Blog da Qualidade

Melhoria contínua na prática

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Há quase um ano atrás um dos primeiros posts do blog foi um post que escrevi, bem curto e limitado falando de melhoria contínua.  Hoje vamos falar um pouco da prática da melhoria.
Quem acessou esta semana o blog deve ter notado algumas pequenas mudanças no layout e novidades como a página de autores. Mas por que isso ocorre?
Vamos as perguntas: o blog precisava de mudanças?  Ou estamos perdendo acessos e tivemos que mudar?
A resposta é ‘não’. Teoricamente o blog estava bem da forma anterior, recebemos recorrentes elogios e os acessos só aumentam dia após dia. O que nos moveu para essas mudanças é a paixão pela melhoria contínua.

Mas como realizar a melhoria dia a dia no trabalho?

Vou apresentar meu modo de fazê-lo.
O primeiro passo é identificar os pontos de melhoria e, para isso, não é necessário fazer uma reunião, ou uma análise profunda, ou brainstorming. Nesse primeiro momento encontre um lugar para documentar o que pode ser melhorado, pode ser um documento eletrônico, uma planilha, um bloco de anotações, uma agenda, tanto faz; o importante é registrar todas as ideias de melhoria que surgirem.
Depois disso, geralmente marco uma reunião rápida com os envolvidos, discutimos as anotações e o que podemos melhorar, criamos um plano de ação (podemos utilizar o 5W2H para isso) e realizamos a melhoria. É importante não esquecer de rodar tudo isso dentro do PDCA.
Foi assim que redefinimos a comunicação visual do departamento onde trabalho e também foi isso que aconteceu no Blog da Qualidade. Acredito que é assim que criamos melhoria todos os dias.
Uma coisa importante para lembrar é que a excelência é um caminho, não é um lugar. Usando o exemplo do Blog da Qualidade, nós melhoramos porque queremos ser excelentes, tenho certeza que estamos longe de chegar lá, mas estamos trabalhando para isso, sempre tentando ser melhores.
Para realizar as melhorias, desde as mais simples até as mais elaboradas é importante disposição, conhecimento, experiência, e também o envolvimento das pessoas.
E você, como faz melhorias no seu dia a dia ?

Post publicado originalmente dia 28 de março de 2013, está sendo publicado novamente durantes nossas férias!

Sobre o autor (a)

6 comentários em “Melhoria contínua na prática”

  1. Chegamos à seguinte conclusão: as organizações examinadas desejam obter, naturalmente, uma certificação e um reconhecimento formal da sua qualidade e profissionalismo, mas desejam também fazer da avaliação uma plataforma para a melhoria da sua gestão e da sua competitividade.
    O uso de novas tecnologias permite obter resultados claros com um mínimo de intervenção de pessoal especializado, e consequentemente, sem investimentos financeiros significativos.

    Foi isso que entendemos como melhoria continua …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!