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Fernando

Fernando

Eu trabalho diretamente com a Gestão de Pessoas há pouco mais de 5 anos. Sou formado em Administração de empresas com especializações em Gestão de Pessoas e aprendi à gostar muito desse contexto. Desde então tenho estudado, por puro prazer, diversas técnicas, ferramentas e boas práticas relacionadas à Gestão de Pessoas. Assim, busco diariamente contribuir no desenvolvimento da nossa equipe com esta bagagem.

Caro leitor, nesta minha primeira postagem aqui no blog, quero lhe apresentar um pouco sobre qualidade, que a propósito envolve diversas definições e conceitos, alguns inclusive abordados em outras oportunidades por artigos publicados aqui no Blog, como Princípios da Qualidade, Custos da Qualidade, Entendendo a Qualidade, entre outros; mas hoje vamos analisar a Qualidade de forma bastante sucinta e objetiva, já que o contexto é bastante amplo.

Diversos autores a definem sob suas visões, como por exemplo: Juran diz que – “Qualidade é adequação ao uso”; Philip Crosby define: “Qualidade é conformidade às especificações”; Noriaki Kano propôs uma definição bastante difundida no ocidente, onde explica qualidade como – “Produtos e serviços que atendem ou excedem as expectativas do consumidor”.

Buscando por uma definição mais genérica e concisa para o contexto empresarial, podemos nos arriscar a dizer que “é um conjunto de atributos que se refere ao atendimento das necessidades dos clientes e ao padrão de produtos e serviços disponibilizados por uma empresa”.

Estes atributos  podem ser relacionados da seguinte forma:

  • MORAL: Representa o estado de espírito do trabalhador, considerando que o colaborador deve estar inserido em um clima de motivação e boa vontade. O moral é o elemento base de uma organização, atuando como o alicerce para que os outros elementos possam existir.
  • QUALIDADE INTRÍNSECA: Refere-se ao valor percebido dos produtos e/ou serviços oferecidos pela organização; devendo estar de acordo com especificações ou características inerentes previstas, e dentro dos parâmetros prometidos aos clientes que os solicitam.
  • ENTREGA: Significa apresentar ao cliente um resultado ou um produto; e o cliente espera que seja entregue na hora certa, no local certo e na quantidade certa.
  • CUSTO: Os gastos para a aquisição ou produção, devem proporcionar ao cliente o maior custo-benefício possível, ou seja, devem ser favoráveis e trazer “benefícios”.
  • SEGURANÇA: Deve ser entendido tanto como segurança interna (durante o processo produtivo), como segurança externa, que pode ser traduzida na garantia de segurança aos clientes.
Atributos da Qualdiade
Atributos da Qualidade

Se analisarmos criticamente o contexto geral da qualidade, podemos afirmar que ele se aplica em todos os elementos do nosso cotidiano, particulares ou profissionais; para exemplificar vamos relacionar alguns: a qualidade dos produtos do supermercado, da água que bebemos, na forma de nos comunicarmos, no nosso relacionamento com as pessoas, no convívio familiar, no local de trabalho; enfim, o conceito pode ser aplicado em um contexto muito amplo, quiçá infinito, onde a propósito se enquadra muito bem uma frase de Henry Ford que diz: “Qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando”.

Para concluirmos, no contexto profissional e/ou empresarial, o conceito de qualidade remete aos produtos e serviços prestados gerando a imagem da empresa diante do mercado e se tornando inclusive uma questão de diferencial estratégico ou mesmo de sobrevivência em alguns casos, principalmente em um mundo atualmente globalizado e de grande concorrência onde cada detalhe, cada diferencial, pode significar a distância entre o sucesso ou fracasso organizacional. Já enquanto seres humanos, ou cidadãos, a qualidade deve ser algo espontâneo e cotidiano, pois se trata de uma imagem pessoal, ou seja, da imagem gerada para as outras pessoas ou mesmo diante do mercado profissional como vantagem competitiva. Mas é claro que explanar todas estas relações mereceria uma postagem exclusiva, então fica para uma próxima oportunidade de retomarmos o assunto.

Sobre o autor (a)

7 comentários em “O que é mesmo Qualidade?”

    1. Olá Vanessa! Agradeço muito os parabéns ao post; e creio que seja um pensamento tanto dos colunistas, quanto dos idealizadores do Blog da Qualidade disponibilizar aqui conteúdos que possam de algum modo contribuir e/ou enriquecer.

  1. Pingback: Por que devo envolver o Marketing na Gestão da Qualidade? - Blog da Qualidade

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