Blog da Qualidade

ISO 14001: O que você precisa saber sobre a Norma

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Neste post, abordaremos a Norma ISO 14001, que estabelece os requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Trouxemos pontos como o papel da norma da Gestão Ambiental, os principais requisitos.

Esse assunto tem ganhado cada vez mais relevância, por isso, decidi apresentar de forma simplificada como essa norma combina a proteção ambiental com a satisfação das necessidades econômicas das organizações. Boa leitura! 

O que é a ISO 14001? 

A ISO 14001 não é uma norma obrigatória, porém, de acordo com a pesquisa realizada pela ISO Survey em 2021, ela é a segunda normativa mais adotada em todo o mundo, com mais de 400 mil organizações certificadas.  

O item 0.2 da norma apresenta o seguinte objetivo: 

objetivo-de-um-sga-iso-14001Dessa forma, a Norma ISO 14001 tem como objetivo orientar as organizações a demonstrar seu compromisso ambiental, servindo como um manual de boas práticas estabelecido internacionalmente pela ISO. 

Ela estabelece critérios para que as organizações possam implementar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Em suma, as empresas devem cumprir os requisitos normativos para serem avaliadas e obterem a certificação. 

Ao implementar essa norma, uma empresa assume o compromisso de preservar o meio ambiente, gerenciando e reduzindo os impactos que suas atividades possam causar.  

O caminho para cumprir essa norma pode envolver desde o cumprimento da legislação ambiental até a busca por tecnologias mais limpas e a adoção de práticas mais sustentáveis. 

A quem se aplica a Norma ISO 14001?

A norma ISO 14001 foi criada para auxiliar as empresas a Identificar, priorizar e gerenciar os riscos ambientais que suas operações podem causar durante suas práticas usuais.  

E ainda, busca orientar a implementação de um sistema de Gestão Ambiental nas organizações, para assim garantir sua conformidade com a realidade de cada empresa. Então, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa que se preocupe com o meio ambiente, indiferente do seu segmento ou porte.  

Requisitos Gerais da Norma ISO 14001 

A norma apresenta alguns requisitos, são eles: 

1- Requisitos gerais

As empresas devem cumprir os requisitos da ISO 14001, documentando, implementando, mantendo e promovendo a melhoria contínua do seu sistema de gestão ambiental. 

Isso inclui definir e documentar o escopo do SGA, além de determinar como ela irá atender a esses requisitos. Enfim, todas as leis ambientais em que a empresa se enquadra devem ser integralmente cumpridas. 

2- Política ambiental

Esse requisito desempenha um papel fundamental no SGA, pois define a estratégia ambiental da empresa. Enfim, é essencial que ela seja adequada à natureza, escala e impactos ambientais da empresa, incluindo o compromisso com a melhoria contínua, a prevenção da poluição e a conformidade com os requisitos legais.  

Portanto, a política ambiental deve ser documentada, comunicada aos funcionários e estar disponível ao público. 

3- Planejamento

A estrutura de planejamento do Sistema de Gestão Ambiental da empresa tem como objetivo estabelecer procedimentos para identificar e controlar os impactos ambientais relevantes de suas atividades e processos, em conformidade com os requisitos legais.  

A avaliação dos impactos ambientais busca garantir que os aspectos responsáveis por impactos significativos sejam considerados na definição dos objetivos e metas estabelecidos pela empresa. Isso permite uma abordagem sistemática na gestão ambiental, visando à redução dos impactos e à melhoria contínua. 

4- Implementação e operação

Para garantir a eficiência do Sistema de Gestão Ambiental, é fundamental estabelecer, documentar e comunicar as funções e responsabilidades dentro da organização.  

Além disso, é necessário assegurar a disponibilidade dos recursos necessários para implementar e controlar o sistema de gestão. Esses recursos incluem tecnologia adequada, recursos financeiros, pessoal capacitado e qualificações específicas.  

5- Verificação e ações

É necessário documentar os processos de monitoramento e medição das principais atividades que possam causar impactos ambientais significativos. 

Além disso, é essencial enviar regularmente os resultados do monitoramento de efluentes líquidos, efluentes atmosféricos e informações sobre geração e movimentação de resíduos sólidos ao órgão ambiental competente. 

No caso de não conformidades com a norma ISO 14001, devem ser adotadas ações para minimizar os impactos, por meio da implementação de medidas preventivas e/ou corretivas adequadas. É fundamental identificar a causa raiz das não conformidades e tratá-la de maneira eficaz, visando eliminar ou mitigar os efeitos negativos. 

