Blog da Qualidade

Mulheres, precisamos de vocês na Qualidade! – com Dorothea Werneck

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Falamos pouco sobre isso, mas é cada vez mais comum ver mulheres em posição de liderança nas organizações. Hoje, quero trazer um pouco o contexto da liderança na área da qualidade. 

Fiz algumas pesquisas sobre mulheres em cargos de liderança, de maneira geral, e vejo que há muitas lacunas nesse sentido. Segundo um estudo da Pew Research Trends, apenas 7,5% das empresas da Fortune 500 tem mulheres na posição de CEO. 

Esse é o cenário do Estados Unidos, quanto ao Brasil, na perspectiva de governança corporativa, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), apenas 7,2% dos membros dos conselhos são mulheres. Em cargos de diretoria, 13,9%.

Mas não venho aqui para lamentar sobre um cenário ou dizer o quanto isso é triste. Vejo uma tendência positiva no crescimento desse número ao longo dos anos. Portanto, quero compartilhar algumas perspectivas.

Não é sobre empoderamento feminino!

Eu sempre tive muito cuidado para falar sobre o protagonismo feminino ou empoderamento. Não porque eu seja contra, não tem nada a ver com isso. Na verdade, eu acredito no ser humano. Não só na mulher e nem só no homem. 

Creio que qualquer ser humano que esteja disposto e determinado a fazer uma mudança no mundo,vai conseguir. Nada e nem ninguém pode parar uma pessoa propositada e convicta da sua busca. Seja o caminho mais difícil ou mais fácil.

Entretanto, sendo mulher, eu sei que existem limitações e dificuldades diferentes das quais os homens enfrentam. E também sei que existe algo de interessante em nós mulheres que vale destacar. Não é uma questão de empoderamento, mas de necessidade. Precisamos de mais mulheres atuando na Qualidade! E quero ressaltar algumas características comuns em mulheres que provam o quanto precisamos delas na Qualidade.

Empatia

A empatia é tradicionalmente vista como uma característica feminina. Entretanto, também é considerada um traço de liderança crucial para garantir a cooperação e compromisso no ambiente de trabalho. Consequentemente, resulta o sucesso no alcance de objetivos.

A empatia oferece às pessoas a oportunidade de se sentirem ouvidas. Quando se sentem ouvidos por um líder, as pessoas estão mais abertas a opções e mais dispostas a conhecer outros no meio do caminho. Isso cria um ambiente colaborativo e aberto onde pode ser feito um trabalho ainda melhor.

Considerando que, nas últimas pesquisas que fizemos sobre o cenário da Qualidade no Brasil, o maior desafio das empresas é o engajamento da equipe com a Qualidade, mulheres podem usar sua empatia para fortalecer os sistemas de gestão.

De fato, um estudo de 2017 do Google, o Project Aristóteles, descobriu que grandes ideias vinham de equipes que exibiam características geralmente consideradas femininas, incluindo generosidade, curiosidade, empatia e inteligência emocional.

Diferente do que foi construído no passado, esses não são traços de fraqueza, pelo contrário, são características de uma liderança forte e que gera resultados.

Humildade

Considerando a capacidade de empatia de mulheres, chegamos a outro traço de liderança caracteristicamente feminina. A humildade permite que a humanidade de um líder expire e isso inspira as pessoas a segui-las. 

Essa característica promove um ambiente mais colaborativo, flexível e com mais foco nas discussões dos objetivos e desafios. Até o Jim Collins já apontou que traços comuns em líderes de sucesso são humildade e determinação.

Embora seja um traço muito importante, não podemos confundi-lo com inseguranças ou modéstia. Mulheres também têm esse “lado B” do medo que muitas vezes levam à autossabotagem. Um estudo da Harvard Business Review já evidenciou que mulheres tendem a ser mais duras consigo mesmas do que os homens.

A humildade perfeita não dá lugar para modéstia.

(C.S. Lewis) 

Muitas empresas confundem demonstrações de confiança com demonstrações de competência, portanto, o autoconhecimento, olhar para si mesma e valorizar suas virtudes apoiam muito para que essa humildade seja positiva.

Lembrar-se de todas as coisas que você já conquistou até aqui, não só no trabalho, mas na vida, até porque a mulher no trabalho e em casa são as mesmas, ajuda a lembrar o quanto você é forte, e pode sim, superar mais um desafio! Com humildade, mas sem modéstia.

