Blog da Qualidade

Sistema Kanban de produção

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Picture of Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O Kanban é um sistema de controle de estoques criado para apoiar o método de produção enxuta da Toyota, o Just in time.

Criado na década de 40, o principal objetivo do Kanban é garantir uma gestão de estoques mais eficiente. Nele, os materiais necessários são disponibilizados (ou produzidos) o mais próximo possível da sua utilização na linha de produção.

Por meio do sistema de produção Kanban, é possível trabalhar com baixo nível de estoques, tendo em mão apenas o essencial ao funcionamento do processo. Essa otimização da gestão de estoques evita o acúmulo desnecessário de materiais e estoques, evitando também o desperdício de recursos.

Por trabalhar com uma quantidade de recursos muito próxima ao necessário para operação, outro objetivo fundamental do Kanban é garantir o abastecimento das linhas. Afinal, precisamos garantir que o processo não pare por falta de materiais.

Como funciona o Sistema Kanban de produção

Para executar esse controle de forma fácil, o sistema Kanban utiliza a gestão à vista. E é por meio dela que se determina a necessidade da reposição de estoques. Na técnica, existem 3 níveis de estoque a serem considerados, são eles:

  • Estoque mínimo: primeiramente, é preciso determinar qual a quantidade de unidades necessárias para o funcionamento do processo. Aqui, estabelecemos um número mínimo que mantem o processo funcionando.
  • Estoque de segurança ou Estoque médio: depois, define-se uma margem de segurança, para que o processo suporte possíveis variações de produção. Caso a demanda aumente ou aconteça algum imprevisto, o processo não irá parar por falta de estoque.
  • Estoque máximo: por último, determina-se uma quantidade máxima de estoque. Ao atingir o estoque máximo, os operadores do processo têm um gatilho de que aquele material não precisa mais de reposição ou compra, pois já ultrapassou a margem de segurança.

Cores e gestão visual no Sistema Kanban de produção

Determinadas as quantidades de estoque, cria-se então um quadro de gestão à vista em que as cores Verde, Amarelo e Vermelho representam os níveis de estoque:

  • Verde para Estoque máximo;
  • Amarelo para Estoque de Segurança;
  • Vermelho para Estoque mínimo.

Quais as quantidades para cada nível de estoque?

As quantidades estipuladas em cada nível de estoque (Verde, Amarelo ou Vermelho) têm de ser pensadas de acordo com o seu processo. Aqui, vale o uso de ferramentas de CEP (Controle Estatístico de Processo) para ter maior precisão e entender melhor o que é necessário para produção continua e eficiente.

Além disso, é possível fazer revisões periódicas afim de checar como o processo tem se comportado. Dessa forma, é possível calibrar se os estoques tem sido utilizados de acordo com os níveis estabelecidos.

Se, por exemplo, há mais de 3 meses um processo não consumiu os recursos do estoque de segurança, mantendo-se sempre no estoque máximo, talvez valha a pena reduzir as quantidades de estoque de ambos os níveis.

As cores ditam o ritmo de produção!

Conforme um processo (ou etapa intermediária de um processo) vai consumindo os níveis de estoque, o quadro vai sendo atualizado. Enquanto a gestão à vista permanece no Verde, os operadores sabem que não podem produzir mais componentes para aquele processo, pois o estoque já está acima do necessário.

Quando os níveis de estoque chegam ao Amarelo, o processo está trabalhando mais próximo de sua eficiência máxima. Afinal, não há excesso de estoque e, ao mesmo tempo, há uma margem de segurança em caso de variação.

Ao atingir o estoque mínimo (Vermelho), é preciso reabastecer aquela etapa do processo para garantir que ele continue funcionando. Assim, a cor vermelha no quadro de gestão à vista simboliza para os operadores que é preciso abastecer o estoque do processo.

Kanban: simplicidade e eficiência

O sistema Kanban de produção pode trazer grandes resultados para qualquer empresa. Fora a redução dos estoques, é possível perceber maior nível de organização dentro das linhas de produção, uma vez que o sistema cria um fluxo de abastecimento e produção entre as etapas do processo.

Devido a sua simplicidade, o Kanban pode ser implementado em qualquer empresa ou contexto. Pode-se inclusive, passar por alterações para se adequar a cultura ou as necessidades especificas do processo.

Por todos esses motivos, o Kanban ganhou seu lugar de destaques entre as ferramentas da qualidade e é utilizado até hoje, ajudando empresas a reduzir desperdícios, otimizar recursos e alcançar maiores resultados!

REFERÊNCIAS

ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

TUBINO, Dalvio F. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

*Este artigo foi publicado originalmente em 29 de junho de 2012

Sobre o autor (a)

11 comentários em “Sistema Kanban de produção”

  1. Lembro-me quanto li pela primeira vez sobre o 5S foi num livro didático, no ensino médio. Fiquei bastante impressionado. Dá vontade detrabalhar bem rápido hehehe.

    1. Davidson Ramos

      “Dá vontade detrabalhar bem rápido hehehe”, kkk, eu ri.

      Obrigado pelo comentário, Ricardo!

      abraço

  2. Ashpreet Kaur

    Oi, pela minha experiência pessoal, gostaria de recomendar o ProofHub. Este software de gerenciamento de projetos oferece a possibilidade de trabalhar da maneira que preferir. Esta é uma aplicação web muito simples e conveniente. O ProofHub possui recursos como ferramenta de verificação on-line, bate-papos em grupo, quadros kanban, controle de tempo e gráficos de Gantt para gerenciar tarefas e tempo de forma mais eficiente.

  3. Boa tarde – muito obrigada pelo artigo 🙂 Utilizo kanbantool na minha vida diaria – mas de maneira um pouco diferente 🙂 Normalmente utilizo, para planejar e complimentar todas tarefas diarias e semanais – nesta altura sempre sei muito bem o que preciso melhorar na minha produtividade. Muito obrigada mais uma vez 🙂

  4. Bom dia, tenho uma questão, pode se dizer que o semáforo é uma espécie de kanban? Meu nome é Islene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados