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MASP (Método de Análise e Solução de Problemas): Saiba quando utilizar

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Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.

Este método auxilia os gerentes na solução de problemas, fornecendo subsídios para analisá-los e priorizá-los, identificando situações  que não foram bem definidas e exigem atenção. O MASP estabelece rápido controle das situações e planeja o trabalho que será realizado, apresentando respostas que ajudam na priorização de problemas que exijam atenção e dividindo-o em partes para ser analisado.

O que é o MASP?

O método propõe a seguinte ordem na tratativa de problemas:

  1. Problema: identificar o problema;
  2. Observação: analisar as características do problema;
  3. Análise: determinar as causas principais;
  4. Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas;
  5. Ação: agir para eliminar as causas;
  6. Verificação: confirmar a eficácia da ação;
  7. Padronização: eliminar definitivamente as causas;
  8. Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.

Exemplo de aplicação do MASP

Vejamos  um exemplo do MASP em uma tabela orientativa que apresenta as etapas e uma descrição do seu funcionamento:

Etapas do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas)
É muito importante que você se atente a cada etapa do Método de Análise e Solução de Problemas

O MASP certamente pode ser utilizado para melhorar não só problemas pontuais da sua empresa como para orientar a melhoria contínua de processos e, talvez, até mesmo a tratativa de NCs. Com disciplina e estruturação, o método poderá trazer grandes benefícios e aumentar os resultados dos seus processos.

Vamos tentar desmistificar o MASP: Imagine a utilização de um método em que uma análise é feita para chegarmos à solução de um problema. Isso é o MASP! Na verdade ele é muito simples e eficiente.

MASP x PDCA: Qual a melhor estratégia?

Certa vez ouvi alguém dizer que preferia o PDCA ao MASP, mas na minha opinião isso soa estranho. É como dizer que prefere “doze ovos” ao invés de “uma dúzia de ovos”.

Porque o MASP está dentro do PDCA! Antes de fazer essa comparação, faz todo sentido é entender como o MASP e o PDCA estão relacionados e qual o benefício dessa relação. Uma figura do livro do Falconi ajuda a entender isso melhor, olha só:

masp e pdca
MASP e PDCA – Fonte: Campos (1999)

No quadro, é possível notar que cada fase do MASP está dentro de uma das etapas do ciclo PDCA, e que a ligação entre elas é baseada no que cada etapa representa dentro da lógica da melhoria contínua.

A tabela apresentada deixa claro cada uma das etapas, mas não basta conhecer as etapas para que possamos executá-las, por isso, quando falamos que vamos usar um método para fazer uma análise e solucionar problemas, gostaria de chamar a atenção para um aspecto desse discurso: o método.

O método é crucial, pois garante a execução de algo forma organizada e em uma sequência estabelecida de forma lógica. Outro fator que faz toda a diferença é a disciplina, método exige disciplina, e ela é necessária para que todas as atividades sejam executadas e, de preferência, da forma correta.

Ouça a comparação entre MASP, DMAIC e 8D do Qualicast para se aprofundar no assunto:

O importante é ter um método!

O MASP é simples e eficaz, e a prática do método conduz uma execução cada vez melhor e consequentemente resultados cada vez melhores também. Porém, para finalizar, solucionar problemas não é simples, mas a complexidade deve se ater ao problema em si, não ao método que usamos para buscar a solução.

Conhecendo um pouco mais o método, conta pra gente aí nos comentários: você já utiliza ou utilizou o MASP? Como foi a experiência?

* Nota: Este post foi publicado originalmente no dia 05 de Junho de 2012.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, VICENTE FALCONI. Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: DG Editors, 1999.
GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
MATTOS, Ronaldo. Dissertação: Análise crítica de uma metodologia de solução de problemas na prestação de serviços. UFSC,1999.

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Sobre o autor (a)

9 comentários em “MASP (Método de Análise e Solução de Problemas): Saiba quando utilizar”

  1. Maria Inês

    Gostei muito do assunto postado. Estou cursando Engenharia de produção e já me apaixonei pela disciplina Normalização e Certificação da Qualidade. Trabalho na área de produção e já comecei a implantar o MASP no meu setor.

  2. Avatar photo

    Bom dia Marina Inês, que bom que você já começou a utilizar o MASP onde trabalha!