Persuasão

Um estudo de 2005 da Caliper de mais de 300 mulheres líderes de grandes empresas em todo o mundo mostrou que as mulheres tendem a ser mais persuasivas que os homens. Não de maneira pejorativa, mas graças, em grande parte, às características que citei anteriormente: humildade e empatia.

Muito da habilidade persuasão vem de acreditar genuinamente na ideia que você está apresentando. Na área da qualidade, a paixão pelo tema se revela impulsionando a capacidade de comunicação e criatividade para envolver as demais pessoas.

Mulheres se envolvem emocionalmente com o que estão fazendo, isso as move para viver em coerência com o que buscam, não só no ambiente de trabalho, mas na vida.

Como eu acredito que a qualidade não é apenas uma característica do que você entrega, mas sobre uma virtude que você vive, as mulheres são perfeitas para contribuir com a construção da filosofia e cultura.

Resiliência

As mulheres, em geral, tendem a se recuperar um pouco mais rápido do que os homens diante das adversidades. Um estudo da empresa de gestão de pagamentos Paymentsense mostra que as mulheres, em geral, lidam (e se recuperam) do estresse de forma mais eficaz do que os homens. 

O estudo também mostra que 64% das líderes femininas entrevistadas disseram encontrar um evento estressante que os impede de pensar claramente pelo menos uma vez por dia. Mais de 70% dos homens relataram que experimentam eventos estressantes que os impedem de pensar claramente no mesmo período.

Como as mulheres geralmente têm um nível de compromisso grande com a família, elas também têm um “jogo de cintura” mais apurado, pois estão constantemente trabalhando o equilíbrio da energia disposta entre casa e trabalho.

Isso se reflete nos desafios e momentos de estresse e contribui muito para o trabalho na qualidade que consiste em gerenciar relações com vários outros líderes e partes interessadas.

Então, mulheres estão prontas para liderar a Qualidade?

Trouxe aqui algumas características comuns, mas não necessariamente que você, mulher, esteja em estado pleno em todas elas. Mas esse texto é para te lembrar que são habilidades que você tem! E se ainda não consegue vê-las de maneira clara em você, com certeza, você terá mais facilidade para desenvolvê-las no nível que deseja.

Se você quer ocupar, ou já ocupa, um cargo de liderança na qualidade, ou qualquer outra área, todas as mulheres contam com você para fazer a diferença. Precisamos que você coloque suas virtudes em ação para que o resultado do seu trabalho seja tão bom que seja impossível de ignorar.

Hoje já sou muito feliz em saber que a maior parte das lideranças da Qualidade que são clientes do Qualiex são mulheres. Nós precisamos de vocês! Para gerar resultados mais consistentes na Qualidade e tornar as empresas mais sustentáveis, como um todo.

E para fechar, eu pedi para a maravilhosa Dorothea Werneck, nossa referência de Qualidade no Brasil, e uma das mulheres que compõem as cadeiras da Academia Brasileira da Qualidade, economista, já foi Ministra do Trabalho e da Indústria e Comércio no Brasil. 

Ela gravou um vídeo para nós, mulheres da comunidade do Blog da Qualidade. Veja e se inspire:

Se você é um homem, agradeço por ler até aqui. Envie esse artigo para uma mulher que você admira. Lembre ela que você conta com ela!

Por que nós, mulheres, onde estivermos, teremos o compromisso de impactar a vida das pessoas por meio da qualidade.

#VamosJuntas

Sobre o autor (a)

6 comentários em “Mulheres, precisamos de vocês na Qualidade! – com Dorothea Werneck”

  1. Amanda Gobbo

    Gostei muito do artigo. Poderia só esclarecer esse trecho: “Muitas empresas confundem demonstrações de confiança com demonstrações de competência…”
    Não entendi muito bem a mensagem Que você gostaria de passar. Obrigada!

    1. Avatar photo
      Monise Carla

      Olá Amanda, tudo bem? Ótima pergunta! O que eu trouxe é que, o fato de você confiar em alguém, não significa que aquela pessoa é competente para executar determinado trabalho. Muitas vezes você pode não receber oportunidades de trabalhar em projetos ou assumir posições por conta disso. Às vezes você tem a competência, mas ainda não consolidou a confiança. Portanto, não deixe isso te desanimar. Lembre-se de quem você é e das suas virtudes. Procure lugares que valorizem sua competência e te dê oportunidades para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!