Blog da Qualidade

O que é Balanced Scorecard (BSC)

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

    Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

    Equipe Forlogic

    Equipe Forlogic

    O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho, que busca traduzir a visão da empresa em um conjunto coerente de medidas de desempenho. Muitas empresas possuem missão inspiradora, que proporciona energia e motivação aos seus funcionários, mas mesmo assim não sabem o que se deve fazer diariamente, traduzindo o vazio entre a missão da empresa e as ações cotidianas de seus funcionários. O BSC busca criar uma estrutura, uma linguagem de comunicação entre a missão e a estratégia da empresa, através de indicadores de desempenho que vão informar aos funcionários os resultados atuais e desejados, esperando com isso, um melhor desempenho dos colaboradores para alcançar metas de longo prazo.
    AS QUATRO PERSPECTIVAS DO BSC O BSC traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados de acordo com 4 perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, que representam as principais variáveis da organização que em equilíbrio, vão proporcionar aos gestores condições de planejar e controlar as ações estratégicas.
    • Perspectiva Financeira: corresponde aos aspectos financeiros da organização, aos impactos das decisões estratégicas nos indicadores e metas estabelecidas.
    • Perspectiva dos Clientes: relacionada à participação de mercado, à satisfação de clientes e à intensidade que cada unidade de negócio apresenta em termos de captação e retenção de clientes.
    • Perspectiva de Processos Internos: busca avaliar o grau de inovação nos processos de gestão da empresa e o nível de qualidade de suas operações.
    • Perspectiva de aprendizado e crescimento: corresponde à capacidade que a empresa possui para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade.
     

    EXEMPLOS DE INDICADORES USADOS NO BSC

    O BSC trabalha com o estabelecimento de metas, planos de ações e com a construção de indicadores que proporcionam aos gestores o acompanhamento das ações e dos resultados obtidos pela empresa. É uma ferramenta do planejamento estratégico que estabelece objetivos e metas e outras variáveis que possam ser controladas pela organização. Uma dica para monitorar seus indicadores de forma eficiente com o Forlogic Indicators.  
    REFERÊNCIAS KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000. FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
     

    Sobre o autor (a)

    2 comentários em “O que é Balanced Scorecard (BSC)”

    1. ronaldo picorelli lima filho

      Bom dia , com seus conhecimentos específicos , se possível , gostaria que me mandasse um mapa estratégico de uma empresa de serviços ,se possível de serviços de consultoria e seus resectivos KPIS. Atenciosamente ;Ronaldo Picorelli

    2. Pingback: 4 dicas para estabelecer Indicadores relevantes! - Blog da Qualidade

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Blog da Qualidade

    Artigos relacionados

    Planos 500x800

    Já elaborou um super PLANO DE AÇÃO que não foi executado a tempo?

    O Qualiex pode te AJUDAR!