Blog da Qualidade

O compartilhamento do conhecimento nas organizações

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O compartilhamento do conhecimento nas organizações está relacionado a gestão do conhecimento e sua difusão torna-se cada vez mais imprescindível, pois não adianta dispor de conhecimentos se não é compartilhado.
A organização só é beneficiada quando o conhecimento é difundido, transferido, compartilhado e alavancado, ou seja, quando existem canais de rede de comunicação dentro da organização que facilitam a troca de informações e experiências.
Temos dois tipos de conhecimentos passíveis de serem compartilhados: o tácito e o explícito. O explícito é formal e sistemático e pode ser facilmente comunicado e distribuído através de manuais de procedimentos, relatórios, etc. Já o tácito é pessoal, de difícil formalização e comunicação, pois está relacionado ao discernimento, compreensão, instinto do indivíduo. Ou seja, o tácito está incorporado nas pessoas e o explícito em processos, serviços, registrado em documentos.
O conhecimento é criado a partir da combinação do tácito e explícito formando 4 tipos:

  • Socialização: de tácito para tácito
  • Externalização: de tácito para explícito
  • Combinação: de explícito para explícito
  • Internalização: de explícito para implícito

Através das formas de conversão do conhecimento, identificam-se as formas de compartilhamento:
– Na socialização, ocorre um processo de troca de experiências, onde o indivíduo compartilha seu conhecimento tácito diretamente com outro (através da linguagem, observação, imitação e prática).
– Na externalização, o indivíduo compartilha seu conhecimento tácito com vários outros, de forma não direta.
– Na combinação, um conhecimento já explícito é compartilhado de forma explícita.
– Na internalização, o explícito é compartilhado de forma direta, onde o receptor o transforma em conhecimento implícito.
As informações mais importantes estão justamente nas pessoas (tácitos) e não nas organizações (explícitos) e as organizações transbordam de conhecimentos tácitos, devendo valorizá-los mais. Infelizmente, muitas organizações ainda não acordaram para o fato de que grande parte do saber organizacional faz parte do conhecimento subjetivo, que reside na mente de seus colaboradores, por isso é necessário promover a colaboração e comunicação.

REFERÊNCIA
ANGELONI, Maria Terezinha. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

 

Sobre o autor (a)

3 comentários em “O compartilhamento do conhecimento nas organizações”

  1. Daniele Bergamasco

    Rosemary,
    Quais são os métodos que podemos utilizar para promover o compartilhamento de conhecimento nas organizações?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!