Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
- Juliana Geremiashttps://blogdaqualidade.com.br/author/juliana-geremias/
- Juliana Geremiashttps://blogdaqualidade.com.br/author/juliana-geremias/
- Juliana Geremiashttps://blogdaqualidade.com.br/author/juliana-geremias/
- Juliana Geremiashttps://blogdaqualidade.com.br/author/juliana-geremias/
O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho, que busca traduzir a visão da empresa em um conjunto coerente de medidas de desempenho. Muitas empresas possuem missão inspiradora, que proporciona energia e motivação aos seus funcionários, mas mesmo assim não sabem o que se deve fazer diariamente, traduzindo o vazio entre a missão da empresa e as ações cotidianas de seus funcionários.
O BSC busca criar uma estrutura, uma linguagem de comunicação entre a missão e a estratégia da empresa, através de indicadores de desempenho que vão informar aos funcionários os resultados atuais e desejados, esperando com isso, um melhor desempenho dos colaboradores para alcançar metas de longo prazo.
AS QUATRO PERSPECTIVAS DO BSC
O BSC traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados de acordo com 4 perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, que representam as principais variáveis da organização que em equilíbrio, vão proporcionar aos gestores condições de planejar e controlar as ações estratégicas.
- Perspectiva Financeira: corresponde aos aspectos financeiros da organização, aos impactos das decisões estratégicas nos indicadores e metas estabelecidas.
- Perspectiva dos Clientes: relacionada à participação de mercado, à satisfação de clientes e à intensidade que cada unidade de negócio apresenta em termos de captação e retenção de clientes.
- Perspectiva de Processos Internos: busca avaliar o grau de inovação nos processos de gestão da empresa e o nível de qualidade de suas operações.
- Perspectiva de aprendizado e crescimento: corresponde à capacidade que a empresa possui para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade.
EXEMPLOS DE INDICADORES USADOS NO BSC
O BSC trabalha com o estabelecimento de metas, planos de ações e com a construção de indicadores que proporcionam aos gestores o acompanhamento das ações e dos resultados obtidos pela empresa. É uma ferramenta do planejamento estratégico que estabelece objetivos e metas e outras variáveis que possam ser controladas pela organização.
Uma dica para monitorar seus indicadores de forma eficiente com o Forlogic Indicators.
REFERÊNCIAS
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
3 comentários em “O que é Balanced Scorecard (BSC)”
Bom dia , com seus conhecimentos específicos , se possível , gostaria que me mandasse um mapa estratégico de uma empresa de serviços ,se possível de serviços de consultoria e seus resectivos KPIS. Atenciosamente ;Ronaldo Picorelli
Boa noite Juliana Geremias, estou muito grato pelas informações sobre o Balanced Scorecard (BSC), esta muito bem elaborado e de fácil entendimento. Desde já agradeço muito!!!
Ficamos felizes por ter gostado.
Ah! E não deixei de participar da semana da qualidade 2022, teremos “feras” trazendo conteúdo de qualidade.
Para se inscrever e conferir basta clicar no banner de cabeçalho
Forte Abraço!