Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
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Juliana Geremiashttps://blogdaqualidade.com.br/author/juliana-geremias/
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O Mapa do Processo é uma representação gráfica, sequencial e detalhada do processo que apresenta informações operacionais e administrativas das atividades de um processo, com o objetivo de analisar todos os seus parâmetros, sejam eles controláveis ou não.
DIFERENÇA ENTRE FLUXOGRAMA E MAPA DO PROCESSO
O fluxograma tem como objetivo obter uma descrição das diversas etapas do processo, em ordem sequencial.
O mapa do processo busca apresentar informações relacionadas a cada atividade de um processo, voltadas aos seus aspectos de entrada, processamento e saída, para análise e consequentemente, propostas de otimização.
Entre as várias informações que podem constar em um mapa de processo, podemos citar:
- As operações e ações envolvidas
- Os agentes envolvidos
- Os custos
- As tecnologias utilizadas
- A infra-estrutura necessária
- As limitações internas/externas
- O sistema de controle
- O nivel de competitividade
- O potencial do mercado
- A satisfação do cliente
- A eficácia ou efetividade
ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MAPA DO PROCESSO
Para construção do mapa do processo deve-se:
- Definir o processo ou etapa que vai ser analisada
- Definir a metodologia e os responsáveis pelo mapeamento
- Identificar e detalhar as ações na entrada (variáveis de entrada), no processamento (variáveis de processamento) e na saída do processo (variáveis de saída)
- Identificar aspectos operacionais e administrativos relativos a cada etapa
EXEMPLO
Construir um mapa de processo da atividade ?tomar banho? pertencente ao processo ?ações de um profissional para ir ao trabalho no período matinal?
O mapa do processo apresenta informações mais detalhadas do processo, levando-se em conta os aspectos de entrada, processamento e saída, o que poderá proporcionar a organização melhor eficiência no processo.
REFERÊNCIA
RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
7 comentários em “Mapa do Processo”
Interessante. Somente o exemplo poderia ser melhor. Uma atividade relacionada à empresa mesmo, talvez RH.
Excelente artigo sobre mapeamento de processos BPM. Gostaria de deixar registrado um estudo sobre o uso do BPM no brasil disponível no nosso site: http://www.venki.com.br/estudos-sobre-bpm-brasil/
Pessoal, minha dúvida é a seguinte: Posso desenhar meu mapeamento com base no organograma da empresa?
Carla, não sei qual é a sua realidade aí, mas geralmente os processos não estão limitados a cargos ou departamentos. Por exemplo: processo de atendimento ao cliente, passa por vários setores como marketing, comercial, financeiro, suporte, etc. Você pode fazer sim baseado no organograma, mas pense que processos não se limita a funções e/ou departamentos.
Indico o livro do Orlando Pavani, é esclarecedor quanto ao assunto de mapeamento de processos: http://www.mbooks.com.br/cgi-bin/e-commerce/busca_e-commerce.cgi?lvcfg=mbooks&action=saibamais&codigo=801030
Abraço!
Pessoal, tenho uma dúvida, eu preciso mapear TODOS os processos de onde eu trabalho? ou apenas os mais críticos?
Boa tarde.
Eu estou verificando qual processos eu devo ter em minha empresa; e inicialmente coloque os seguintes.
Processos de gestão: 1-Contexto da organização/Objetivos da qualidade e analise critica da direção. 2-Ação corretiva/preventiva e melhoria continua. 3- Auditoria Interna. 4-Controle de documentos e registro.
Processos Orientado ao Cliente: 5-Produção. 6- Tratativa de produto não conforme. 7-Logística.
Processos de suporte: 8- Calibração 9-laboratório 10-Manutenção 11-TI.
Queria a opinião se é o suficiente ou devo analisar mais algum processo?
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