Blog da Qualidade

O que é e como estruturar uma Matriz de Materialidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Você já ouviu falar em matriz de materialidade? Ela tem sido muito utilizada na definição de estratégias de ESG.  

Apesar disso, é muito fácil confundi-la com a matriz de riscos. Então, se você não conhece ou ainda tem dúvidas a respeito de como essa ferramenta funciona, esse artigo é para você. Boa Leitura! 

O que é a Matriz de Materialidade? 

Trata-se de uma ferramenta para representar e hierarquizar os temas mais significativos relacionados às atividades de uma empresa. Neste processo, são levados em conta os interesses das partes interessadas. 

Enfim, seu uso proporciona uma base sólida para decisões estratégicas e ações que promovam a sustentabilidade e a perenidade das empresas. 

Qual a importância da Matriz de Materialidade? 

A Matriz de Materialidade ajuda organizações a identificarem os temas mais importantes a serem abordados e como se relacionam com a realidade da empresa. 

A aplicação da matriz é abrangente na gestão empresarial e dá fundamento para: 

  • Relatórios de sustentabilidade das empresas; 
  • Estratégias empresariais; 
  • Contribui para o gerenciamento de riscos, apontando ameaças e oportunidades para o negócio. 

Além disso, a matriz de materialidade tem sido utilizada como ponto de partida nas questões sobre ESG (ambientais, sociais e de governança). Tendo como objetivo orientar os relatórios de sustentabilidade das organizações. 

A diferença entre a Matriz de Materialidade e a Matriz de Riscos 

A Matriz de Materialidade é uma metodologia “recente” e pode gerar confusão entre ela e a Matriz de Riscos. Em termos práticos, a principal diferença está no foco de cada uma. 

Matriz de Riscos 

A Matriz de Riscos é uma ferramenta que ajuda a visualizar e priorizar quais riscos precisam ser tratados primeiro em uma organização. Ou seja, ela se concentra em identificar e hierarquizar os riscos potenciais que podem afetar a empresa, considerando hipóteses de problemas e previsões de controle. 

Em resumo, a Matriz de Risco trata de identificar e lidar com possíveis situações adversas. 

Matriz de Materialidade 

Por sua vez, a Matriz de Materialidade, tem como foco identificar e priorizar os temas mais importantes e relevantes para a organização. Isso é realizado a partir das expectativas e interesses das partes interessadas.  

Ela não se concentra em riscos específicos, mas sim em questões que têm impacto significativo no desempenho e na reputação da empresa.  

Em essência, ela aborda preocupações e oportunidades relacionadas aos temas que são relevantes para a sustentabilidade e o sucesso de longo prazo da organização. 

Matriz de Materialidade e o Planejamento Estratégico 

A Matriz de Materialidade oferece uma série de benefícios para minimizar custos e elevar a participação da organização no mercado. Além disso, contribui para o planejamento, oferecendo contribuições como: 

1.Identificar os stakeholders da organização 

Essa tarefa envolve identificar todas as partes interessadas que têm algum tipo de interesse ou influência sobre a organização. Isso pode incluir clientes, acionistas, funcionários, fornecedores, órgãos reguladores, entre outros. 

2. Alinhar expectativas das partes interessadas 

Esta etapa compreende a interação com todas as partes interessadas através de diferentes métodos, como entrevistas individuais, questionários ou workshops.  

O objetivo é coletar informações sobre as preocupações, expectativas e perspectivas de cada grupo em relação à organização.  

A Matriz tem um papel relevante, pois permite que as empresas se comuniquem de forma mais eficaz com esses grupos. Demonstrando, assim, um compromisso com suas expectativas 

3. Identificar Questões Prioritárias 

A Matriz de Materialidade ajuda as organizações a identificarem quais questões são mais importantes em seu planejamento estratégico. Isso é feito através da análise dos temas mais relevantes e dos que representam maior impacto para a organização  

Essa atividade implica no direcionamento dos recursos e esforços para áreas-chave que realmente importam. Além de terem grande impacto no sucesso e na sustentabilidade do negócio. 

 4. Priorizar a Sustentabilidade e o Compromisso Empresarial 

A Matriz de Materialidade também destaca os assuntos que são fundamentais para a sustentabilidade e responsabilidade corporativa da organização.  

Essa perspectiva fica mais evidente por considerar aspectos econômicos, ambientais, sociais e de governança. 

Isso significa que nosso planejamento é guiado por princípios para agir de maneira ética e responsável. Levando em conta como nossas ações afetam as pessoas envolvidas e a comunidade em geral. 

5. Otimização de Recursos e Estratégias 

Ao abordar temas mais críticos, a Matriz de Materialidade nos ajuda a definir estratégias e a direcionar os recursos do negócio de forma mais clara. Isso faz com que nossas ações sejam mais específicas, aumentando o impacto positivo da organização. 

