Blog da Qualidade

webinar ocorrências

O que é ISO?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Ariele

Ariele

+ posts

Graduada em Letras. Especialização em Letras – Estudos Contemporâneos em Literatura em andamento. Experiência com tutoria virtual e marketing de serviços. Possuo habilidades em escrita, leitura e interpretação de textos artísticos e literários. Procuro ser proativa, gosto de desafios e de novas aprendizagens, me considero habilidosa no que diz respeito a falar e tratar com públicos de variados perfis e de trabalhar em equipe. Meu LEMA é agregar valor à empresa, fidelizando e bem tratando os clientes e sendo facilitadora da relação negócios e satisfação. Também estou no Facebook, Twitter, Google+ e Linkedin.

Muito se ouve  falar sobre a ISO, principalmente em ambientes corporativos, mas será que todos sabem qual é o significado e a sua importância?

O que é a ISO e qual sua função?

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Portanto, é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua.

Qual é seu objetivo?

O  objetivo é a implantação de um SGQ, que proporcione a melhoria dos processos da organização, aumentando a confiabilidade dos  produtos e serviços por ela fornecidos.

Para receber um certificado ISO, a empresa deve se adequar, ou seja, garantir que os requisitos da norma sejam atendidos.  E ainda,  saiba q qualquer empresa pode implantar uma  certificação.

Contudo,  qualquer empresa que tenha como foco a melhoria contínua é uma candidata a certificação.  E ainda, o certificado serve de garantia, ao cliente, de que a empresa usa boas práticas de qualidade.

Muitas empresas adotam as normas da ISO como boas práticas, mesmo sem obter a certificação, pois muito além de ter um certificado lindo exposto na parede, é preciso validar os benefícios que uma certificação pode trazer. Mais do que necessário, isso se torna quase que obrigatório.

A preocupação  em oferecer o melhor produto ou serviço é a melhor prática para uma gestão de sucesso. Apenas lembrando: na contramão fica o fracasso. O que determina o destino é o caminho escolhido hoje.

A ISO é uma norma reconhecida e vista com bons olhos no mundo inteiro, tem sido buscada por gregos e troianos, micro, pequenas e médias empresas, grandes também. Normatizar não é se tornar igual ou perder a liberdade, quando se ganha em qualidade, se ganha o poder de fazer bem aquilo que já sabemos fazer.

 “O concorrente a ser temido é aquele que nunca se preocupa com você em tudo, mas continua a fazer o seu próprio negócio melhor o tempo todo.” – Henry Ford

Referência: ISO 9001:2008

Postado por Forlogic | www.forlogic.net

Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/

Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

Revisado em: 16/03/2022

Sobre o autor (a)

11 comentários em “O que é ISO?”

  1. Muitas das empresas ainda não possuem esta certificação e sinceramente não sei o motivo. Talvez falta de informação, talvez por falta de interesse. O fato é que como você mesma disse, não é só um “certificado” na parede. É uma norma internacional, como um reconhecimento de que sua empresa se preocupa em oferecer bons produtos.

    1. Ariele Salles Teixeira

      Pois é Larissa. Talvez as pessoas precisam se conscientizar da importância de oferecer bons produtos. A intenção não é ter apenas um certificado. Obrigada pela contribuição.

  2. ISO é isso. Parabéns, direto ao ponto!
    Pequenas, médias e grandes empresas tem que se preocupar. Nós, cliente, queremos qualidade e mais..queremos garantia desta qualidade.

    1. Ariele Salles Teixeira

      Disse tudo, Juliana. O mais importante é ter a garantia de que está se oferecendo qualidade, não importa o porte da empresa. Obrigada!!!

    1. Ariele Salles Teixeira

      Agradeço a contribuição, Paulo. Bem lembrado. A denominação “International Organization for Standardization” permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês, OIP em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa “igual”. Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego “isos” que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças. Abraço, até mais e continue participando.

Deixe um comentário para Juliana Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

ocorrênias 500x800

deixou de acompanhar as ações de
um projeto e ATRASOU a entrega?

O Qualitfy pode ajudar