Blog da Qualidade

O que é Balanced Scorecard (BSC)

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho, que busca traduzir a visão da empresa em um conjunto coerente de medidas de desempenho. Muitas empresas possuem missão inspiradora, que proporciona energia e motivação aos seus funcionários, mas mesmo assim não sabem o que se deve fazer diariamente, traduzindo o vazio entre a missão da empresa e as ações cotidianas de seus funcionários.
O BSC busca criar uma estrutura, uma linguagem de comunicação entre a missão e a estratégia da empresa, através de indicadores de desempenho que vão informar aos funcionários os resultados atuais e desejados, esperando com isso, um melhor desempenho dos colaboradores para alcançar metas de longo prazo.
AS QUATRO PERSPECTIVAS DO BSC
O BSC traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados de acordo com 4 perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, que representam as principais variáveis da organização que em equilíbrio, vão proporcionar aos gestores condições de planejar e controlar as ações estratégicas.

  • Perspectiva Financeira: corresponde aos aspectos financeiros da organização, aos impactos das decisões estratégicas nos indicadores e metas estabelecidas.
  • Perspectiva dos Clientes: relacionada à participação de mercado, à satisfação de clientes e à intensidade que cada unidade de negócio apresenta em termos de captação e retenção de clientes.
  • Perspectiva de Processos Internos: busca avaliar o grau de inovação nos processos de gestão da empresa e o nível de qualidade de suas operações.
  • Perspectiva de aprendizado e crescimento: corresponde à capacidade que a empresa possui para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade.

 

EXEMPLOS DE INDICADORES USADOS NO BSC

O BSC trabalha com o estabelecimento de metas, planos de ações e com a construção de indicadores que proporcionam aos gestores o acompanhamento das ações e dos resultados obtidos pela empresa. É uma ferramenta do planejamento estratégico que estabelece objetivos e metas e outras variáveis que possam ser controladas pela organização.
Uma dica para monitorar seus indicadores de forma eficiente com o Forlogic Indicators.

REFERÊNCIAS
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

 

Sobre o autor (a)

3 comentários em “O que é Balanced Scorecard (BSC)”

  1. ronaldo picorelli lima filho

    Bom dia , com seus conhecimentos específicos , se possível , gostaria que me mandasse um mapa estratégico de uma empresa de serviços ,se possível de serviços de consultoria e seus resectivos KPIS. Atenciosamente ;Ronaldo Picorelli

  2. Boa noite Juliana Geremias, estou muito grato pelas informações sobre o Balanced Scorecard (BSC), esta muito bem elaborado e de fácil entendimento. Desde já agradeço muito!!!

    1. André Roberto de Moraes
      Juliana Geremias

      Ficamos felizes por ter gostado.

      Ah! E não deixei de participar da semana da qualidade 2022, teremos “feras” trazendo conteúdo de qualidade.

      Para se inscrever e conferir basta clicar no banner de cabeçalho

      Forte Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!