    Fique a vontade para nos contar sobre sua experiência e principalmente pelos resultados que vem obtendo.

    Um forte abraço,

    1. Giovani Francelino

      Prezados,

      Bom dia,

      Venho trabalhando e implementando o MASP em paralelo com as ferramentas da qualidade nas empresas em que atuei e que atuo.
      Sou Coordenador de Gestão da Qualidade de Processo e Fornecedores e percebo que boa parte das empresas que recebem alguma reclamação da qualidade e são exigidas para que identifiquem a causa raíz, bem como implementem as devidas ações corretivas sobre os problemas não sabem utilizar o MASP de forma consistente e eficaz.
      O meu contato inicial com os profissionais destas empresas é sempre com a área de vendas e é muito difícil obter uma análise bem fundamentada sobre os problemas em questão.
      Em um segundo momento sempre recorro aos profissionais da área da qualidade para suprir as minhas necessidades quando o assunto é análise e solução de problemas, mas mesmo assim ainda percebo um certo despreparo geral.
      Como forma de monitoramento deste tipo de situação alimento uma informação em uma planilha de controle onde marco se o RAC (RELATÓRIO DE AÇÃO CORRETIVA) foi respondido de forma correta no primeiro envio pelo meus fornecedores.
      Com base nisto consigo coletar dados com o objetivo de fazer uma análise estatística e fortalecer as estratégias de desenvolvimento aplicadas aos fornecedores da minha empresa visando montar um programa de treinamento específico sobre o assunto.
      O que vocês fazem para lidar com este tipo de problema?

      Att,
      Giovani Francelino

  3. Rosemary Azevedo

    Caro Jeison,

    Estou fazendo um estudo sobre a aplicação do MASP em um processo de minha empresa porém tenho algumas dúvidas originadas deste estudo. Gostaria de se possível contar com sua experiência para obter as respostas de que preciso.
    1. Alguns autores apresentam que o MASP foi originado do QC Story, porém no Brasil, o método está inserido no ciclo PDCA. Qual a relação histórica do QC Story com PDCA?
    2. Na solução de problemas, como definir quando usar as ferramentas da qualidade no ciclo PDCA e quando usar a metodologia MASP? Qual a diferença entre ambos?
    3. Qual a característica básica de um problema para que se escolha o MASP como método para solucioná-lo?

    Obrigada!

    1. Bom dia Rosemary,
      vou tentar ajudar com meu pouco conhecimento… vamos lá.
      Sobre sua primeira pergunta (relação histórica) isso, teremos que pesquisar, pouco sei sobre a história da utilização do MASP no QC Story, mas já li que veio de lá.

      Sobre a segunda questão, quem usa o MASP está usando o PDCA, o segundo post desse tema fala disso: https://blogdaqualidade.com.br/masp-metodo-de-analise-e-solucao-de-problemas-parte-2

      Sobre a terceira questão, um problema deve utilizar o MASP quando seu impacto for significativo para o negócio

      Um forte abraço, e continue comentando.

  4. Ricardo Santos

    Olá, em questão de ferramenta para detecção da causa raiz de um problema acho mais produtiva a ferramenta 5 Porquês.
    Após a detecção da causa raiz é só usar o RAC – Relatório de ação corretiva que vai terminar o ciclo PDCA.

    1. Olá Ricardo, eu gosto muito também dos 5 Porquês, acho uma ótima ferramenta.
      mas é uma questão de método e “perfil” cada um escolhe algo que gosta mais, além de existirem alguns casos em que uma ferramenta se adapta melhor que outra.

      O mais importante é manter o foco na detecção real da causa raiz e da execução das atividades do plano de ação.

      Obrigado pelo comentário.
      abraço,

  5. Joaquim Ngonga

    Estou muito regozijado por ter aprendido convosco e o meu desejo é aprender mais, portanto dou parabéns a todos os peritos na elaboração deste programa, Deus vos capacite e vos abençoe grandemente

    1. André Roberto de Moraes
      Juliana Geremias

      Bom dia, Joaquim,
      Ficamos felizes por ter gostado.
      Ah! E não deixei de participar da semana da qualidade 2022, teremos “feras” trazendo conteúdo de qualidade.
      Para se inscrever e conferir basta clicar no banner de cabeçalho
      Forte Abraço!

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