Sistemas de gestão

MPE Brasil: Encontrar significado leva a excelência

mpe brasil
Imprimir artigo

Esse é o post que fecha a série que aborda a participação no evento do MPE Brasil e nele farei uma breve explanação de como buscar a excelência através do significado.

No evento tivemos a oportunidade de ouvir o Sr. Arthur Bender que veio falar sobre “Paixão e significado da marca”, a primeira observação é que um Brasil melhor, começa com cada um de nós fazendo o que faz, um pouco melhor.

E para isso, ele defende que precisamos identificar e abraçar o significado do trabalho que fazemos, quando as pessoas entendem o significado do seu trabalho, eles procuram melhorar, porque se faz sentido fazer, as pessoas fazem com mais afinco.

Quem faz coisas que tem significado, faz com Paixão, e fazer de uma forma apaixonada, leva a excelência. Essa mecânica me causou um certa dúvida, mas que foi respondida quando ele perguntou: “vocês conhecem alguém bem sucedido que não é apaixonado pelo que faz?”

Procurei na minha cabeça, e não lembrei de ninguém, faz todo sentido! Quem é apaixonado faz de tudo para conseguir o que busca! E a única forma de fazer as pessoas se apaixonarem por aquilo que elas fazem na empresa, é defender um sentido, um propósito para os colaboradores. Levar as pessoas vestirem suas próprias camisas, e assim tenham propósito e significado.

Alguns exemplos ilustram bem esse discurso, Nelson Mandela, odiava o ódio. Steve Jobs, desafiava o status quo, Martin Luther King, perseguia seu sonho de ver o homem não mais segregado pela cor da sua pele. É possível dizer que eles não viam significado no que faziam? Que eles não eram apaixonados pela suas causas? Que eles não eram excelentes no que se propunham a fazer?

A partir desta análise eu me fiz 3 perguntas que estão diretamente ligados a desenvolver a excelência não só no trabalho, mas na formação de pessoas excelentes: Será que nós estamos defendendo o significado do nosso trabalho dentro da empresa? Será que todos que trabalham conosco, estão apaixonados pelo seu trabalho? Se não estão, será que eles vêem significado no seu trabalho?

É hora de mostrar e defender o significado do trabalho para os colaboradores. Espero que as provocações levem a algumas reflexões, e fiquem a vontade para comentar.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

auditoria marketing qualidade
← Post mais recente
Como auditar o marketing na Qualidade?