6- Análise crítica

Tem como objetivo principal avaliar a necessidade de alterações na Política Ambiental e nos objetivos da empresa, garantindo a busca contínua pela melhoria e aprimoramento do desempenho ambiental.  

É fundamental que a administração realize a análise crítica do sistema de gestão ambiental antes da auditoria ambiental. 

Essa análise permite avaliar a eficácia do sistema, identificar oportunidades de melhoria e assegurar o cumprimento dos requisitos da norma ISO 14001, bem como a conformidade com as leis e regulamentos ambientais aplicáveis.  

Abordagem que sustenta a ISO 14001

A base para a abordagem que sustenta o sistema de gestão ambiental é fundamentada no ciclo PDCA. Ao aplicar o ciclo a um sistema de gestão ambiental podemos descrevê-lo da seguinte forma: 

Plan (planejar): consiste em traçar objetivos e metas a serem alcançados pela empresa, definir quais os requisitos legais que envolvem suas operações e, ainda, fazer o levantamento sobre os aspectos e impactos ambientais. 

Do (fazer): implementar os processos conforme planejado, ou seja, definir os principais pontos do sistema de gestão como: estrutura organizacional, treinamentos comunicação controle operacional e de documentos entre outros 

Check (checar): consiste em fazer o monitoramento e controle dos processos em relação à política ambiental, para garantir que a empresa esteja cumprindo com o programa de gestão ambiental definido no Planejamento 

Act (agir): é nessa fase que verificamos as possíveis necessidades de modificações nas políticas ambientais ou objetivos e metas da organização. Enfim verificamos o que já foi feito e o que precisa ser melhorado e promover ações resolver as não conformidades apontadas. 

elacao-entre-ciclo-pdca-e-estrutura-da-iso-14001

Benefícios da certificação ISO 14001 

Tem se tornado comum as grandes empresas exigirem de seus fornecedores a certificação ISO 14001. Além disso, instituições financeiras e seguradoras já costumam avaliar o desempenho ambiental das empresas. 

Embora sua implementação não seja obrigatória, ter uma certificação no Sistema de Gestão Ambiental reconhecido internacionalmente, pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, como por exemplo: 

  • A comprovação da preocupação da empresa com os possíveis impactos ambientais que ela pode causar ao meio ambiente; 
  • Crescimento Sustentável; 
  • Redução na produção de lixos e resíduos; 
  • Aumento de confiança com stakeholders; 
  • Cumprimento da legislação ambiental, o que reduz as chances de processos e multas; 
  • Aumento da competitividade internacional;
  • Melhora a imagem da empresa perante o mercado. 

E ainda, para implantá-la, é necessário mapear todos os requisitos legais que guiam as operações da empresa. Isso requer uma avaliação abrangente de todos os processos produtivos, identificando possíveis gargalos e áreas de perdas da empresa.  

Isso, certamente, resultará em maior eficiência dos processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade. 

A implementação da ISO 14001 garantirá que todos os processos estejam em conformidade com as leis e normas ambientais, reduzindo o risco de multas e acidentes ambientais, além de abrir acesso a novos mercados. 

Portanto, é uma oportunidade de demonstrar compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, ou seja, é de fato um diferencial competitivo no mercado atual. 

Não é apenas atender requisitos, mas ter sim cuidado com o planeta! 

Dentre todos os benefícios que a implantação da ISO 14001 pode trazer para uma empresa, particularmente, considero que o mais importante é o de adquirir uma consciência de que não podemos explorar a natureza indiscriminadamente.  

Uma empresa que se preocupa com o meio ambiente contribui diretamente para a manutenção da saúde do planeta e da humanidade. Aqui na ForLogic por exemplo, embora não tenhamos a certificação, além de trabalharmos continuamente a conscientização de nossos colaboradores, adotamos algumas ações como cisternas para captação da água da chuva e o uso de energia solar. 

E aí, faz sentido para sua empresa adotar medidas de proteção ao meio ambiente? Deixe aqui nos comentários seu ponto de vista a respeito. 

Ah! E se você quer saber um pouco mais sobre essa Norma confira o episódio #106 do Qualicast – A Implantação da ISO 14001 como diferencial de Mercado!

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!

Gostou das dicas sobre boas práticas na indústria de Alimentos? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Fonte: ABNT NBR ISO ICS ISBN 978-85-07- Número de referência 41 páginas NORMA BRASILEIRA 14001  

Sobre o autor (a)

1 comentário em “ISO 14001: O que você precisa saber sobre a Norma”

  1. Quando uma empresa,prejudica todos os moradores de uma certa região onde,essa empresa tem reflorestamento e danifica as estradas na retirada de pinus,onde pode reclamar,pois a dita empresa não adianta reclamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!