Blog da Qualidade

O ponto crítico do planejamento a curto prazo!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Imagine que você goste de correr 10 km, mas por algum motivo, passe 6 meses sem fazer essa atividade. Depois desse tempo, resolve começar novamente, estabelecendo um percurso com os mesmos 10 km que corria anteriormente.

Pode até ser que você consiga correr os 10 km, não na mesma velocidade de antes, mas que chegue até o final do percurso.

Como serão os dias seguintes? Você irá sentir dores. Seu corpo irá sentir as consequências do tempo que você ficou “parado”, pois você perdeu um pouco da aptidão física que tinha nesses 6 meses que se passaram e não houve um planejamento.

Planejamento

Como estamos em época de planejamento estratégico, precisamos analisar os resultados do ano que passou, para definir os objetivos do novo ano que virá.

Muitas empresas também começam uma atividade gastando todos os recursos que possui. Elas se concentram em objetivos que trazem resultados a curto prazo: bater metas de vendas mensalmente, fazer promoções para vender mais, demitir funcionários para cortar custos, entre outras.

Porém, todas essas ações podem prejudicar a experiência do cliente na empresa, trazendo lucros ruins. Para vender mais, por exemplo, podemos empurrar produtos e serviços desnecessários ao cliente.

Ao demitir funcionários e trabalhar com o quadro de pessoal “apertado”, não teremos pessoas que possam priorizar o atendimento aos clientes sempre que houver necessidade.

Buscar atingir um objetivo executando ações de curto prazo, pode até ser fácil, mas se pensarmos em continuidade, ele fica insustentável.

Os planos de ação precisam estar alinhados com a ferramenta estratégica “5W2H”: o “porquê” e “quando” fazer deve ser definido de acordo com o propósito da empresa. Depois, vamos definir o “como” e “onde” estes objetivos serão executados. E logo após, descrevemos “o que será feito” e “quanto irá custar”, para executar.

Quanto custou para meu corpo correr 10 km sem preparo físico? Quanto as ações tomadas pela empresa agora irão custar a longo prazo?

Onde você vai chegar?

O “o que fazer” e “quanto irá custar” do curto prazo impactará no quão longe você pode e vai chegar.

Da mesma forma que nosso corpo não aguenta grandes maratonas sem o devido preparo físico, a empresa também não aguenta as mudanças do mercado se não tiver preparação para sustentar todas as ações que são tomadas a curto prazo.

Para te apoiar ainda mais na construção de ações de curto e longo prazo do seu Planejamento Estratégico, tenho aqui o eBook  “Planejamento Estratégico: Garantindo o melhor resultado”.

Faça download clicando no botão abaixo:

 eBook de Planejamento Estratégico

Post originalmente publicado no dia 26 de novembro de 2015.

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!