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Ariele

Ariele

Graduada em Letras. Especialização em Letras – Estudos Contemporâneos em Literatura em andamento. Experiência com tutoria virtual e marketing de serviços. Possuo habilidades em escrita, leitura e interpretação de textos artísticos e literários. Procuro ser proativa, gosto de desafios e de novas aprendizagens, me considero habilidosa no que diz respeito a falar e tratar com públicos de variados perfis e de trabalhar em equipe. Meu LEMA é agregar valor à empresa, fidelizando e bem tratando os clientes e sendo facilitadora da relação negócios e satisfação. Também estou no Facebook, Twitter, Google+ e Linkedin.

Muito se ouve  falar sobre a ISO, principalmente em ambientes corporativos, mas será que todos sabem qual é o significado e a sua importância?

Descubra nesse artigo o que é a ISO e entenda como se relaciona com padronização, certificações, normas e todo o universo relacionado a ela. Além disso, veja quais são as principais normas relacionadas a Qualidade!

O que é a ISO e qual sua função?

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Portanto, é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua do processo produtivo.

A denominação “International Organization for Standardization” permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês, OIP em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa “igual” em grego.

A ISO foi concebida em Londres, no ano de 1946, como um esforço de diversos países em criarem um sistema internacional de padrões industriais. Iniciou suas atividades no ano seguinte, em 1947, estabelecendo posteriormente sua sede em Genebra, na Suíça, em 1949.

Atualmente, a ISO tem 165 países responsáveis pelas edições de suas normas. Inclusive, o Brasil fez parte sua fundação, por meio da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A padronização internacional de processos, produtos, sistemas e serviços é muito importante no mundo globalizado em que vivemos. Isso facilita o comércio internacional, promove a concorrência justa e melhora a eficiência a nível global.

Qual o objetivo de uma norma ISO?

O  objetivo é a implantação de um SGQ, que proporcione a melhoria dos processos da organização, aumentando a confiabilidade dos  produtos e serviços por ela fornecidos.

Para receber um certificado ISO, a empresa deve adequar-se, garantindo assim que atenda aos requisitos da norma. E ainda,  saiba que qualquer empresa pode implantar uma certificação.

Contudo, toda empresa que tenha como foco a melhoria contínua, é uma candidata a certificação.  E ainda, o certificado serve de garantia, ao cliente, de que a empresa usa boas práticas de qualidade.

Muitas empresas adotam as normas da ISO como boas práticas, mesmo sem obter a certificação, pois muito além de ter um certificado lindo exposto na parede, é preciso validar os benefícios que uma certificação pode trazer. Mais do que necessário, isso se torna quase que obrigatório.

A preocupação  em oferecer um ótimo produto ou serviço é a melhor prática para uma gestão de sucesso. Apenas lembrando: na contramão fica o fracasso. O que determina o destino é o caminho escolhido hoje.

Quais as principais normas ISO?

A ISO é uma norma reconhecida e vista com bons olhos no mundo inteiro, tem sido buscada por gregos e troianos, micro, pequenas e médias empresas, grandes também. Normatizar não é se tornar igual ou perder a liberdade. Quando se ganha em qualidade, se ganha o poder de fazer bem aquilo que já sabemos fazer.

Existem muitas normas ISO em diferentes áreas, e é difícil enumerar todas elas. No entanto, vou mencionar algumas das normas ISO mais conhecidas e amplamente adotadas em diferentes setores:

  • ISO 9001:2015 Sistema de Gestão da Qualidade: Estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, que ajuda as organizações a fornecer produtos e serviços consistentemente de alta qualidade, atendendo às necessidades e expectativas dos clientes. O Qualiex é um ótimo Software que ajuda a conquistar a certificação nessa norma.
  • ISO 14001:2015 Sistema de Gestão Ambiental: Define os requisitos para um sistema de gestão ambiental eficaz. Ajuda as organizações a identificar, controlar e reduzir seus impactos ambientais, promovendo a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.
  • ISO 27001:2013 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação: Estabelece os requisitos para um sistema de gestão da segurança da informação. Ajuda as organizações a proteger suas informações contra ameaças internas e externas, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.
  • ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional: Define os requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Ajuda as organizações a fornecer ambientes de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e doenças relacionadas ao trabalho.

Se você quiser se aprofundar mais no universo da qualidade e das normas ISO, acompanhe o canal do YouTube da ForLogic ou fique ligado no Qualicast, o podcast da Qualidade!

Qualidade não é apenas Norma!

As normas ISO desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade, segurança, sustentabilidade, inovação e cooperação global. Elas ganham ampla reconhecimento e adoção em todo o mundo, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Entretanto, a Qualidade desempenha um papel muito mais amplo e com propósito para sua empresa do que apenas a certificação em uma norma. Separamos um conteúdo muito legal de um webinar da Semana da Qualidade de 2022 em que Monise Carla fala um pouco mais sobre o assunto.

 

 “O concorrente a ser temido é aquele que nunca se preocupa com você em tudo, mas continua a fazer o seu próprio negócio melhor o tempo todo.”

– Henry Ford

O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários como a ISO influencia na sua empresa!

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REFERÊNCIAS: 

ISO 9001:2015

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10 comentários em “O que é ISO? Saiba de uma vez por todas!”

  1. Muitas das empresas ainda não possuem esta certificação e sinceramente não sei o motivo. Talvez falta de informação, talvez por falta de interesse. O fato é que como você mesma disse, não é só um “certificado” na parede. É uma norma internacional, como um reconhecimento de que sua empresa se preocupa em oferecer bons produtos.

    1. Ariele Salles Teixeira

      Pois é Larissa. Talvez as pessoas precisam se conscientizar da importância de oferecer bons produtos. A intenção não é ter apenas um certificado. Obrigada pela contribuição.

  2. ISO é isso. Parabéns, direto ao ponto!
    Pequenas, médias e grandes empresas tem que se preocupar. Nós, cliente, queremos qualidade e mais..queremos garantia desta qualidade.

    1. Ariele Salles Teixeira

      Disse tudo, Juliana. O mais importante é ter a garantia de que está se oferecendo qualidade, não importa o porte da empresa. Obrigada!!!

  3. Ariele,

    ISO não é uma sigla. ISO é o termo grego IGUAL. Visite a página principal do organismo para maiores esclarecimentos.

    1. Ariele Salles Teixeira

      Agradeço a contribuição, Paulo. Bem lembrado. A denominação “International Organization for Standardization” permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês, OIP em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa “igual”. Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego “isos” que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças. Abraço, até mais e continue participando.

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