pós 2ª guerra. Deming, inclusive, é considerado um dos agentes diretos do sucesso de produção do pais.

Além disso, Deming foi responsável pela difusão do PDCA, que veio a se tornar uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para promoção de melhoria continua. Outra contribuição importante foi a proposição de diversos princípios de gestão que, até hoje, podem ser considerados importantes diretrizes organizacionais.

Leia nosso artigo com mais detalhes sobre Deming.

Joseph Moses Juran

Joseph Moses Juran

Juran nasceu em 1904, e junto com Deming, também foi um dos estudiosos a atuar na reconstrução do Japão pós-guerra.

Autor de diversos livros, Juran desenvolveu sua própria técnica de incentivo à melhoria continua, chamada Trilogia Juran e composta por Planejamento, Controle e Aperfeiçoamento.

Outra importante e muito utilizada contribuição foi a adaptação do Princípio de Pareto para uso empresarial. Juran foi responsável pela elaboração do Gráfico de Pareto e de sua difusão para uso organizacional, ajudando milhares de profissionais na priorização de atividades, tarefas, projetos e muito mais.

Leia nosso artigo com mais detalhes sobre Juran.

Kaoru Ishikawa

6 Gurus da Qualidade que revolucionaram a história: Kaoru Ishikawa

Junto com Deming e Juran, Kaoru Ishikawa é considerado por muitos como um dos 3 Gurus da Qualidade mais importantes de todos os tempos.

Entre suas maiores contribuições está a difusão dos Círculos da Qualidade (CCQs) e a organização das clássicas 7 Ferramentas da Qualidade. Além, é claro, da criação do diagrama de causa e efeito, que por si só já colocaria Ishikawa na história da Qualidade!

Leia nosso artigo com mais detalhes sobre Ishikawa.

Armand Vallin Feigenbaum

Armand Vallin Feigenbaum

Em 1922, enquanto aqui no Brasil a gente passava pela famosa Semana de Arte Moderna, Armand Vallin Feigenbaum nascia em Nova York, EUA.

Grande defensor do Controle de Qualidade Total (CQT), Feigenbaum pregava que a Qualidade era responsabilidade de todos. Algo que nem sempre foi visto dessa maneira. Esse fator foi um dos que marcaram sua carreira, deixando grandes contribuições na mudança de mentalidade da Qualidade mundial.

Além disso, atuou fortemente para debater custos e mostrar a importância deles para a organização. Ele chegou a desenvolver um conceito, a Planta Oculta, que mostrava o quanto certos desperdícios (custos desnecessários) podiam afetar o resultado final da empresa.

Leia nosso artigo com mais detalhes sobre Feigenbaum.

Philip Crosby

6 Gurus da Qualidade que revolucionaram a história: Philip Crosby

Nascido em 1926, além de autor de diversos livros, o Crosby é o queridinho da Monise, haha!

Brincadeiras à parte, Philip Crosby foi um dos primeiros a definir qualidade como cumprimento de requisitos pré-estabelecidos, algo primordial para os rumos que a qualidade tem tomado.

Além disso, foi forte defensor do Defeito Zero e de um outro conceito muito relacionado a isso: o “Fazer certo na primeira vez“! Além de ter falado muito do custo da não qualidade e também ter proposto os famosos 4 absolutos de Crosby, uma síntese de sua obra que ajuda a definir a Qualidade como um todo.

Leia nosso artigo com mais detalhes sobre Crosby.

Dê continuidade ao legado dos Gurus da Qualidade!

Aqui, reuni 6 das pessoas que considero mais importantes para o desenvolvimento mundial. Porém, existem muitas outras pessoas que contribuíram muito para que chegássemos ao patamar de qualidade que chegamos hoje.

De qualquer forma, sei que ainda temos muito a ser feito, principal e infelizmente no Brasil. Então, para finalizar esse artigo, deixo um convite a você: continue o trabalho dos Gurus da Qualidade, esforçando-se para executar uma qualidade verdadeira na sua empresa (e na vida como um todo). E quando eu digo qualidade verdadeira, entre outras definições importantes, trago algo que temos pregado há algum tempo: a busca incessante e interminável pela excelência! (mas isso é assunto para outro artigo, haha!)

Ps 2: resumir todas as pessoas que ajudaram a fortalecer a Qualidade ao longo da história da humanidade é muito complexo! Então, se você acha que cometi alguma injustiça e esqueci alguém, deixe nos comentários!

Sobre o autor (a)

13 comentários em “6 Gurus da Qualidade que revolucionaram a história!”

  1. Dislaine Gomes De Almeida

    O conteúdo muito bom, pois exemplifica cada ideia de cada Guru da Qualidade. Poderia citar também um guru que também contribui para que a qualidade fosse eficiente, Genichi Taguchi. Meus parabéns pela excelência nos artigos.

  2. André luiz

    Exemplar de estudo muito rico, fácil compreensão sobre o assunto, demonstrando desde o começo e sua evolução na concentração de qualidade, mostrando desde 1891 atravéz de seus gurus, quanto a evolução que encontramos nos dias de hoje.

  3. Olá!
    Meu nome é Diyayizila Sérgio, trabalho com qualidade e gostaria de receber conteúdos voltadas a Qualidade potencializar o meu conhecimento.

    Obrigado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!