Sistemas de gestão

O que é ISO?

Imprimir artigo

Muitas pessoas já ouviram falar sobre a ISO, principalmente em ambientes corporativos, mas será que as pessoas sabem qual é o significado destas 3 letrinhas e o quão importante elas são?

O que é a ISO e qual sua função?

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Em outras palavras, é um meio de promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que a qualidade seja melhorada.

Qual é seu objetivo?

De acordo com a ISO 9001:2008, o objetivo é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, garantem mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação seja feita corretamente. A implantação pode ser feita em qualquer empresa. Qualquer empresa, desde que se adeque às regras, é uma candidata ao certificado e mais, é uma garantia ao cliente de que naquele lugar, qualquer que seja o serviço ou produto oferecido, ele usa boas práticas de qualidade.

Muitas empresas adotam as normas da ISO e as utilizam como boas práticas, mesmo sem obter a certificação, pois muito além de ter um certificado lindo exposto na parede, é preciso validar os benefícios que uma certificação pode trazer. Mais do que necessário, isso se torna quase que obrigatório. Preocupar-se em oferecer o melhor produto ou serviço é ser gestor do próprio negócio, e ter pensamento direcionado ao sucesso. Apenas lembrando: na contramão fica o fracasso. O que determina o destino é o caminho escolhido hoje.

A ISO é uma norma reconhecida e vista com bons olhos no mundo inteiro, tem sido buscada por gregos e troianos, micro, pequenas e médias empresas, grandes também. Normatizar não é se tornar igual ou perder a liberdade, quando se ganha em qualidade, se ganha o poder de fazer bem aquilo que já sabemos fazer.

 “O concorrente a ser temido é aquele que nunca se preocupa com você em tudo, mas continua a fazer o seu próprio negócio melhor o tempo todo.” – Henry Ford

Referência:

ISO 9001:2008

 

Autor

Comentários

Posts Relacionados

auditoria
← Post mais recente
Você sabia que a Auditoria é uma ferramenta de gestão?