Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
O layout preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação, ou seja, com os recursos que vão transformar os insumos em bens ou serviços. Definir o layout é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção.
O layout é uma das características mais notáveis em uma operação, pois também está relacionado com a aparência da organização, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente desorganizado e muito menos entrar em um ambiente bagunçado. Além do mais, os recursos organizados de forma correta evitam uma série de transtornos e consequentemente levam ao aumento da produtividade.
IMPORTÂNCIA DO LAYOUT
Existem algumas razões pelas quais a decisão do layout é importante:
- É uma atividade difícil e de longa duração, devido às dimensões físicas dos recursos de transformação.
- Modificar o layout de uma operação já iniciada, pode levar a insatisfação do cliente e perdas de produtividade.
- Se o layout for projetado de maneira incorreta, pode levar a fluxos relativamente longos e confusos, estoques, filas de espera de clientes, tempos mais longos de processamentos, altos custos, etc.
É muito importante conhecermos nossos processos para definirmos o tipo de layout que melhor se adequa a ele, pois uma empresa o jamais poderá apresentar um processo desorganizado, pois sua imagem perante ao seu cliente é muito importante e além do mais, um layout mal programado também causará problemas de perdas no processo, afetando a produtividade.
REFERÊNCIA
SLACK, Nigel. Administração de Produção. São Paulo: Atlas, 2002.
Aprenda mais sobre assunto lendo o post Layout em Células de Manufatura.