6. Atuação Proativa em Riscos e Oportunidades 

Ela possibilita uma avaliação minuciosa de cada assunto relevante, permitindo uma análise detalhada que contribui para identificar ameaças e oportunidades do negócio. 

Isso permite que a empresa adote uma abordagem proativa na gestão de riscos e no aproveitamento de oportunidades de negócio. Enfim, a ferramenta fornece uma estrutura clara para identificar e priorizar questões importantes.  

Dessa forma, a Matriz de Materialidade influencia positivamente nas tomadas de decisões estratégicas. Já que as empresas podem concentrar seus recursos nas áreas que têm maior impacto tanto para suas partes interessadas quanto para o negócio em si. 

Como construir uma Matriz de Materialidade 

Para construir uma Matriz você alguns os passos, veja a seguir: 

1- Comece identificando as partes interessadas  

Mapeie todas as partes interessadas da organização levando em conta suas expectativas e necessidades. 

2- Identifique os temas que impactam os negócios 

Análise de forma abrangente as questões internas e externas da sua organização sugiro uma Análise Swot para te ajudar nessa fase. 

3- Agrupe as informações 

Liste os temas relevantes agrupando-os em categorias para facilitar a avaliação posterior. 

4- Avalie o impacto e a importância dos temas levantados 

Leve em conta as percepções das partes interessadas na avaliação de impacto. E não se esqueça de considerar a estratégia para cada tema a longo prazo para o negócio. 

5- Adicione os temas levantados na Matriz 

Posicione os temas em uma matriz, de acordo com o impacto e a importância de cada um. Os assuntos mais urgentes e de maior impacto devem ser colocados no quadrante de maior criticidade. Já os menos importantes podem ser tratados de maneira menos prioritária alocando nos quadrantes pertinentes. Coloquei uma imagem, logo abaixo, para ilustrar melhor. 

6- Utilize dados 

Use os dados da Matriz para informar decisões estratégicas e alocar recursos. Os dados contidos na ferramenta também podem ajudar a desenvolver políticas e direcionar iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.  

Vale lembrar: a Matriz de Materialidade é uma ferramenta dinâmica e deve ser revisada periodicamente. Isso ajuda a garantir que continue refletindo os temas mais relevantes para sua empresa e o seu contexto. 

Exemplos práticos de Matriz de Materialidade: uma Ilustração clara 

A figura abaixo representa um mapa de materialidade com a disposição das áreas de maior e menor criticidade (Núcleo de Sustentabilidade – Centro de Referência em Gestão Responsável para a Sustentabilidade (GRS)- fonte: HowTo_Materialidade (fdc.org.br) 

matriz de materialidade - disposição das áreas

A figura abaixo representa o Mapa de Materialidade da Natura em 2012 com os temas priorizadas (fonte: HowTo_Materialidade (fdc.org.br). 

  matriz Natura

Veja que no mapa de materialidade da Natura os temas priorizados são os que tem maior relevância para a empresa e suas partes interessadas. Portanto, a Natura priorizou os seguintes temas:

  • Educação
  • Resíduos
  • Água
  • Mudanças climáticas
  • Qualidade das relações
  • Sociobiodiversidade
  • Empreendedorismo sustentável

Matriz de Materialidade: uma ferramenta poderosa para orientar estratégias empresariais 

A Matriz de Materialidade auxilia as organizações na identificação e priorização de questões essenciais para alcançar um impacto significativo.  

No cenário atual, especialmente no contexto ESG (Ambiental, Social e Governança), a avaliação da materialidade desempenha um papel crucial. Esse processo envolve a identificação de questões ambientais, sociais e de governança mais relevantes para uma empresa, segundo as partes interessadas. 

A análise da materialidade proporciona uma visão abrangente de elementos que afetam a capacidade da empresa de criar valor. Como, por exemplo, tendências futuras, riscos e oportunidades de negócio. Além, é claro, de ser um processo de escuta ativa. 

Ou seja, contribui na identificação de temas que as partes interessadas esperam que as organizações concentrem seus esforços. 

Essa análise oferece insights valiosos para orientar estratégias empresariais, alinhar expectativas das partes interessadas e aproveitar oportunidades emergentes. Em suma, a Matriz de Materialidade é uma ferramenta indispensável para empresas comprometidas em maximizar seu impacto e criar valor sustentável. 

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!  

O que você achou da Matriz de Materialidade? Com a ajuda do Qualiex  você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.  

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.  

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!  

Fonte:

Sobre o autor (a)

2 comentários em “O que é e como estruturar uma Matriz de Materialidade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!